Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 14h45 | 19 Abr 2018 | TRF-4 nega recurso de José Dirceu e mantém pena de 30 anos

Crédito da foto: Arquivo Ex-ministro José Dirceu quando deixava a carceragem da PF em 2016

A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negou, por unanimidade, recurso do ex-ministro José Dirceu, condenado a 30 anos e nove meses de prisão por crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A Desembargadora federal Cláudia Cristofani, relatora dos processos da Lava Jato na 4ª Seção, negou os pedidos da defesa. Os desembargadores Leandro Paulsen e Salise Sanchotene, além do juiz federal Nivaldo Brunoni, que substitui o desembargador João Pedro Gebran Neto, acompanharam integralmente o voto da relatora.

Após o esgotamento dos recursos em 2º grau, foi determinada a execução provisória da pena do ex-ministro José Dirceu. Cabe salientar, contudo, que ainda resta a possibilidade de um último recurso por parte da defesa do ex-ministro.

Cabe ainda o recurso de embargos de declaração sobre os embargos infringentes negados pelo TRF-4. Ou seja, ainda há possibilidade de novo recurso na 2ª instância, o que inviabiliza a execução imediata da pena.

Tags:

José Dirceu
ex-ministro
pena
condenação
TRF-4
embargos
corrupção
lavagem de dinheiro

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO