Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 07h45 | 13 Mai 2018 | Identidade da mãe moderna

Crédito da foto: Ilustração Identidade da mãe moderna: Rotina de uma maratona

(*)  Vanessa M. Carvalho

A mulher moderna inseriu-se no mercado de trabalho e abraçou para si novas responsabilidades de uma rotina que começa bem cedo. Acorda, faz o café para os filhos, corre para a academia e da academia, volta, toma banho e café da manhã, se arruma e sai para uma reunião com algum cliente ou na agência, ou se arruma para uma reunião via skype com um cliente de fora do estado. Volta, almoça, leva as crianças na escola, outra reunião, realização de demandas como anúncios online, planejamento de e-mail mkt, outras pendências, ou aula online para seus mentorandos.

Pensa que acabou? Um pulo e já é hora de buscar o menor na escola, dar jantar, banho, e depois ir para o computador para outras tarefas até mais a noite. Nossa... parece uma maratona, mas é um resumo simples (pois se omite detalhes como levar ao médico, estudar para as provas.) De uma mãe que trabalha no sistema home office, que optou por esta forma pois, não abre mão da rotina de ser mãe.

A rotina se transformou com a chegada do segundo filho. Antes, Vanessa Carvalho era professora universitária e também já trabalhou em diversas empresas no regime de 8h. Mas optar com este tipo de trabalho, garante mais tempo e poder acompanhar o desenvolvimento dos mesmos.

A maternidade foi o que levou 67% das mães que atualmente são empresárias a empreender, segundo pesquisa realizada para o livro Minha Mãe É um Negócio. O levantamento aponta que 36% das mães disseram que ganham menos do que antes, mas 75% delas afirmaram que estão mais realizadas profissionalmente. Esta estatística depende muito do trabalho que se opta a fazer. A instabilidade no empreendedorismo é uma realidade, mas as opções de ganhos são maiores.
           
 Para as mães empreendedoras, o conceito de sucesso tem outro significado: ele não está relacionado apenas ao retorno financeiro, mas ao equilíbrio entre o desempenho do negócio e sua satisfação como mãe. Na pesquisa, as mulheres revelaram que com o empreendedorismo materno a culpa diminuiu – 45% – ou acabou – 24%.“A rotina realmente é desafiadora. Mas no dia a dia é organizada e conto com uma ajudante, e claro, com a ajuda do meu companheiro, se não seria

mais difícil viajar a trabalho e para eventos, (inclusive estive recentemente fora do Brasil por 9 dias realizando uma imersão de inovação), o que não seria possível sem eles”. “Quando assisto às Olimpíadas sempre penso, sim, este atleta é muito bom, mas a prova dele termina. A prova de uma boa mãe nunca termina!”

No fim, olhando os pós e contras de ser uma mãe empreendedora, Vanessa garante: Amo com todas as minhas forças meus filhos e minha família e, claro, minha rotina! Mas creio que é preciso tirar a parte do romance que envolve o estereótipo da mãe empreendedora. Ser mãe é lindo, trabalhar no que se ama também, mas nem por isso deixa de ser desafiador.

(*)  Vanessa M. Carvalho é consultora de Negócios e Marketing Digital. Jornalista com especialização em comunicação pela PUC-Rio, MBA em Marketing pela UFRJ e Mestrado em Administração. Contribui em cursos na área de Marketing Digital, Estratégia, SEO, Face Ads em SP, BH e recentemente, esteve na Imersão Executiva Em Transformação Digital de Negócios, ministrado por Martha Gabriel, em SP. É palestrante em temas correlatos aos segredos do Marketing e Vendas Online.

Tags:

Mãe
moderno
rotina
maternidade
artigo
Vanessa Carvalho

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO