Quinta-Feira, 18 de abril de 2024

Postado às 11h00 | 29 Abr 2018 | Coluna César Santos - 29 de abril 2018

Crédito da foto: Ilustração Ilustração de Spon Holz

DE QUATRO EM QUATRO ANOS

Os políticos-eternos-candidatos descobriram que existem vida no interior do Rio Grande do Norte. Redescobriram, melhor dizendo. Eles alcançam essa sabedoria a cada quatro anos. Ou em ano eleitoral, como queira.

As cidadezinhas interioranas estão apinhadas deles desde os últimos dias. No Oeste, no Seridó, Vale do Açu, Agreste, Trairi... E a romaria em busca da simpatia popular só vai crescer até o “Dia D” do voto – 7 de outubro.

Seu Francisco, Seu José, Dona Maria, todos simples, estão sendo abraçados. O político, sem paletó, agora com calça jeans, camisa gola polo e tênis, está sentando no tamborete, tomando o café preto, arriscando uma buchada e rasgando a boca, de tanto rir com qualquer conversa sem graça.

Eles, os políticos-eternos-candidatos, apostam, mais uma vez, na inocência do povo inocente. Acreditam que a visita esporádica, o remédio para passar uma febre, o pagamento do papel de luz atrasado, a passagem para trazer um parente de volta do Sul do país, um milheiro de tijolos, entre outras bondades eleitoreiras, resolverão o mau humor do povo sofrido.

Daí, o receio: será que mais uma vez esse tipo surrado triunfará nas urnas?

Bom. Costuma-se dizer, e é verdade, que cada povo tem o herói que merece. Os representantes de hoje, em todas as esferas, foram eleitos e legitimados pelo voto. Todos se submeteram ao teste das urnas e foram aprovados. Se não estão dando conta do recado, como de fato não estão, eles carregam o DNA de cada um cidadão-eleitor.

Não resta dúvida, e todas as pesquisas de opinião pública apontam para isso, que o povo está revoltado com a classe política, que quer mudança, que não pretende repetir o voto das eleições passadas etc. etc. etc.. Há um desgaste como nunca na história deste país, por conta da bandalheira escancarada em todos os níveis.

Isso, porém, não é a certeza de que o cidadão, ao se dirigir às urnas, levará a termo a promessa de promover as mudanças na vida pública do país, a partir da eliminação, com o voto, dos políticos que não têm compromisso com a coletividade.

Por essas bandas de Poti, onde o ronco da barriga vazia faz mais barulho do que a consciência do voto, há um risco enorme de que os políticos-eternos-candidatos se sobressaiam nas urnas mais uma vez. A prática – nociva – da distribuição do “santinho” enrolado em papel bordado, novamente, se apresentará como ameaça ao voto consciente, a mudança.

E o cidadão carente, mais uma vez, será testado.

 

FRASE

"Um voto é como um rifle: sua utilidade depende do caráter de quem usa."

Theodore Roosevelt – Ex-presidente americano.

 

SOU XAXADO

  A informação é do jornalista Esdras Marchezan: no próximo domingo (6), estreia no Canal Futura a série "Sou Xaxado", produzida pela UernTV em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba. A série, apresentada pela jornalista Sara Cardoso, resgata a história desse ritmo genuinamente nordestino e do cangaço. A direção geral do programa é do jornalista Fabiano Morais.

 

ENDEREÇO

   A Secretaria do Desenvolvimento Social está voltando para o Centro Administrativo na antiga Estação Rodoviária, bairro Aeroporto. Foi tirada de lá pela gestão anterior, criando uma conta mensal pelo menos de R$ 200 mil com aluguel, água, luz e outros serviços. No Centro Administrativo, funcionam as pastas da Educação, Saúde, Centro Zoonose, Vigilância Sanitária e Procon.

 

BALCÃO

  O presidente Ezequiel Ferreira (PSDB) esticou o prazo para a Assembleia Legislativa decidir se abre – ou não – investigação contra o governador Robinson Faria (PSD), recomendada pela Procuradoria-Geral da República. Vai se pronunciar só quarta-feira (2). Até lá, o balcão de negócios vai estar bombando. Quem dá mais?

 

SEGUE

 Em ano eleitoral, matéria que pressiona o governante é um achado em Casa Legislativa. A turma da reeleição usa para garantir a estrutura de campanha. Além do relatório da PGR, os deputados têm as contas de Robinson reprovadas pelo TCE.

 

ESTEIRA, NÃO

 O PT quer preservar a cadeira na Assembleia Legislativa, que será desocupada pelo deputado Fernando Mineiro, que sairá candidato à Câmara. Por isso, não aceita ser "esteira". Pior para o PHS e PC do B, que querem salvar o mandado de Souza e de Carlos Augusto Maia.

 

RAIOS-X

  O rosalbismo mandou fazer uma radiografia eleitoral em todo o Rio Grande do Norte. Já está com o resultado em mãos. A gama de informações apontará o caminho a ser trilhado.

 

 É NOTÍCIA

1 - Hoje, completa 14 anos da inauguração do Ginásio Poliesportivo Pedro Ciarlini, uma das grandes obras da terceira gestão da prefeita Rosalba Ciarlini (PP) na Prefeitura de Mossoró.

2 - Nesta data, em 1922, Mossoró perdia Bento Praxedes Fernandes, homem de qualidades reconhecidas. Foi o fundador do jornal "O Comércio e Mossoró", que circulou entre 1904 e 1917. Chefe político e abolicionista. Hoje, é lembrado com nome de praça.

3 - Se estivesse em circulação, o jornal Gazeta do Oeste completaria 42 anos nesta segunda-feira, 30. Fundado em 1977, circulou em Mossoró e região Oeste até o dia 31 de dezembro de 2016.

4 - O humorista cearense Tirulipa faz show na área de lazer do Thermas de Mossoró. O filho do palhaço deputado Tiririca arranca risos por onde passa. Confira, a partir das 18h.

5 O Seguro-Desemprego completa 32 anos nesta segunda-feira (30). Foi instituído junto com o Plano Cruzado no governo Sarney, para amparar trabalhadores demitidos sem justa causa.  

 

Tags:

Coluna
César Santos
políticos
candidatos
eleições
eleitor
Centro Administrativo
Mossoró
xaxado
Canal Futura

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO