Terça-Feira, 16 de abril de 2024

Postado às 09h45 | 21 Jun 2018 | Coluna César Santos - 21 de junho

Crédito da foto: Ilustração Fake mews ameaça a democracia nas eleições

VERDADE VERSUS FAKE NEWS

O alerta é do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux: “A produção e a divulgação de notícias falsas, as chamadas ‘fake news’, podem colocar em risco o processo democrático, a ponto de resultar na anulação de algum pleito, caso tenham influenciado significativamente o resultado final.”

Fux mergulhou no assunto durante a abertura do seminário Impactos Sociais, Políticos e Econômicos das Fake News, organizado pela Associação Brasileira de Rádio e Televisão (ABRATEL) com o objetivo de discutir o papel do jornalismo no combate à veiculação de informações falsas em ambientes como o das redes sociais, por exemplo.

O presidente do TSE foi taxativo. “Estamos chegando às eleições com voto livre, inclusive da desinformação. As ‘fake news’ poluem o ambiente democrático, com o candidato revelando sua ira contra o outro, em vez de suas próprias qualidades”, disse Fux.

Segundo ele, há, inclusive, a “possibilidade de anulação do pleito, se o resultado das eleições for fruto dessas notícias falsas”.

A Justiça Eleitoral está determinada a combater esse tipo de crime. Vai atuar preventiva e punitivamente. O alerta de Fux é pertinente: “Notícia, se muito dramática e emocionante, muito provavelmente será falsa. É preciso a checagem profunda antes do compartilhamento que acaba difundindo a fake news.”

Luiz Fux elaborou, com a ajuda de entidades ligadas a marqueteiros, um documento que possibilitará uma colaboração conjunta, também com partidos políticos e órgãos de inteligência, para evitar esse tipo de problema. No combate às notícias falsas, admitiu Fux, será preciso mais certeza e de mais imprensa.

Há uma temeridade de todos: o WhatsApp poderá ser o principal divulgador de fake news nestas eleições, como, de fato, já vem repercutindo notícias falsas, em prejuízo à sociedade.

O jornalismo de verdade é, sem dúvida, a principal arma de combate à indústria da contrainformação, da mentira, da falsidade. O papel de bem informar, desde sempre, combateu a fofoca e o boato que sempre existiram. O que há de mais grave agora é a velocidade que a internet espalha a “notícia”. Dessa forma, o bom jornalismo deve usar a mesma tecnologia para estabelecer a verdade.

Esse é o nosso papel.

Agora, para criminosos, os rigores da lei. Daí, o papel da Justiça para tirar de linha aqueles que se entregam ao errado em busca de algum proveito. As eleições deste ano serão um desafio.

 

FRASE

"Há possibilidade de anulação, se o resultado das eleições for fruto de notícias falsas."

LUIZ FUX – Presidente do TSE, sobre a ameaça das fake news.

 

CIDADE JUNINA

  As cantoras Márcia Felipe e Renata Falcão abrem hoje à noite a programação do último fim de semana de shows do Mossoró Cidade Junina 2018.  Às 23h, na Estação das Artes. Amanhã, vão se apresentar Banda Loba, Caninana e Encaixe Perfeito. No sábado, sobem ao palco Gianinni Alencar, Bonde do Brasil e Thiago Brava. Também tem shows nos palcos 1 e 2 do Cidadela Junina.

 

INATIVOS

  Apesar da facilidade de aprovar tudo na Assembleia Legislativa, o governador Robinson Faria (PSD) perdeu a luta para retirar os inativos da Uern da folha de pagamento do Estado. Os deputados derrubaram o veto do Governo à emenda, de autoria de George Soares (PR), que mantém os inativos na folha do Estado, prevalecendo o bom senso e o respeito à categoria.

 

DR. BERNARDO

 O médico Bernardo Amorim, ex-prefeito de Almino Afonso, lançará a pré-candidatura a deputado estadual no 30 deste mês. Ele escolheu o município de Caraúbas para o evento, como símbolo de sua luta pela região do Médio/Alto Oeste potiguar. Filiado ao Avante, Bernardo acredita que a região o colocará na Assembleia Legislativa do RN.

 

ELEITORADO

 Mossoró ganhou 7.143 eleitores entre 2016 e 2018, conforme números de maio do TSE. Saiu de 167.120 eleitores nas eleições de 2016 para 174.263 agora. Já o eleitorado do RN foi reduzido em 28.778, caindo de 2.401.870 eleitores em 2016 para 2.373.092 em 2018.

 

MAPA DA MINA

  Os dez maiores colégios eleitorais do RN somam 1.161.686 eleitores: Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo, Ceará-Mirim, Macaíba, Caicó, Assú, Currais Novos e São José do Mipibu. A vitória passa por aí.

 

CUSTO

 A Justiça Eleitoral do RN vai ter um gasto de R$ 15 milhões com as eleições deste ano. A conta foi apresentada pelo presidente do TRE-RN, desembargador Dilermando Motta.

 

É NOTÍCIA

1 - Há 48 anos, Pelé e companhia conquistavam o tricampeonato mundial no México. A geração de ouro do futebol brasileiro, ao ter goleado a Itália por 4 a 1, fez esquecer por um instante as mazelas da ditadura.

2 - Ganhou ritmo a obra de construção da "Estrada da Castanha", entre os municípios de Serra do Mel e Areia Branca. Quando estiver pronta, vai beneficiar o escoamento da produção da serra. O investimento é de R$ 21 milhões, do "RN Sustentável". 

3 - Os 384 professores convocados pelo Governo do RN vão preencher vagas nas áreas de Pedagogia, Física, Química, Biologia, Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Inglês, Espanhol e História.

4 - Os servidores públicos encerram a semana de trabalho hoje e só retornam na segunda-feira, 25. O "feriadão" é carimbado por ponto facultativo amanhã por conta do jogo Brasil x Costa Rica.

5 - Hoje, tem o "Arraiá do Armazém Chaplin", de Ricardo Lopes/Iara Monteiro. Animação de Nida Lira e Trio Pé de Ferro. A entrada é 1 kg de alimento não perecível para o Amantino Câmara, às 19h.

Tags:

Fake news
TSE
Luiz Fux
eleições
jornalismo
verdade
inativos
Uern
Assembleia Legislativa

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO