Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 13h00 | 28 Jun 2018 | Coluna César Santos - 28 de junho

Crédito da foto: Ilustração Eleições 2018 movimentam os bastidores no RN

TODOS VÃO FICAR LIVRES – II

A campanha eleitoral deste ano, como já comentado neste espaço, na edição de ontem, será marcada por uma salada de partidos, letras, cores, ideologias e outros interesses. O jornalista Heitor Gregório, da Tribuna do Norte, expôs de forma mais clara como esse processo se dará no Rio Grande do Norte, baseado nas negociações de bastidores e construção de alianças.

Gregório escreve:

"Em um cenário político-eleitoral confuso e embaraçado, a eleição de 2018 no Rio Grande do Norte caminha a passos largos para um grande número de dissidentes internamente entre os partidos.

No MDB, o deputado estadual Nélter Queiroz, que disputará a reeleição, deverá apoiar o governador Robinson Faria (PSD), enquanto o seu partido fará aliança com o candidato a governador Carlos Eduardo (PDT), na chapa que terá o senador emedebista Garibaldi Filho. Mas Nélter terá a legenda para a sua candidatura.

O PR do ex-deputado federal João Maia, se for para Robinson Faria, terá um problema em Assú, não conseguindo unir no mesmo palanque, o deputado George Soares e o ex-prefeito Ivan Júnior (PSD).

Em Mossoró, deverá ocorrer o mesmo choque entre os empresários Tião Couto, Jorge do Rosário, ambos do PR, e a prefeita Rosalba Ciarlini (PP), seja no palanque de Robinson ou de Carlos Eduardo (PDT). João Maia, com a habilidade de sempre, entende as situações locais e não criará problema aos filiados-candidatos.

Passando pelo PSDB, aí o número de dissidentes será ainda maior se o partido for mesmo apoiar a reeleição de Robinson, como de fato vai. O deputado federal Rogério Marinho e os deputados estaduais Tomba Farias, Raimundo Fernandes, Gustavo Fernandes e Larissa Rosado poderão estar no palanque de Carlos Eduardo, dependendo das acomodações locais e condições de campanha. O presidente tucano, Ezequiel Ferreira de Souza, se comprometeu com todos, desde as recentes filiações, que respeitará a situação de cada um.

Aí chega no PSD, o partido do governador e do filho, o deputado federal Fábio Faria. Diferente dos já citados acima, esse ameaça não dar legenda a um dissidente que já surgiu: o deputado estadual Jacó Jácome, se o seu pai, deputado federal Antônio Jácome (Podemos), for disputar o Senado na chapa de Carlos Eduardo."

Robinson destoa do processo "democrático", como eles costumam falar, e não aceita a desobediência de um filiado do seu partido, mesmo recebendo apoio de desobedientes de outras siglas.

 

FRASE

"É o Supremo voltando a ser o Supremo."

GILMAR MENDES – Ministro do STF, um dia após a liberação do condenado José Dirceu.

 

NOVA MISSÃO

  O delegado especial Clayton Pinho está se transferindo para Brasília (DF), com a missão de integrar a coordenação da Força Nacional. Ele participará do trabalho de formação de equipes que reforçarão a segurança em estados como Rondônia e Ceará. Clayton foi responsável pela implantação da Força Nacional em Mossoró, e há vários anos atua em delegacias da cidade e da região.

 

TÚNEL DO TEMPO

  A Escola Ambulatório Padre Dehon, no Alto de São Manoel, completa hoje 65 anos de fundação. Nasceu pelas mãos virtuosas dos sacerdotes da Congregação Coração de Jesus, sob a direção do padre José Gusmão Barbosa. A escola recebeu, de imediato, 150 crianças pobres. A inauguração foi presidida pelo vigário geral da Diocese, Luís Ferreira Cunha, e pelo prefeito Vingt Rosado.

 

NOVO RUMO

 Avante e PRB não devem se coligar com PSD e PSDB em chapas proporcionais. As duas siglas decidiram fazer coligação entre elas, com a intenção de eleger, pelo menos, dois deputados estaduais. Com isso,  o governador Robinson Faria, se confirmado, não dará as duas "esteiras" prometidas aos deputados tucanos.

 

NOMINATA

 O Avante e PRB têm nominatas com certa densidade eleitoral, como o dr. Bernardo (ex-prefeito de Almino Afonso), Kléber (filho do dono da rede de farmácias Irmã Dulce), Bispo Francisco, ex-vereador natalense Júnior Grafith, entre outros. Coligação forte.

 

CONFIRMADO

 O ex-senador e ex-governador Geraldo Melo, em visita à região Oeste, confirmou que será candidato ao Senado na chapa do governador Robinson Faria (PSD). Espera que o PSDB anuncie a aliança nesta sexta-feira.

 

CANETADA

 O governador Robinson Faria (PSD) segue fazendo mudanças em sua equipe administrativa. Ele exonerou o subsecretário de Educação, Marino Azevedo, e nomeou para o cargo José Antônio Soares de Faria. Está tudo no Diário Oficial.

 

 É NOTÍCIA

1 - Nesta data, em 2002, o governador Fernando Freire desembarcava em Mossoró com o "Pão Vitaminado", na tentativa de "vitaminar" sua candidatura à reeleição. Pão por votos. Não deu certo. 

2 - O Governo do Estado assinou contrato com a empresa Controle do Espaço Aéreo e Aeroportos (INFRACEA), de Brasília, para administrar o aeroporto Dix-sept Rosado, de Mossoró. A empresa receberá o valor de R$ 93 mil mensais.

3 - A Petrobras anuncia aumento de 1,3% no preço da gasolina em suas refinarias. A partir de hoje, as bombas vão derramar o combustível nos tanques de carros com novos valores.

4 - Morreu nesta quarta-feira (27) em Brasília (DF) o jornalista mossoroense Luís Fausto. Estava hospitalizado havia dias com enfisema pulmonar.  Era filho do mestre do jornalismo Dorian Jorge Freire.

5 - O governador Robinson Faria assina ordem de serviço para reforma do Teatro Alberto Maranhão, que está fechado desde o primeiro ano do seu governo, em 2015. Obra de R$ 2,2 milhões.

Tags:

Coluna César Santos
partidos
eleições
coligações
Escola Padre Dehon
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO