Sábado, 20 de abril de 2024

Postado às 09h30 | 01 Mai 2018 | Coluna César Santos - 1o de maio 2018

Crédito da foto: Reprodução Violência alcança índices alarmantes no RN

NÃO É COISA NATURAL

Há poucos meses, quando teve o seu carro levado por assaltantes durante arrastão no município de Monte Alegre, na Grande Natal, o governador Robinson Faria (PSD) não se incomodou, nem mostrou-se preocupado com a escalada da violência no Rio Grande do Norte.

“Isso é natural”, respondeu, ao ser indagado sobre o assunto.

A frieza de Robinson, naquele momento, tinha o viés da verdade. Realmente, tornou-se natural a ação de bandidos tomando carro de assalto. A única novidade é que, como a segurança está frouxa, a bandidagem perdeu o medo de levar os bens de políticos com mandatos e de outras autoridades que antes eram intocáveis.

Nesta segunda-feira, 30, no bairro Lagoa Nova, em Natal, os bandidos renderam o deputado federal Beto Rosado (PP) e levaram o seu carro Hilux SW4. Até uma sanfona que pertence à dupla de forrozeiros Sirano e Sirino, que estava dentro do veículo, foi levada pelos elementos.

Essa foi a segunda vez que a bandidagem rendeu o deputado Beto. Há pouco mais de dois meses, também em Natal, o parlamentar perdeu outra Hilux, celular e outros pertences.

Também nesta segunda-feira, assaltantes levaram o carro da esposa do vereador Kleber Fernandes, Daliana Fernandes, e do desembargador Eridson Medeiros, do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª região (TRT-RN).

Esses casos, envolvendo famosos da política, se somam a centenas de outros assaltos, tendo como vítimas cidadãos simples, que são registrados todos os meses em todo o Rio Grande do Norte. Viajar pelas esburacadas rodovias estaduais é um exercício de coragem. Alguns trechos, para quem se aventura, são quase um suicídio, principalmente na região Oeste.

Os assaltos são apenas uma modalidade de crimes que avançam no Estado. O pior deles é marcado à bala e a sangue, que faz do RN um dos estados mais violentos do País. O número de assassinatos cresce em escala assustadora.

Mossoró está no centro do fogo cruzado. Até meio-dia de ontem, já havia contado 95 corpos tombados à bala. Antes de fechar o quarto mês do ano. Se a turma assassina continuar puxando o gatilho com tanta frequência, o ano de 2018 baterá o recorde de todos os tempos, devendo a cidade ultrapassar a casa das 300 mortes violentas.

O cidadão está assustado. Apavorado, para ser mais preciso. E esperando do Estado uma resposta positiva, que não vem.

Certamente, não compartilha com a tese de que assalto é coisa natural. E não é mesmo.

 

FRASE

"Como vou deixar o país se Lula está preso? Não se abandona um companheiro assim."

JOSÉ DIRCEU – Ex-ministro, condenado a mais de 40 anos de prisão, afirmando que não vai fugir.

 

EM CORES

 A partir desta data, em 1972, o telespectador de Mossoró passava a captar sinal de televisão em cores. Seria a primeira do Rio Grande do Norte, inclusive, antes de Natal. A instalação de antenas especiais, com adaptadores, na Serra Mossoró, foi feita pela Telesom, de Francisco Alves Maia. A empresa foi pioneira em som e imagem de televisão na Terra de Santa Luzia.

 

TRABALHADOR

 O Dia do Trabalhador foi comemorado pela primeira vez no Brasil em 1º de maio de 1895, nove anos após a sua origem nas ruas de Chicago, nos Estados Unidos. O Centro Socialista, em Santos, foi responsável pela manifestação. A data passou a ser feriado nacional a partir de 1925. A princípio, dia de manifestações; hoje, apenas um feriado a mais no calendário do Brasil.

 

SAÚDE x POLÍTICA

 O bioquímico Samuel Sávio de Oliveira não é mais chefe do Departamento de Hematologia do Hemocentro Mossoró. Foi exonerado. Na vaga, entrou o bacharel em direito Denner Kallil. Substituição feita pelo governador Robinson Faria (PSD) para atender o ex-vereador Daniel Gomes (PSD), pai de Kallil.

 

FORO

 Todos de olho no STF nesta quarta-feira, 2. Os senhores ministros retomam e devem concluir o julgamento sobre a restrição do foro privilegiado. Oito já votaram pelo fim do foro. Falta votar o "trio parada dura": Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. A turma da Lava Jato está em perigo.

 

F. GOMES

 A viúva do radialista seridoense F. Gomes, assassinado em 2010, decidiu entrar para a política. Eliene Gomes será candidata à Câmara dos Deputados, pelo PSD. Seu projeto une famílias que lutam por Justiça para casos semelhantes ao seu.

 

DEZ

 O governador Robinson Faria espera ter apoio de 10 partidos à sua reeleição: PRB (já fechado), PMN, PTC, PMB, PRP, PRTB, Avante, PSL, Patriota e o seu PSD.

 

 É NOTÍCIA

1 - Foi no feriado do Dia do Trabalho, de 1994, que o Brasil perdeu um dos seus maiores ídolos no esporte, o piloto Ayrton Senna. O acidente em Ímola, na Itália, fez o país chorar. Há 24 anos.

2 - Arrombaram lojas do Partage Shopping Mossoró. Mais uma vez. O centro comercial não teve segurança capaz de garantir segurança. Pior para os lojistas. Dessa vez, os bandidos roubaram as lojas da Miranda Informática, Diótica e A Graciosa.

3 - Mais de 13 milhões de brasileiros não têm o que comemorar no Dia do Trabalhador. Eles estão desempregados, fazendo parte dos o elevado nível de desemprego no País, 13,3%, segundo o IBGE.

4 - O sinal da TV Terra Sal já está sendo transmitido no canal aberto 14. A emissora de propriedade do odontólogo e empresário Vanderlânio Carolino, também está na Brisanet - canal 173.

5 - Devido ao feriado de hoje, a edição impressa do JORNAL DE FATO não circulará nesta quarta-feira, 2, e retornará no dia seguinte. As notícias em tempo real o leitor pode acessar no defato.com.

Tags:

Coluna
César Santos
violência
insegurança
eleições
F.Gomes

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO