Terça-Feira, 23 de abril de 2024

Postado às 08h30 | 26 Jun 2018 | Coluna César Santos - 26 de junho

Crédito da foto: Reprodução O eleitor não pode 'lavar as mãos' nas eleições gerais deste ano

LAVAR AS MÃOS NÃO RESOLVE

O segundo turno da eleição suplementar no Tocantins, realizada neste domingo, 24, foi marcada por forte apatia do cidadão-eleitor daquele estado. Mais da metade optou por ficar em casa ou anular o voto, numa demonstração de total repulsa à política e aos políticos.

Segundo números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 340 mil eleitores deixaram de votar, o que representa uma abstenção de 34,9%. Dos que foram às urnas, 151,5% anularam o voto – 23,6% dos votos válidos. E outros 16,7 mil votaram em branco, o equivalente a 2,6% dos votos. A soma revela que 52% dos eleitores não compareceram, anularam ou votaram em branco.

O que sobrou elegeu o empresário do ramo agropecuário Mauro Carlesse (PHS), que é deputado estadual, para governar o Estado de Tocantins até o dia 31 de dezembro. Ele obteve 75% dos votos válidos contra 25% do senador Vicentinho Alves (PR), o derrotado.

Daqui a pouco, o eleitor do Tocantins será convocado de novo para ir às urnas nas eleições gerais de outubro próximo, inclusive, vão votar para governador mais uma vez. Se o mau humor não mudar, teremos mais uma revoada de eleitores do palco eleitoral.

Há uma linha de raciocínio que aponta que o eleitor do Tocantins deu uma resposta, se ausentando das eleições suplementares, à decisão da Justiça Eleitoral de cassar o governador Marcelo Miranda, eleito no pleito de 2014. A maioria não aceitou a cassação, mesmo sabendo que Miranda cometeu crimes.

No entanto, não há uma precisão nesse sentido. O fato é que o eleitor evitou as eleições. Mais do que isso, apontou para o sentimento que parece atingir todo o País. Há um cenário de desprezo em relação à política e aos políticos nunca antes visto neste País. É consequência de tudo de ruim que está acontecendo no Brasil, principalmente sob o ponto de vista da ética e da moral na vida pública brasileira.

A Operação Lava Jato, que expôs as vísceras do monstro da corrupção, revelando a cara e a careta de políticos até então vistos como honestos, mexeu com o sentimento do cidadão de bem. A grande maioria perdeu as esperanças. Por consequência, desistiu do direito e do dever de escolha, pilares sagrados da democracia.

O grave é que desistir é tão perigoso quanto a escolha errada. O político sujo continuará na vida pública se o eleitor não comparecer às urnas para fazer a escolha certa. Portanto, mesmo desiludido, a melhor saída é exercer o seu dever nas eleições deste ano.

Lavar as mãos nunca foi a melhor saída. E não será.

 

FRASE

"Se Carlos Eduardo fechou chapa, o apoio do PSDB fica entre Robinson e Fábio."

GERALDO MELO - Pré-candidato ao Senado, sobre o candidato a governador do PSDB.

 

VIOLÊNCIA SEM FIM

 O Rio Grande do Norte ultrapassou a marca dos mil assassinatos antes de fechar o sexto mês do ano. Mossoró fechou o dia passado com 118 mortes violentas em 2018. A escalada da violência denuncia o fracasso no sistema de segurança pública e aponta para o caminho da impunidade. A polícia não tem nomes dos matadores ou sequer de suspeito pelos assassinatos.

 

INSEGURANÇA

 Mossoró começou a semana assombrada com a fuga de 14 detentos da Cadeia Pública Manoel Onofre. Eles fugiram pelo telhado, sem resistência, expondo a fragilidade no sistema prisional do Rio Grande do Norte. A Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJUC) emitiu nota "caldo de bila", sem explicar os fatos. Pior para o cidadão de bem, exposto à ação livre de elementos perigosos.

 

NEGÓCIOS À PARTE

 O empresário Wilson Rodrigues (WR) surpreendeu ao anunciar que vai apoiar Caramuru Paiva (PT) à Câmara dos Deputados, em detrimento do seu sócio Tião da Prest (PR), que também é pré-candidato a deputado federal. Recém-filiado ao PT, Wilson optou por fidelidade ao seu partido.

 

BOCA DA NOITE

 O pré-candidato a governador Carlos Eduardo (PDT) confirmou presença no Boca da Noite, evento que encerrará o Cidade Junina 2018 no próximo sábado, 30. Atende a convite da prefeita Rosalba Ciarlini (PP).

 

MAIS TRÊS

 O juiz Sérgio Moro condenou mais três elementos alcançados pela Lava Jato: o ex-gerente da Transpetro, José Antônio de Jesus; o empresário Luiz Fernando Nave Maramaldo e o engenheiro civil Adriano Silva Correia. Como não são políticos de fama, pouco se repercutiu, e ninguém ouviu os gritinhos histéricos de "é golpe".

 

NOVO "AMOR"

 O PSDB está livre para se aliar com o PSD do governador Robinson Faria. O PDT de Carlos Eduardo encontrou no Podemos, de Antônio Jácome, o novo "amor" para esquecer o tucanato. Será?

 

 É NOTÍCIA

1 - Nesta data, em 2000, o então governador Garibaldi Filho anunciava a obra de reconstrução do clube Aceu, pertencente à Uern. Dezoito anos depois, o velho prédio continua fechado e caindo aos pedaços.

2 - Há 49 anos, entrava em circulação o "Pasquim", semanário alternativo brasileiro. A princípio falava sobre sexo, drogas, feminismo e divórcio. Depois se tornou politizado na oposição ao regime militar. Saiu de circulação em 11 de novembro de 1991.

3 - O Rio Grande do Norte alcançou 90,7% do público-alvo da campanha de vacinação contra a influenza. Mossoró chegou a quase 100%. E quem não se vacinou pode ir ao posto de saúde. Ainda tem doses.

4 - A Finecap 2018 vai ter shows de Xand Aviões, Márcia Felipe, Os Nonatos, Avini Vinni, Solteirões e Zé Cantor, entre outros. A cidade de Pau dos Ferros ficará superlotada de 7 a 9 de setembro.

5 - O Rio Grande do Norte tem 6,5 mil pessoas aguardando cirurgia de catarata pelo SUS. E rezam para o Governo agilizar, já que tem recursos em caixa. A catarata é a principal causa de cegueira no país.

Tags:

Coluna César Santos
eleitor
Tocantins
corrupção
crise
insegurança
fuga
presídio
eleições 2018

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO