Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 07h30 | 24 Jun 2018 | Coluna César Santos - 24 de junho

Crédito da foto: Reprodução Nova bancada do programa O Observador Político estreia nesta segunda-feira, 25

DE VOLTA A JUNHO DE 1985

Nesta segunda-feira (25), iniciaremos um novo ciclo na nossa carreira profissional, com estreia no “Observador Político”, o mais antigo programa de conteúdo político de Mossoró e do Rio Grande do Norte. Dividiremos bancada com os jornalistas/radialistas Edmundo Torres (decano do rádio mossoroense) e Magnos Alves (uma das gratas surpresas da nova geração do jornalismo potiguar). O “Observador Político” vai ao ar pelas TV Mossoró (Canal 7) e FM Resistência (93,7), de segunda a sexta-feira, das 12h às 13h.

A estreia, na verdade, é uma viagem ao túnel do tempo em que nos leva ao nosso início no jornalismo: junho de 1985, na redação do centenário jornal “O Mossoroense”, veículo que pertence ao Sistema Resistência, no qual estão fincados a TV Mossoró, a FM 93,7 e o site www.mossoroense.com.br.

Na redação de O Mossoroense, com “máquinas de escrever”, dei os primeiros passos como jovem e inexperiente, sob a direção do editor-chefe Phabiano Santos. Depois, já devidamente encaminhado no jornalismo, cumpri a missão de editor de Esporte, Gerais, Política..., para em seguida trabalhar em outros veículos, jornal e rádio, até fundar o JORNAL DE FATO e o www.defato.com.

Costumo dizer que o velho O Mossoroense foi a minha “Universidade de Jornalismo”. Na redação de Jeremias da Rocha Nogueira tive a oportunidade de fazer a primeira entrevista, cumprir a primeira pauta, redigir o primeiro texto jornalístico. Tive a liberdade para errar e acertar, corrigir e fazer direito, sendo decisivo para a carreira profissional que construímos.

Não foi só isso. No matutino da Travessa O Mossoroense, conheci pessoas que fizeram parte de uma geração de ouro, sob o aspecto profissional e pessoal. Como não me lembrar de Éder Medeiros, que era o diretor-administrativo; Guerra, o chefe da gráfica onde “rodava” o jornal; Cosme, o inesquecível “Vovô”, o tituleiro (tipógrafo encarregado da composição de títulos); os fotógrafos Gilson e Nequinho; impressores Landisberg, Jenner e Hudson; os jornalistas Gutemberg Moura, Isaías Oliveira (Shao-lin), Carlos Santos, Emery Costa; os diagramadores Sales Júnior, Augusto Paiva, Carlinhos Bem-te-vi (hoje na Caern); a colunista social Ivonete di Paula; e tantos outros sob a direção do médico e então deputado Laíre Rosado.

De lá para cá, se passaram 38 anos. Hoje, consolidamos a marca do Jornalismo de Verdade, com o JORNAL DE FATO, um dos dois impressos em circulação no RN.

Que o reencontro desta segunda-feira seja marcante.

 

FRASE

"Jornalismo é tirar a venda dos olhos de quem não conhece a verdade."

AUTOR DESCONHECIDO – Sobre o jornalismo.

 

REFORMA

 Em seis meses com a reforma trabalhista em vigor, de novembro de 2017 a maio de 2018, o número de ações caiu 40% em relação ao mesmo período do ano anterior. Números do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A reforma tornou as ações mais criteriosas e beneficia o entendimento direto entre patrões e empregados. Mesmo assim, o número de ações ainda é elevado.

 

GUERRA

 Em 10 anos, o índice de assassinatos no RN cresceu 256% e acompanhou a escalada da violência em estados controlados por facções criminosas. Reassumir o Estado é o maior desafio do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), criado pelo Governo. Recursos não faltarão aos Estados. O novo modelo passará a vigorar no dia 11 de julho, com estrutura de "guerra" contra o crime.

 

PODE SER

 O PR do ex-deputado federal João Maia recepcionou no São João de Assú o pré-candidato a governador Carlos Eduardo (PDT) e os senadores Garibaldi Filho (MDB) e José Agripino Maia (DEM). Apoio à "chapa"? Não, garantem os republicanos. Mas, o diálogo aberto. O PR também flerta com o PT de Fátima Bezerra.

 

DISTANTE

 O senador José Agripino, até a noite de sexta-feira (22), não havia colocado os pés no Mossoró Cidade Junina. O democrata tem evitado a terra onde nasceu desde o rompimento político com a prefeita Rosalba Ciarlini (PP), em 2014. Aqui, ele é representado pelo mandato do vereador Petras (DEM).

 

PANCADA

 PT está zonzo com a homologação da delação premiada do seu ex-ministro Antônio Palocci. Ele contou ao Ministério Público, tim-tim por tim-tim, como Lula comandou esquema criminoso na Petrobras. Vem bomba.

 

PRIORIDADE

 O PT aposta em dois nomes à Assembleia Legislativa: "Francisco do PT", ex-prefeito de Parelhas; e Isolda Dantas, vereadora de Mossoró. Se fizer aliança com o PHS, os dois desistem.

 

 É NOTÍCIA

1 - A situação de animais em condições de rua será debatida nesta segunda-feira (25) em audiência pública na Câmara Municipal de Mossoró. A iniciativa é do vereador Genilson Alves (PMN).

2 - Aberto o prazo para que os alunos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do 2° semestre de 2018 se matriculem nas instituições escolhidas. Vai até quinta-feira (28). São ofertadas 57.271 vagas em 68 instituições. Acesse a página do Sisu.

3 - Hoje, tem mais uma noite do espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró, às 20h, no adro da capela de São Vicente. Depois, música ao vivo na Cidadela Junina.

4 - A Arena Deodete Dias tem hoje a segunda noite do Concurso Estadual de Quadrilha Tradicional, dentro do Mossoró Cidade Junina. Sete grupos se apresentam a partir das 20h.

5 - Hoje, acontece a tradicional procissão de São João Batista no bairro Doze Anos (zona sul de Mossoró) e a paróquia comemora 50 anos de fundação. É uma das mais antigas da Diocese de Mossoró.

Tags:

Coluna
César Santos
política
O Observador Político
eleições 2018
PR
PT
PP
Rosalba Ciarlini
João Maia

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO