Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 09h30 | 17 Abr 2018 | Prisão em segunda instância é apoiada por 57% dos brasileiros

Crédito da foto: STF STF decidiu pela prisão em segunda instância desde 2016

 

Segundo pesquisa Datafolha, divulgada nesta terça-feira (17), 57% dos brasileiros apoiam a prisão em segunda instância, enquanto 36% consideram que o mais justo é esperar a passagem do processo por todas as instâncias judiciais.

O debate ganhou desde a prisão do ex-presidente Lula, condenado em segunda instância a 12 anos e um mês, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex.

Em 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu a favor da prisão após condenação em segunda instância.

O assunto voltou à tona há duas semanas, durante o julgamento de um habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Supremo.

A Corte manteve o entendimento de dois anos atrás, mas cinco ministros defenderam que prevaleça o entendimento de que ninguém pode ser condenado antes do fim dos recursos.

Há um pressão muito forte de políticos envolvidos em corrupção para acabar com a prisão em segunda instância. Essa turma quer o cumprimento da pena depois do transitado em julgado, o que sugere a impunidade.

Mas, os brasileiros estão atentos, conforme revela a pesquisa Datafolha.

Tags:

Prisão
segunda instância
pesquisa
Datafolha
STF

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO