Quinta-Feira, 18 de abril de 2024

Postado às 07h30 | 17 Jun 2018 | Coluna César Santos - 17 de junho

Crédito da foto: Ilustração Alianças estão sendo costuradas no Rio Grande do Norte

CAMINHO ABERTO

O ex-prefeito de Natal e pré-candidato a governador Carlos Eduardo (PDT) bateu à porta da prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (PP). Quer e precisa do apoio da maior eleitora do segundo mais importante colégio eleitoral do Rio Grande do Norte. Conversa longa no início da noite de sexta-feira (15), mas nenhuma definição. Foi a primeira reunião de outras que deverão ocorrer nos próximos dias.

Depois, Rosalba caminhou com Carlos Eduardo no Corredor Cultural de Mossoró. Foram ao Memorial da Resistência, onde acontece a Feira de Arte na Capital da Cultura; depois assistiram ao espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró, que conta a saga do povo bravo desta terra em resistência ao bando do temido Lampião. Em seguida, visitaram mesas e barracas da Cidadela Junina, para depois tentar popularidade na Estação das Artes Elizeu Ventania, onde aconteceria a estreia da turnê no Nordeste do cantor pernambucano Alceu Valença.

Eles passaram no teste. O grande público cumprimentou a prefeita, o pré-candidato e comitiva que tinha o senador Garibaldi Filho, o prefeito de Natal Álvaro Dias (MDB), os deputados Beto (PP) e Larissa Rosado (PSDB), a vereadora Sandra Rosado (PSDB), o jovem publicitário e provável candidato a deputado estadual Kadu Ciarlini (PP), entre outros.

Observando tudo, sem perder uma cena, o ex-deputado Carlos Augusto, marido da prefeita e líder do rosalbismo. Na mente, a primeira conversa com o pré-candidato Carlos Eduardo; na prática, a missão de quem precisa tomar a decisão certa.

O rosalbismo não pode errar. É consciente que as eleições deste ano serão preponderantes para o futuro do maior grupo político de Mossoró e um dos principais do estado. Apoiar Carlos Eduardo é possível, e até provável, porém existem pontos importantes a serem preenchidos. O principal deles é a posição do grupo em chapa majoritária. Indicará o vice? Uma vaga ao Senado? Suplente de senador? Completa a mesa de negociação o projeto de reeleição do deputado federal Beto e a eleição de um deputado estadual, que deve ser Kadu.

Além disso, o rosalbismo tem aliança política no âmbito local com o rosadismo, grupo da vereadora Sandra e da deputada estadual Larissa Rosado. A primeira pretende disputar uma cadeira na Câmara e a segunda tentará a reeleição. É claro que o rosadismo está inserido no processo.

Todas as variáveis foram colocadas à mesa e agora os grupos partem para definições.

 

FRASE

"Foi a primeira conversa. Estamos buscando o melhor caminho para alianças."

CARLOS EDUARDO – Pré-candidato a governador, sobre a conversa com o rosalbismo.

 

MEIA-ENTRADA

 Atenção, empresários do mercado da cultura, esporte e lazer: vem aí mais uma "carona" da meia-entrada. O projeto que assegura aos professores da rede pública e privada o pagamento de meia-entrada passou pelo crivo da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Social e segue para aprovação no plenário da Assembleia Legislativa.

 

MEIA-ENTRADA II

 A bondade com o bolso alheio, que no duro é quem banca a meia-entrada, há anos transformou a carteira do estudante em moeda. Entidades distribuem a cédula com frouxidão, sem observar critérios básicos, e conscientes que o estudante adquire apenas para pagar menos nas casas de espetáculos. Virou indústria de bom negócio, sem qualquer fiscalização séria.

 

À ESQUERDA

 Abandonado pelo PSDB, o vice-governador Fábio Dantas (PSB) esmera novo caminho eleitoral. Se o PT aceitar, ele indicará a esposa, deputada Cristiane Dantas (PPL), para vice na chapa da senadora Fátima Bezerra e sairá candidato a deputado estadual, com o projeto de se eleger presidente da Assembleia Legislativa.

 

CANAL ABERTO

 PSB e PT não teriam dificuldade de coligar na proporcional, pois entendem que podem eleger dois deputados federais – Rafael Motta e Fernando Mineiro – e formar boa nominata à Assembleia Legislativa, junto com PHS, PC do B e PPL, que já tem os deputados Souza, Carlos Augusto Maia e Cristiane, além de Ricardo Motta (PSB).

 

NO AR

 O deputado federal Fábio Faria (PSD), empolgado no voo inaugural da Azul entre Recife (PE) e Mossoró, anunciou: o PSDB fechou apoio ao projeto de reeleição do governador Robinson Faria (PSD). E adiantou: anúncio será feito nas próximas horas.

 

SEGUE

 O tucanato potiguar se reunirá amanhã, sob a batuta do presidente Ezequiel Ferreira, para colocar o trem nos trilhos da sucessão de 2018.

 

É NOTÍCIA

1 - Hoje é o Dia do Funcionário Público Aposentado. Os do RN não têm o que comemorar. Eles amargam atraso de salários desde janeiro de 2016 e sequer receberam o 13° salário de 2017.

2 - Neste domingo (17), tem mais uma noite de espetáculo do Chuva de Balas no País de Mossoró, no adro da capela de São Vicente, às 20h. Depois, na Cidadela Junina, tem o som de Gaby Viegas, Jhonas Filho, Alfredo & os Caras e Lucas Lima, nos palcos 1 e 2.

3 - O casal Ribamar/Naeide preparou o Oba Restaurante de verde e amarelo para a estreia do Brasil na Copa da Rússia diante da Suíça. A programação no Oba começa às 12h. Vamos lá.

4 - O empresário Wilson Júnior iniciou a construção da nova sede da concessionária Renault em Mossoró em frente ao extinto Porcino Shopping, no Nova Betânia. A obra ficará pronta até 2019.

5 - O servidor público de Natal Paulo Neris já fez 269 doações de sangue, desde os últimos 34 anos. Salvou a vida de muitas pessoas e vai continuar salvando, sem badalação de herói. Ele não é um BBB.

 

Tags:

Coluna
César Santos
sucessão estadual
eleiçoes 2018
meia-entrada

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO