Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 09h15 | 19 Abr 2018 | Coluna César Santos - 19 de abril 2018

Crédito da foto: Reprodução Sede da Polícia Federal em Curitiba onde Lula está preso

LAR DOCE LAR

O ex-presidente Lula (PT) não pode reclamar; é um preso privilegiado. Tem quarto, sala para se reunir com advogados, banheiro individual, horários exclusivos para banho de sol e televisão. Também é beneficiado com a complacência da Justiça, que se mostra atenciosa aos seus pedidos.

A visita de um grupo de senadores nesta terça-feira (17), sob a justificativa de fiscalizar as condições da prisão, é o retrato da “boa vida” na carceragem da Polícia Federal em Curitiba (PR). É claro que os senadores parceiros do petista não foram verificar as condições em que Lula se encontra. Todos sabem que ele está vivendo em “palácio” se comparado com o ambiente prisional brasileiro ou até mesmo de outros presos da Lava Jato de alto gabarito.

O grupo comandado pela presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, foi bater papo com Lula com a intenção clara de criar um fato novo para alimentar a presença do ex-presidente na agenda do dia. E, por pouco, eles não conseguiram fazer fotos abraçados com Lula dentro da carceragem para transformá-la em panfleto político.

A estratégia, que acabou não dando certo, ficou explícita quando os senadores saíram da PF com o discurso de que as condições da prisão são boas (tiveram vergonha de falar que são excelentes), sepultando o discurso de desconfiança de que Lula não estaria sendo bem tratado. O espetáculo foi encerrado com a foto do grupo, tendo como pano de fundo a sede da Polícia Federal, sugerindo a presença de Lula entre os petistas.

O tiro saiu pela culatra. Fato. Todavia, há de se observar a flacidez com que a Justiça tem tratado o preso famoso. Dois pesos e duas medidas. Não há histórico de qualquer outro preso, por crimes semelhantes aos cometidos por Lula, receber tal tratamento, mesmo levando em conta os privilégios inerentes a um ex-presidente da República. O que está escrito na lei deve ser cumprido, mas nunca ultrapassar os limites. Isso abre um precedente perigoso. Certamente, outros pedidos serão feitos, inclusive, o mesmo grupo de senadores se organiza para solicitar uma nova visita. Daqui a pouco, a sede da PF se transformará em comitê do lulismo-petismo.

E se a lei é igual para todos, como de fato deve ser, qualquer um que esteja cumprindo pena, assim como Lula, pode pedir privilégios. E a carceragem da Polícia Federal se transformará numa grande zorra.

Lembrando que por lá estão Palocci, Renato Duque e outras figuras da Lava Jato.

 

FRASE

"Eu tomarei a decisão no momento certo. Tenho até julho para isso."

ROBINSON FARIA – Governador do RN, sobre a candidatura à reeleição.

 

HÁ 74 ANOS

 19 de abril de 1944, o presidente Getúlio Vargas iniciava as comemorações do seu aniversário de 62 anos em Mossoró, inaugurando a Ponte Jerônimo Rosado, interligando o centro da cidade ao Grande Alto de São Manoel. A obra foi iniciada quatro anos antes, por apelo dos mossoroenses. Na solenidade, Vargas estava acompanhado do prefeito Padre Mota e políticos.

 

TREM

 Nesta data, em 2001, a RFFSA se desfazia dos 372 quilômetros de trilhos do trecho ferroviário Mossoró/Souza (PB). Arrecadou pouco mais de R$ 2,7 milhões, preço de banana em leilão suspeito. O empresário carioca Nivaldo Favaretto, dono do Centro Cultural da Barra, fez a doação da "ponte do trem" ao município, por respeitar a história cultural deste patrimônio da terra.

 

EM BAIXA

 O Sindiserpum vai perder de seus quadros mais de 500 agentes de saúde e 100 agentes de endemias. Esses servidores passarão a fazer parte de nova entidade, o Sindicato Intermunicipal dos Agentes de Saúde e de Endemias do Oeste Potiguar (SINTASE). Um prejuízo enorme em representatividade e saúde financeira.

 

SAIA JUSTA

 A nota é do Estadão, repercutindo o episódio negativo da licença-prêmio do Judiciário potiguar: "Em Brasília para uma reunião com os presidentes dos Tribunais de Justiça do país, Expedito Ferreira, que comanda o TJRN, teve de explicar o pagamento retroativo de 22 anos de licença-prêmio."

 

CALMA LÁ

 "A presidente do CNJ, Cármen Lúcia, e o corregedor João Otávio Noronha pediram encontro reservado com ele para expor a indignação com mais um penduricalho revelado pela coluna (Estadão). Expedito avisou a eles que cancelaria a benesse."

 

SENTA E CHORA

 O Estadão segue: "Ao saber da decisão que cancelou os pagamentos, o presidente da Associação dos Magistrados do RN, Herval Sampaio, reagiu: Estou triste!"

 

 É NOTÍCIA

1 - Miguel Díaz-Canel chega à presidência de Cuba, depois de 60 anos de poder dos irmãos Castro. Não se trata, porém, de transição política, mas apenas troca de geração na cúpula revolucionária.

2 - Entre terça (17) e quarta-feira (18), a barragem Pedro Diógenes, Pau dos Ferros, aumentou o volume de água em 836.649 metros quadrados, chegando a 4.788.110 metros cúbicos. A altura que falta para sangrar é de 7,47 metros. Dados do Dnocs.

3 - Nesta data, em 1980, Lula era preso como líder grevista do ABC e enquadrado na Lei de Segurança Nacional. Hoje, 38 anos depois, Lula cumpre pena de 12 anos de prisão por crime comum.

4 - Morreu seu Francisco Bezerra, pai do ex-vereador Regy Campelo (falecido em 2016) e avô do jornalista Regy Cart. Aos 97 anos, era assinante qualificado do JORNAL DE FATO. Que Deus o tenha.

5 - A via de acesso à Serra do Lima, em Patu, está interditada. As águas da chuva levaram parte do calçamento. A Prefeitura iniciou a recuperação. Os fiéis vão ter que esperar.

 

Tags:

Coluna
César Santos
Lula
prisão
Polícia Federal
senadores
Sindiserpum

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO