Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 07h45 | 13 Mai 2018 | Coluna César Santos - 13 de maio

Crédito da foto: Reprodução Geraldo Melo foi eleito governador em 1986

TÁ NA CABEÇA DO POVO

Em 1950, Getúlio Vargas voltou ao poder nos braços do povo, cinco anos após ter renunciado, em 1945. Campanha memorável que fez o povo brasileiro cantar: “Bote o retrato do Velho, bota no mesmo lugar; o sorriso do velhinho, faz a gente trabalhar...”

Nas eleições de 1955, Juscelino Kubitschek levantou a bandeira do desenvolvimento com o lema “50 anos em 5” e venceu a campanha eleitoral para governar o Brasil entre 1956/1961, com o povão cantando: “Juscelino, Juscelino é o homem, que além de patriota, é nosso irmão...”

Depois, veio Jânio Quadros, o presidente que prometeu acabar com a corrupção no Brasil. Nas eleições de 1960, usando a vassoura como símbolo, ele fez o povo decorar a letra da marchinha: “Varre, varre, varre, varre vassourinha / Varre, varre a bandalheira / Que o povo já tá cansado / De sofrer dessa maneira...” Jânio renunciou sete meses após ter assumido o poder.

Os militares impuseram o silêncio nas ruas por duas décadas e os brasileiros só voltaram a cantar nas eleições de 1989, as primeiras pós-ditadura. Naquele ano, Fernando Collor de Melo foi o queridinho das urnas, com o discurso de “caçador de marajás”, e presidiu o país de 1990 a 1992, quando renunciou antes do impeachment, mas foi a música do candidato derrotado Lula que ficou decorada: “Lula lá, brilha uma estrela...”         

Naquelas mesmas eleições, com a marca de Leonel Brizola – o estadista –, a campanha do pedetista não foi vitoriosa, mas o povo aprendeu rápido e não se esqueceu de cantar: “La-la-lá Brizooola...”

No Rio Grande do Norte, o túnel do tempo faz lembrar da “Cruzada da Esperança”, que elegeu Aluízio Alves governador na década de 60. A campanha política entrou para a história e até hoje os aluizistas, chamados carinhosamente de “Gentinha”, não se esqueceram da vitoriosa Marcha da Esperança: “Aluízio Alves, veio do sertão lá do Cabugi...”

Os jingles de campanha tinham um poder eletrizante, grudavam na cabeça das pessoas e faziam dos políticos de massa ídolos da vida pública.

Hoje, bem menos. O cidadão, de tão decepcionado com a classe política, não aceita mais ser um multiplicador de voz ou fazer ecoar aos quatro cantos alguma marchinha de campanha.

Porém, há uma curiosidade nas terras de Poti, que pode ser o "novo" nas eleições de 2018: o cata-vento de Geraldo Melo, símbolo da última campanha memorável no estado, em 1986 (foto).

“Sopra um vento forte / no Rio Grande do Norte / vento diferente / que traz alegria”.

Os jingles têm essa magia.

 

FRASE

"Sopra um vento forte no Rio Grande do Norte / vento diferente / que traz alegria."

JINGLE – Trecho da música da campanha vitoriosa de Geraldo Melo ao Governo do RN em 1986.

 

EXPOFRUIT

 A edição 2018 da Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (EXPOFRUIT) já tem 60% dos estandes comercializados. Serão mais de 300 estandes com expositores de Mossoró e região. Trata-se da principal feira de fruticultura irrigada do RN e do Nordeste. A 21.ª edição será realizada entre os dias 21 e 23 de agosto, na Estação das Artes Elizeu Ventania.

 

CREDENCIAMENTO

 O comerciante que pretende explorar espaço comercial no Pingo da Mei Dia e no Boca da Noite, eventos que abrem e fecham o Mossoró Cidade Junina, vão pagar taxa de R$ 11,79 por metro quadrado. A prioridade é para proprietários de imóveis no percurso do comboio junino. O credenciamento será feito entre os dias 14 e 18 de maio, no auditório da Estação das Artes.

 

MINA

 A pergunta é: por que o controle da Saúde do RN é disputado a tapa por grupos políticos? A resposta pode ser encontrada nas entrelinhas do comentário feito ao blog do jornalista Carlos Santos: "A Sesap é uma fábrica de gente bem-sucedida nos negócios e nas finanças pessoais." Entendeu?

 

MINA II

 O governador Robinson Faria (PSD) abriu o sinal verde no Detran-RN para fazer passar o dinheiro do órgão para times de futebol ABC, América, Globo e Assú; e para a segurança pública. A abertura acontece sete anos depois do "Sinal Fechado". O Detran é uma mina.

 

ETERNO PRESIDENTE

 Nesta segunda-feira, 14, completa seis anos da morte do empresário e desportista Manoel Barreto. Foi sob sua presidência que o Potiguar entrou no Campeonato Estadual, em 1974, e também com ele, 30 anos depois, que o time conquistou o primeiro título, em 2004. Faz falta.

 

AGENDA

 O recém-empossado secretário de Saúde do Estado, médico Pedro Cavalcanti, vem a Mossoró nesta semana anunciar o novo diretor-geral do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).

 

 É NOTÍCIA

1 - Dia das Mães. Bate uma saudade enorme de Dona Cristina. De sua presença, de seus ensinamentos, de sua mão estendida como mãe e amiga. É em nome dela que abraço todas as mães.

2 - Nesta data, em 2011, o bispo diocesano dom Mariano Manzana implantava a 30.ª paróquia da Diocese de Mossoró – Nossa Senhora de Fátima, no conjunto Abolição II (zona oeste) – e nomeava o primeiro pároco: padre Severino Claudino Alves.

3 - Há 130 anos, a princesa Isabel sancionava a Lei Áurea, com libertação dos 600 mil escravos restantes no país. Mossoró se antecipou em cinco anos e em 1883 libertou os seus escravos.

4 - Surge mais uma opção noturna no Corredor Cultural de Mossoró: o RePUBlic Beer, bem instalado no cruzamento da Avenida Rio Banca com a Rua Lopes Trovão. Promete.

5 - O cantor e compositor Zé Lima manda avisar que o poeta Jessiê Quirino é a atração no aniversário de 11 anos do programa "Coisas do Sertão". Show na sexta-feira, 18, no Teatro Dix-huit Rosado.

Tags:

Geraldo Melo
Getúlio Vargas
Juscelino Kubitschek
Jânio Quadros
eleições 2018
Detran

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO