Sábado, 20 de abril de 2024

Postado às 10h30 | 27 Jun 2018 | Coluna César Santos - 27 de junho

Crédito da foto: Reprodução Eleiores terão salada de partidos e cores em todo o País

TODOS VÃO FICAR LIVRES

O DEM não terá candidato próprio à Presidência do Brasil. O sonho individual de Rodrigo Maia, o presidente da Câmara dos Deputados, não passou daí. Nem passaria. Ele não tem bagagem para um projeto de tal envergadura, embora reconheça-se no deputado carioca a habilidade para fazer política na sua casa parlamentar.

Sem candidatura própria, o DEM procura um postulante ao Planalto para apoiar. Pode ser Geraldo Alckmin, do PSD, ou Ciro Gomes, do PDT. Seguir o tucanato seria o caminho natural; os dois partidos são parceiros de longa data.

O cenário nacional deixa os democratas livres nos estados. Em português mais claro: o partido se coligará com quem bem entender, de acordo com os projetos e necessidades locais.

O senador Ronaldo Caiado, pré-candidato governador do Estado do Goiás, mandou o recado:

“Se o DEM optar por não ter um candidato próprio à Presidência da República, os diretórios do partido nos Estados ficarão liberados para seguir o caminho que for mais conveniente. O eventual apoio do DEM a outro candidato não vincula os Estados. Não tem nenhuma vinculação entre a posição que o partido vier a adotar nacionalmente e as campanhas estaduais. Zero. Em Goiás, nós não nacionalizamos a disputa.”

A bem da verdade, essa posição será de todos os partidos. Não há fidelidade, nem as siglas se importam com isso. Há interesses. E só.

Tem mais: os partidos vão priorizar a eleição de deputados federais, de olho no Fundo Partidário. Pouco se importarão, por exemplo, com disputas majoritárias nos estados. O Rio Grande do Norte é um exemplo disso. Legendas como PSDB, PP e PR estão buscando formalizar alianças que ofereçam chances de eleger os seus candidatos a deputado. O PSDB, inclusive, não esconde que a sua prioridade é essa, e só vai apoiar o candidato a governador que garantir a melhor chapa de deputados.

O PSDB quer renovar o mandato do deputado federal Rogério Marinho e dos oito deputados estaduais. O PP prioriza a reeleição do deputado federal Beto Rosado e o PR quer mandar de volta à Câmara o seu presidente estadual João Maia.

Essas siglas não querem saber de candidato ao Senado, embora o PSDB faça de conta que apoia o ex-governador e ex-senador Geraldo Melo, muito menos de postulantes ao Governo do Estado. Elas vão se coligar, oferecer tempo de rádio e televisão, mas não se engajarão, de forma efetiva, na eleição majoritária. Fato.

 

FRASE

"Tudo fica a critério dos Estados, de acordo com as situações regionais."

RONALDO CAIADO – Pré-candidato a governador de Goiás, sobre a posição do DEM nas eleições deste ano.

 

ROTATIVO

 A Rua Coronel Gurgel começa a receber sinalização para a implantação do estacionamento rotativo. A partir de agora, os condutores poderão estacionar durante 30 minutos com pisca-alerta ligado. O estacionamento rotativo vai funcionar a partir do cruzamento com a Av. Santos Dumont até o trecho que compreende a Rua Felipe Camarão. A fiscalização começará no dia 2 de julho.

 

BIBLIOTECA

 A Faculdade Diocesana de Mossoró está construindo a sua biblioteca numa área de 1.800 metros quadrados. As obras iniciadas devem ficar prontas em 2019. A partir daí, teremos a primeira Universidade Católica do Rio Grande do Norte, sob os cuidados do padre Charles Lamartine. A biblioteca receberá o nome Dom Mariano Manzana, bispo da Diocese de Santa Luzia.

 

NA MIRA

 A OAB/Mossoró convidou a vereadora de Natal e pré-candidata à Câmara Natália Bonavides (PT) para palestrar no II Fórum de Segurança Pública. Na última vez que debateu o tema, a petista chamou Maurílio Pinto de "um dos maiores criminosos do estado." O ex-delegado ficou conhecido e respeitado como "Xerife" justamente por combater a bandidagem nas décadas de 80/90.

 

FORA DE COMBATE

 Maurílio não respondeu ao ataque de Bonavides porque estava acamado com saúde bem delicada. Ele faleceu pouco depois do triste episódio. Coube às entidades de polícia defender a história de 50 anos do "Xerife" na segurança pública do RN.

 

AGORA VAI

 O vereador Flavinho Tácito (PPL) recebeu incentivo de amigos e correligionários e a bênção da Igreja para decidir que será candidato a deputado estadual. Decisão irreversível, jura.

 

MARTELO BATIDO

 O presidente Ezequiel Ferreira de Souza pretende anunciar na sexta-feira, 29, a aliança do PSDB com o PSD do governador Robinson Faria. Para viabilizar a reeleição dos deputados estaduais, justificará o líder tucano.

 

 É NOTÍCIA

1 - O bispo dom Mariano Manzana completou nesta terça-feira (26) 45 anos de ordenação sacerdotal. O religioso é bispo da Diocese de Mossoró desde o dia 17 de outubro de 2004.

2 - Hoje, completa 100 anos de nascimento de Guimarães Rosa, diplomata, novelista, contista, médico e um dos maiores escritores de todos os tempos deste país. Sua produção literária ambientava-se no sertão brasileiro, como o romance "Grande Sertão: veredas".

3 - A Funpec abriu processo seletivo para uma vaga de Assessor de Comunicação, com salário de 2.420,00. Podem concorrer jornalistas e publicitários. Inscrição pelo site www.funpec.br.

4 - Hoje, é ponto facultativo no serviço público por conta do jogo Brasil x Sérvia. Trabalho só de emergência. Em Mossoró, bares e restaurantes se programaram para receber quem não trabalha.

5 - O Rio Grande do Norte tem 118 mil crianças de até três anos fora de creches e escolas. Apenas 33% do público potiguar nessa faixa está matriculado, bem longe da meta de 50%.

Tags:

Coluna César Santos
sucessão estadual
partidos
coligações
OAB/Mossoró
Ezequiel Ferreira
Natália Bonavides

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO