Quinta-Feira, 18 de abril de 2024

Postado às 14h00 | 18 Abr 2018 | TRF-4 nega último recurso de Lula

Crédito da foto: Reprodução Senadores visitaram o ex-presidente Lula na carceragem da Polícia Federal em Curitiba

O último recurso do ex-presidente Lula (PT) em segunda instância foi negado nesta quarta-feira (18) pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), com sede em Porto Alegre (RS). Os embargos apresentados pela defesa não prosperaram.

Era o último recurso possível ao petista na Corte.

Os desembargadores da 8ª Turma mantiveram a condenação de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex do Guarujá.

"Depois de analisar todas as ponderações da defesa, é manifesta a inadmissibilidade dos embargos. Não se pode que a defesa busque rediscussão de aspectos já julgados", declarou o juiz Nivaldo Brunoni em seu voto. Os desembargadores Victor Laus e Leandro Paulsen o acompanharam na decisão de não conhecer o recurso.

O advogado Cristiano Zanin pediu, no começo do julgamento, que o recurso fosse julgado pelo desembargador João Pedro Gebran Neto, relator da Turma, que está de férias. Quem o substitui é Brunoni. Esse pedido da defesa também foi negado.

A defesa do ex-presidente ainda pode recorrer contra a condenação ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Lula está preso desde o último dia 7 na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR).

Nesta terça-feira (17), um grupo de senadores visitaram o ex-presidente na carceragem da PF, para verificar as condições em que o petista se encontra. O grupo considerou as condições adequadas. A senadora potiguar Fátima Bezerra (PT) fez parte da comitiva.

Tags:

Lula
TRF-4
recurso
prisão
condenação
corrupção
lavagem de dinheiro

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO