Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 10h00 | 18 Mai 2018 | Coluna César Santos - 18 de maio

Crédito da foto: Reprodução/Tribuna do Norte Em 2017 familiares de policiais mortos realizaram protesto em Natal

CAÇA ALCANÇA A TODOS

A Polícia Civil criou uma comissão para investigar as circunstâncias de crimes de homicídios contra policiais militares do Rio Grande do Norte. A portaria criando a comissão foi publicada na edição desta quinta-feira, 17, do Diário Oficial do Estado, com assinatura da Delegacia-Geral de Polícia Civil (DEGEPOL) e da secretária de Segurança Pública e Defesa Social, delegada Sheyla Freitas.

A comissão foi criada 24 horas após o sargento da PM de Santa Catarina Marcos Paulo da Cruz ter dito que por essas bandas de Poti “policial é caçado”. Ele fez a constatação em forma de desabafo e ainda tomado pela dor da morte de sua esposa, a policial militar Caroline Pletsch, de 32 anos, que foi assassinada por assaltantes em uma pizzaria na zona norte de Natal, quando o casal curtia férias.

Os números, porém, reforçam o que o policial catarinense falou. Em 2018, o Rio Grande do Norte já conta 18 policiais militares assassinados. Um aumento de 18,2% em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 11 PMs mortos.

A violência contra agentes da segurança pública avança de forma assustadora, conforme levantamento feito pelo Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO). No primeiro trimestre de 2015, quando a entidade começou a realizar pesquisas, foram registrados três crimes contra policiais, pouco mais de 20% dos 13 assassinatos ocorridos agora em 2018. Depois daí, o Obvio identificou a escalada da violência contra os homens de farda.

A comissão criada pela Degepol vai tentar identificar a origem da “caça aos policiais”, a partir de investigações em Natal e na região metropolitana, mas também estendida às delegacias do interior do Estado. Não há, de público, uma linha de raciocínio que leve a desmantelar um suposto processo de eliminação de homens de fardas. Não tem como afirmar que existe a caça macabra.

De forma crua, sem uma base calcada por estudo concreto, é possível afirmar que a mira do revólver que alcança o agente de segurança é a mesma que faz tombar o cidadão comum. Os 13 policiais militares mortos fazem parte da lista de 754 assassinatos ocorridos no primeiro trimestre deste ano, o que corresponde a 8,3 mortes por dia.

A cidade de Mossoró padece com o acúmulo de cadáver. 103 pessoas foram mortas em 140 dias do ano, média de três assassinatos a cada quatro dias.

Portanto, os bandidos estão matando policiais e civis. A caça atinge a todos. E é beneficiada pela completa e total falta de segurança pública.

 

FRASE

"Natal é uma cidade bela, mas tem esse lado negativo: policiais são caçados em Natal."

MARCOS PAULO CRUZ – Sargento da PM de Santa Catarina, que teve a esposa, policial Caroline Pletsch, morta por assaltantes na zona norte da capital potiguar.

 

MUSEU

 O Museu Histórico Lauro da Escóssia, de Mossoró abre as suas portas hoje para celebrar o Dia Mundial dos Museus. A programação será aberta às 8h, com visita de estudantes da rede municipal de ensino, e será encerrada às 15h, com palestra do historiador Geraldo Maia sobre a importância de passar às novas gerações as nossas conquistas. A programação será aberta ao público.

 

SANTA CLARA

 A FM Santa Clara comemora hoje seus 30 anos no ar. Fundada pelo padre Sátiro Cavalcanti Dantas no dia 18 de maio de 1988, com selo de emissora educativa. A emissora é pioneira de Mossoró a funcionar na frequência modulada (FM). Tem como diferencial o formato Adulto/Contemporâneo, que prioriza a qualidade e o bom gosto musical, padrão que fideliza o ouvinte.

 

OURO NEGRO

 O consumidor amanhece o dia pagando 1,80% mais caro pelo litro da gasolina e 0,95% pelo diesel. É o quarto aumento da semana. E desde que a Petrobras começou a nova política de reajuste, o preço da gasolina subiu 55,28% e o diesel 56,55%. Em Mossoró, onde a gasolina é a mais cara do RN, o litro bate os R$ 4,40.

 

PRATA DE CASA

 O novo comandante da Guarda Civil de Mossoró saiu dos quadros da categoria. A pressão fez a prefeita Rosalba Ciarlini (PP) nomear o guarda Rodrigo Maia de Carvalho, da primeira turma de 2012. Ele vai comandar um efetivo de 300 agentes.

 

LEITE DERRAMADO

 Tem vereador arrependido por ter subscrito o pedido de abertura da CEI do Lixo. Com as digitais na gestão do ex-prefeito Silveira, teme que a investigação tire debaixo do tapete a sujeira que pode manchar seu paletó. É como diz o corredor: numa CEI só sabe como começa, e nunca como termina.

 

VAI FEDER?

 A ordem do Palácio é para a CEI apurar tudo sobre a terceirização do lixo de Mossoró, inclusive, a parte que a oposição deixou de fora do pedido de investigação.

 

 É NOTÍCIA

1 - O governador Robinson Faria (PSD) embarcará no voo inaugural da Azul no Aeroporto Dix-sept Rosado, no dia 30 deste mês. O voo antecipa o início da linha Mossoró/Recife, em 13 de junho.

2 - Segundo o IBGE, falta trabalho para 27,7 milhões de brasileiros. É a chamada taxa composta de subutilização da força do trabalho. Números do primeiro semestre do ano, que aponta um avanço de 23,6% em relação ao mesmo período de 2017.

3 - O show Maio Mulher Maria vai reunir o cantor José Carlos e o Coral de Santa Luzia no Teatro Dix-huit Rosado, dia 26. A renda será revertida para a capela de São Bento. Ingressos na Acim.

4 - O casal Lázaro Souza/Viviane inaugura hoje as novas instalações do Matuto Lounge Bar, no Corredor Cultural de Mossoró. A festa terá Toca do Vale e Taty Girl, a partir das 22h.

5 - Fique ligado: o estudante que quiser fazer a prova do Enem de 2018 tem até as 23h59 de hoje, horário de Brasília, para fazer inscrição pela internet. É só acessar a página do participante.

Tags:

Polícia
Degepol
Marcos Paulo Cruz
Museu
Santa Clara
gasolina
diesel

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO