Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 10h15 | 23 Jun 2018 | Coluna César Santos - 23 de junho

Crédito da foto: Ilustração Política suja do Brasil

GUARDIÕES DA POLÍTICA IMORAL

A operação Lava Jato fez aparecer, ao longo de quatro anos, além dos apelidos icônicos, diversos personagens fantasmagóricos afugentados pelo medo de ser pego.

Os guardiões do dinheiro sujo são pós-graduandos em dar um "jeitinho", professores da malandragem, nascidos e criados no berço da política imoral. Talvez, e provavelmente, o correto seria dizer: da negativa da política.

Política mesmo é outra coisa.

Digo isso porque a política é a ciência da governança e o que eles fazem é a concretude do desgoverno, do retrocesso, da calamidade. Veja a situação em que se encontra o Brasil, principalmente em setores vitais como saúde, educação, social.

Eles governam, na verdade, em prol dos motivos mais insalubres. Realmente, conseguem prover a boa saúde, o bom emprego, a boa escolaridade (não educação), o extremo lazer, para si e para os seus, nunca visando a coletividade.

Os guardiões a quem me dirijo estão travestidos com as mais diversas alegorias, tentando esconder o que realmente guardam na sua essência.

São eles, os guardiões da família e da palavra de Deus que usam tal prerrogativa para se blindar, ludibriando a boa vontade dos fiéis e a sua crença. Como questionar um bom pastor que não tira a palavra de Deus de debaixo do braço?

Há também aqueles que carregam o discurso da igualdade, do trabalho, da coletividade. Levantam bandeiras dos movimentos sociais, se contorcem diante do machismo, do racismo, da homofobia, da injustiça. E iludem milhares de jovens e adultos que precisam de verdadeiros representantes para as suas causas.

Podemos citar os coadjuvantes, nunca incorporam o papel principal, comem pelas beiradas, só ouvimos seu nome em votação de matéria importante, que acabam ali desaguando o seu voto diante de uma diretriz que não lhe pertence, com o objetivo de prover fundos para o próximo pleito.

Existem os comandantes, esses presentes quase que todos os dias nas matérias dos grandes jornais, comandando os grandes esquemas de corrupção, orquestrando por debaixo dos panos a próxima jogada que coadune com os seus interesses.

Além deles, há diversos outros, que passam quatro ou oito anos sendo guardiões dos seus interesses e que, quando precisam, se jogam nas ruas, escutam e encantam o povo carente, ilude até os bem intencionados, fingem que vão mudar, prometem, prometem e prometem.

Acontece que, os guardiões da política imoral continuam sendo, cotidianamente, expostos pela maior operação de combate à corrupção já vista no Brasil, e os brasileiros estão acordando dentro de si um amadurecimento político necessário para que, daqui a alguns anos, tenhamos, finalmente, verdadeiros representantes do povo.

Quem sabe, a transformação já não começa agora, com o voto. As eleições estão bem aí.

(BRENA SANTOS – ADVOGADA)

 

FRASE

"Nada vai bem num regime político em que as palavras contradizem os fatos."

NAPOLEÃO BONAPARTE – Imperador francês.

 

EMPRESA PÚBLICA

 A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) deixa de ser uma sociedade de economia mista e a União passa a deter 100% de seu capital social. A importância é que, como empresa pública, a Codern ganha poder decisório mais fácil e ágil. A Codern administra o Porto de Natal, Terminal Salineiro de Areia Branca, na região de Mossoró, e Porto de Maceió, em Alagoas.

 

RETA FINAL

 O cantor sanfoneiro Giannini Alencar, Bonde do Brasil e Thiago Brava são as atrações da última noite de shows do Mossoró Cidade Junina 2018, neste sábado, 23. As apresentações terão início às 22h, na Estação das Artes Elizeu Ventania. A noite também terá a Cidadela Junina, espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró e Concurso de Quadrilhas na Arena Deodete Dias.

 

QUEM?

 Na recepção a prefeitos, vereadores e lideranças da região, na noite de quinta-feira, 22, do Mossoró Cidade Junina, a prefeita Rosalba Ciarlini (PP) foi perguntada sobre quem apoiará para o Governo do RN. Enigmática, Rosalba só sabe quem não terá o apoio. Depois seguiu ao ritmo do arrasta-pé.

 

SEM RESISTÊNCIA

 A senadora e pré-candidata ao Governo Fátima Bezerra (PT) prestigia a última noite de shows do Mossoró Cidade Junina, hoje. Espera ser recepcionada pela prefeita Rosalba Ciarlini.

 

“ESTEIRAS”

 Os deputados estaduais Souza (PHS) e Carlos Augusto Maia (PC do B) foram eleitos em 2014 com votações acanhadas: 20.440 e 20.140 votos, respectivamente. Foram os 30º e 31º colocados. Eles precisam de "esteiras" para viabilizar a reeleição. Estão exigindo o sacrifício do PT para, em troca, apoiar Fátima Bezerra ao Governo. O PT resiste.

 

JOGO DURO

 Os principais pré-candidatos a deputado estadual do PT fincaram pé: se o partido se coligar na proporcional com o PHS, desistirão de disputar as eleições.

 

 É NOTÍCIA

1 - O governador Robinson Faria (PSD) previu que a obra de reconstrução do Teatro Estadual Lauro Monte Filho, em Mossoró, ficará pronta em outubro. Antes, seria concluída em 2019.

2 - A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe encerrou ontem, mas no Rio Grande do Norte segue enquanto não acabar o estoque de doses. Em Mossoró, a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

3 - Hoje, completa oito anos da morte do jornalista Nilo Santos. Atuou em jornais e emissoras de rádio. Também foi secretário de Comunicação na segunda gestão da prefeita Rosalba Ciarlini.

4 - A Liga Mossoroense de Combate ao Câncer está precisando urgentemente de fraldas infantis e adultas. As doações podem ser feitas pelo telefone (84) 98786-6029. Tempo de solidariedade.

5 - O Restaurante Popular do Abolição IV, aberto na quinta-feira, 21, oferece 600 refeições ao preço de R$ 1,00. Mossoró já conta cinco unidades, atendendo quase quatro mil pessoas por dia.

Tags:

Coluna César Santos
política
eleições
corrupção
Mossoró
Cidade Junina
Fátima Bezerra

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO