Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 07h00 | 01 Jul 2018 | Coluna César Santos - 1o de julho

Crédito da foto: Ilustração Alianças politicas estão sendo fechadas

SUCESSÃO ESTADUAL

 

Daqui a 19 dias, terá início o período das convenções partidárias para a escolha dos candidatos a presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal, deputado estadual ou distrital. Entre 20 de julho e 4 de agosto, as candidaturas e as coligações serão definidas.

A sucessão estadual do Rio Grande do Norte entra no período de afunilamento com os times ainda sendo desenhados, porém os traços apontam para a formação de palanques que, guardadas alterações pontuais, deverão ser confirmados nas convenções.

A disputa ao Governo deverá ter no pelotão principal quatro candidatos:

1 – Governador Robinson Faria (PSD), que tentará a reeleição;

2 – A senadora Fátima Bezerra (PT), que representa a oposição de esquerda ao governo atual;

3 – Ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT), representante da oposição de centro;

4 – Ex-prefeito de Olho D’Água do Borges Breno Queiroga (Solidariedade), que ergue a bandeira do “novo” como alternativa ao eleitor.

O quinto nome seria do atual vice-governador Fábio Dantas (PSB), porém ele não conseguiu viabilizar o projeto eleitoral, nem nas articulações políticas, muito menos junto ao eleitor. Dantas, segundo todas as pesquisas realizadas, registradas na Justiça Eleitoral e divulgadas, não conseguiu alcançar 2% da intenção de votos. Logo, está fora do páreo sucessório estadual.

As atenções neste momento se voltam para a costura de bastidores que visa à formação do melhor palanque possível. Deve ser observado que as tratativas majoritárias estão agregadas à formação das chapas proporcionais, com prioridade para a disputa à Câmara dos Deputados. Os partidos que não terão candidaturas próprias ao Governo negociam alianças que permitam boas possibilidades de eleição de deputados federais. Exigência da cláusula de barreira.

Foram essas exigências que colocarão o PSDB junto a Robinson e o Podemos e Pros no palanque de Carlos Eduardo. Também são os interesses proporcionais que emperram a formação da chapa do PT, que prioriza os candidatos a deputado em detrimento da candidatura majoritária de Fátima Bezerra.

Robinson e Carlos Eduardo trabalham melhor nos bastidores. Fátima tem dificuldade; e Breno Queiroga não se importa com alianças; seu partido optou por carreira solo nestas eleições.

 

FRASE

"A nova Ale vai ser conectada a uma rede global de commodities."

MARCELO ALECRIM – Fundador da Ale Combustíveis, ao confirmar venda de 78% à empresa anglo-suíça Glencore.

 

ALÔ, SAÚDE!

 O corte de linhas telefônicas em repartições públicas estaduais está próximo de completar um mês. O Governo alega que tem dinheiro para pagar a conta. Por consequência, setores essenciais como saúde sofrem com a deficiência do serviço. Alguns setores improvisaram chips para não comprometer ainda mais. É o caso do Hemocentro, para manter o setor de bolsas de sangue.

 

PARADO

 O país para no primeiro expediente desta segunda-feira (2), para assistir ao "mata-mata" entre Brasil e México. Bancos fechados, comércio parado, indústria lenta, setor públicos funcionando apenas com serviços essenciais e de emergência. O Brasil de Neymar encara o fraco México a partir das 11h. Deve passar com facilidade para as quartas de final da Copa do Mundo na Rússia.

 

ZONA PROIBIDA

 Numa área do bairro Alto da Conceição (zona sul de Mossoró), é proibido motoqueiro usar capacete e carro circular com vidro escuro (fumê). A bandidagem entende que é inimigo e reage à bala. Inclusive, existe uma parede pichada com o alerta. É a bandidagem ditando a lei.

 

RETRATO DO CAOS

 Está faltando comida para os praças do II Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sede em Mossoró. Por consequência, o refeitório foi desativado nos últimos dias. Os praças já sofrem com atraso de salários e, até hoje, não viram a cor do décimo terceiro salário do ano passado.

 

ALERTA

 O vereador Leomar Ferreira de Souza, "Mazinho de Louro", da cidade de Alexandria, morreu com o vírus da H1N1. Ele estava internado em Mossoró. O caso acende o sinal vermelho no Alto Oeste, onde existe incidência da H1N1. Mazinho tinha 45 anos e cumpria o terceiro mandato na Câmara.

 

NEGÓCIO

 O empresário Marcelo Alecrim vendeu 78% da Ale Combustíveis à empresa anglo-suíça Glencore. Negociação da ordem de R$ 2,17 bilhões. Alecrim continuará na Ale, com 22%.

 

 É NOTÍCIA

1 - O desemprego ficou em 12,7% no trimestre encerrado em maio, atingindo 13,2 milhões de brasileiros. E a população empregada soma 90,9 milhões de pessoas. A crise continua.

2 - Jogão de bola entre França e Argentina. Sete gols, com a vitória dos franceses por 4 a 3 e show de Mbappé, craque de 19 anos de idade. Finalmente, começou a Copa do Mundo da Rússia para quem gosta do bom futebol. Que o Brasil honre a camisa amanhã.

3 - Os efeitos da greve dos caminhoneiros continuam assombrando a economia brasileira. A previsão de inflação para o ano foi a 4,2% e o crescimento do PIB desceu para 1,6%. Segure o bolso.

4 - Lançada nova edição da revista Acontece, que publica em suas páginas amarelas entrevista com a prefeita Rosalba Ciarlini (PP). Acontece tem assinatura de Neide Carlos/Marcelo Bento.

5 - Começam nesta segunda-feira (2) as apresentações do 16° Seminário Literário do Colégio Mater Christi, que neste ano mergulha na cultura afro-brasileira. No Teatro Dix-huit Rosado, às 18h.

 

Tags:

Coluna César Santos
Robinson Faria
Carlos Eduardo
Fátima Bezerra
Breno Queiroga
sucessão estadual

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO