Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 10h30 | 06 Mai 2018 | Coluna César Santos - 6 de maio 2018

Crédito da foto: Arquivo/JORNAL DE FATO Concurso Nordestão de Quadrilhas Juninas terá custo alto em Mossoró

SEM FORO, CORRUPTO ESPERNEIA

A semana foi encerrada com motivo de comemoração pelos brasileiros que sonham com o fim da impunidade. A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de limitar o foro privilegiado aos crimes cometidos por parlamentares durante o mandato e por fatos relacionados ao cargo foi, sem dúvida, uma contribuição considerável para atenuar a impunidade no país.

O ideal seria – e é – acabar com o foro privilegiado para as autoridades públicas, detentores de mandatos e cargos no Executivo, Legislativo, Judiciário. Mas, é verdade que a limitação do foro avançará o processo de combate à impunidade.

Se você, leitor, não tem ideia da dimensão dessa decisão, o cenário da Lava Jato ajuda ao bom entendimento. Na operação que desmantelou o maior esquema de corrupção da história do Brasil, os corruptos sem mandato estão presos, inclusive o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Já os réus com mandato, privilegiados pelo foro, sequer foram a julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF).

Para se ter ideia, a Suprema Corte marcou o primeiro julgamento de réu da Lava Jato depois de quatro anos da operação. Será no dia 15 deste mês. Nelson Meurer (PP), um deputado do chamado baixo clero, ou seja, sem nenhum poder de influência, será o julgado.

A limitação do foro, que recebeu o voto dos 11 ministros do STF, já mandou descer à primeira instância processos de seis deputados federais, por decisão do ministro Dias Toffoli. E nos próximos dias, o Supremo mandará para outras instâncias 29 casos ligados à Odebrecht, envolvendo políticos graúdos, como o tucano Aécio Neves, os peemedebistas Edison Lobão e Beto Mansur, os petistas Humberto Costa e Lindbergh Araújo, o solidariedade Paulinho da Força, entre outros.

Ótimo. Já é grande avanço.

No entanto, convém os brasileiros não baixar a guarda. A guerra continua. Os políticos corruptos, que se protegem atrás dos mandatos, ameaçam reagir. Nos bastidores de Brasília, cresce a pressão para que o STF volte atrás na regra que permitiu a prisão de condenados na segunda instância. Seria uma forma, se levado a termo, para patrocinar a farra dos políticos que terão seus processos enviados para a primeira instância. Na prática, funcionaria da seguinte forma: os que fossem condenados com prisão continuariam recorrendo em liberdade, passando pela segunda instância e estacionando nos tribunais superiores, que não mostram disposição em julgar e mandar corruptos para a cadeia.

Então, que a sociedade permaneça vigilante. 

 

FRASE

"Larápios que se escondem atrás de mandatos já esboçam reação."

JOSIAS DE SOUZA – Jornalista, identificando movimento em Brasília para acabar com prisão em 2ª instância.

 

ABANDONO

 Está difícil para morar no conjunto Vingt Rosado (zona leste de Mossoró). As mais de 2 mil famílias sofrem com a buraqueira, escuridão, matagal, logradouros públicos destruídos, além da insegurança – claro. A gestão Rosalba Ciarlini (PP) recebeu pedidos e reclamação, mas até agora não fez nada. Absolutamente nada. Ali é um pedaço da cidade completamente abandonado.

 

CUSTO ALTO

   Organizar o tradicional Concurso Nordestão de Quadrilhas Juninas vai exigir da Prefeitura de Mossoró um gasto bastante elevado. Estrutura, hospedagem, premiação e outras despesas para receber grupos do Norte e Nordeste. O Cidade Junina, que inicia nova fase neste ano, também demandará alguns milhões de reais. A orientação é não medir esforços para recuperar a festa.

 

PODEROSO

  Nesta data, em 1980, o TSE concedia o registro ao PMDB, sucessor do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), legenda de oposição à ditadura militar.  Em quase quatro décadas, o partido cresceu e alcançou 2,355 milhões de filiados, com maior número de prefeitos, vereadores e congressistas. É poderoso.

 

SEGUE

 Hoje, de volta ao MDB, a legenda tida como "pega-tudo", de conservadores a liberais, tenta se reinventar após mergulhar no lamaçal da corrupção. Tem o Poder central, mas um presidente nu, sem reserva ética.

 

BOLSONARO

 O PSL de Mossoró alugou o Porcino Park Center para  a reunião do presidenciável Jair Bolsonaro com a militância da cidade e região. Acredita que vai superlotar a casa, com capacidade para mais de 10 mil pessoas. Bolsonaro estará em Mossoró no próximo dia 18.

 

NINHO TUCANO

  O presidente Ezequiel Ferreira de Souza reunirá nesta segunda-feira (7) os mais de 100 vereadores do PSDB do RN, para discutir as eleições de 2018. O encontro acontecerá na Assembleia Legislativa, das 8h às 12h.

 

 É NOTÍCIA

1 - O prazo para tirar ou regularizar o título de eleitor se encerra na próxima quarta-feira (9). Os cartórios eleitorais estão funcionando com horário especial para atender os retardatários. 

2 - Jogador brasileiro ganha quatro salários mínimos por mês em média; apenas 3% ganham acima de R$ 51 mil; e um seleto grupo alcança os supersalários. A pesquisa da Folha mostra que o sonho de fazer fama e ficar milionário com chuteiras é para poucos.

3 - Os internos da Casa do Estudante de Mossoró estão necessitando, mais uma vez, da ajuda de todos, para pagar as contas da casa e alimentação. Qualquer doação ajuda muito. Visite a CEM.

4 - O Ministério Público Federal lançou concurso para estágio em Direitos em Natal, Assú, Caicó e Pau dos Ferros. A inscrição será aberta amanhã, no site www.mpf.mp.br/rn.

Tags:

Coluna César Santos
impunidade
foro
STF
Mossoró
Cidade Junina
conjunto Vingt Rosado

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO