Sábado, 20 de abril de 2024

Postado às 08h30 | 19 Mai 2018 | Coluna César Santos - 19 de maio

Crédito da foto: Reprodução Horário político na televisão começa no dia 31 de agosto

NÃO TERÁ DISCURSO ÉTICO

O palanque eleitoral não é o local mais apropriado para a sinceridade do que sai da boca dos candidatos. A propaganda política não é a coisa mais sincera do ambiente eleitoral. A retórica visa cabalar votos. Os bons sentimentos descem a plano secundário, algo menor na concepção de quem só pensa em se eleger. Fato.

Agora, há uma nova realidade que vai desafiar os candidatos nas eleições deste ano: o eleitor tem como prioridade o combate à corrupção. A disputa pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte será um grande teste para a velha guarda da política potiguar, que estará presente em todos os palanques.

Quem tem as condições ideais para puxar o debate sobre corrupção?

O governador Robinson Faria (PSD), que não abre mão do direito à reeleição, e será candidato, carrega nas costas o peso de três operações que desmantelaram esquemas de corrupção no aparelho público: Damas de Espadas, Candeeiro e Anteros. Também é acossado pela delação de ex-executivos da JBS, que o acusa de receber pelo menos R$ 10 milhões da empresa.

O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT), o segundo colocado nas pesquisas realizadas e divulgadas até aqui, dificilmente levantará voz em combate à corrupção. O tema é bem delicado no seu ambiente político-familiar. Ele é primo do ex-ministro e ex-deputado federal Henrique Alves (MDB), que passou 11 meses na prisão por força das operações Manus e Sépsis, e hoje cumpre prisão domiciliar.

Carlos Eduardo ainda terá, no seu palanque, os senadores José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (MDB), que respondem a inquéritos da operação Lava-Jato.

A senadora Fátima Bezerra (PT), a líder nas pesquisas, também não tem condições de sustentar o debate sobre corrupção. O seu partido está presente e é a alma da Lava Jato, maior escândalo de corrupção da história deste País. Foi o governo do PT que destroçou a Petrobras, comandando uma engrenagem criminosa nunca antes vista. A condenação e prisão do ex-presidente Lula é o símbolo da corrupção. Portanto, tema delicado no palanque do PT.

Esses três palanques terão companhias de outros partidos como PR, PSDB, PSB, PP, que têm vários de seus membros estampados no noticiário da corrupção, como os deputados Rogério Marinho e Ricardo Motta e o ex-deputado João Maia, entre outros.

Dessa forma, não há como o eleitor esperar um debate sério sobre corrupção. O horário político começa em 31 de agosto.

 

FRASE

"Não trato com bandido."

JAIR BOLSONARO – Presidenciável do PSL, respondendo sobre eventual aliança com o presidente Michel Temer.

 

BANHO-MARIA

Hoje, completa 10 dias que o odontólogo Jarbas Mariano entregou o cargo de diretor geral do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). Interferência política e eleitoral o deixou desapontado. Ele não aceita misturar política com saúde política. Até ontem, porém, o governador Robinson Faria (PSD) não havia nomeado o novo diretor. E Jarbas vai esperando pela boa vontade.

 

COMO ASSIM?

Um dia após o IBGE ter anunciado que falta trabalho para 27,7 milhões de brasileiros (força do trabalho subutilizada), o Ministério do Trabalho anunciou números bem favoráveis. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) aponta que em abril foram gerados 115.898 empregos com carteira assinada, o melhor resultado para o mês de abril em cinco anos.

 

SÓ UM

 A demanda do STF enviada ao TRE-RN se limitará a investigar eventual "caixa 2" na campanha do deputado federal Felipe Maia (DEM) em 2010. O senador José Agripino, líder do DEM e pai de Felipe, está livre. A denúncia contra ele prescreveu, em virtude da idade do senador. O caso refere-se à doação ilegal da Odebrecht.

 

“PLANO C”

 Breno Queiroga, ex-prefeito de Olho d’Água do Borges, é o nome para substituir o deputado Kelps Lima como candidato a governador pelo Solidariedade. Seria o Capitão Styvenson, que não se mostra disposto. E Kelps tentará a reeleição.

 

MARTELO BATIDO

 As contas do governo Robinson Faria (PSD) de 2016, reprovadas pelo TCE-RN, serão aprovadas na Assembleia Legislativa. Com assinatura da bancada comandada pelo presidente da Casa, Ezequiel Ferreira (PSDB). Negócio fechado.

 

“BAIXO CLERO”

 O ex-ministro José Dirceu não tem a mesma sorte do companheiro Lula. Vai tirar 30 anos de prisão na Papuda, enquanto o colega vive no quarto da PF de Curitiba. Um luxo, se comparado com o sistema prisional do país.

 

 É NOTÍCIA

1 - O cantor e compositor Zé Lima comemora hoje 11 anos do seu programa "Coisas do Sertão", com show do poeta Jessier Quirino no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, às 20h.

2 - Morreu o padre Raimundo Osvaldo, aos 91 anos. O religioso construiu história ao ter exercido funções religiosas, pedagógicas e de homem público, administrando Luís Gomes por três gestões. Será sepultado neste domingo, na cidade do Alto Oeste.

3 - Do seu jeito bruto, sem meias palavras, o deputado Jair Bolsonaro, presidenciável do PSL, aloprou em Natal quando foi perguntado sobre aliança com Temer: "Não trato com bandido."

4 - A Cosern vai desligar a energia elétrica dos moradores da Rua Delfim Moreira, bairro Bom Jardim, neste domingo, das 7h30 às 12h30. Jura que é para melhorar o serviço. Alerta, então.

5 - A operação Hestia assombrou o mercado imobiliário de Mossoró, Pau dos Ferros e região. A Polícia Civil vai desmantelando esquema de venda de lotes em condomínios fantasmas. Amém.

Tags:

Coluna César Santos
discurso
político
corrupção
palanque
baixo clero

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO