Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 09h45 | 07 Jul 2018 | Coluna César Santos - 7 de julho

Crédito da foto: Reprodução Senadora Fátima Bezerra é pré-candidato ao governo do RN

SEM GANA DE VENCER

A senadora Fátima Bezerra vem liderando as pesquisas desde que foi lançada pelo PT ao Governo do Estado, isso há quase dois anos. Na última pesquisa publicada, pelo Instituto Consult/Blog do BG de Natal, ela aparece com 26% da intenção de votos, 10 pontos a mais do que o segundo colocado, o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT), que tem 16%; e cerca de 17 pontos à frente do governador Robinson Faria (PSD), terceiro colocado, com 9,47%.

A liderança de Fátima, que se diga, não exigiu dela nenhum esforço. A petista não fez campanha até aqui, não andou o Rio Grande do Norte e pouco é vista no Estado. Quando aparece, evita discutir os problemas que castigam os norte-rio-grandenses, preferindo o discurso nacional do seu partido: “Lula livre”, “é golpe”, “Fora Temer”, “Governo golpista” e outras ladainhas do tipo.

Fátima Bezerra também pouco se envolveu nas articulações para construção de um palanque forte. Transferiu a responsabilidade para o seu partido que, claramente, prioriza a eleição proporcional, que visa mandar o deputado estadual para Câmara dos Deputados e eleger o substituto de Mineiro na Assembleia Legislativa.

A forma como o PT escolheu o candidato a vice-governador na chapa de Fátima é como se não tivesse nem aí para a disputa majoritária. Antenor Roberto, presidente estadual do PC do B, não tem qualquer capilaridade político-eleitoral para somar. Ele sequer é conhecido do grande público. A última vez que disputou uma eleição foi no final da década de 90, quando tentou se eleger deputado federal, sem sucesso.

O melhor nome seria o do ex-candidato a prefeito de Mossoró, professor e geólogo Gutemberg Dias, no entanto, prevaleceram os interesses proporcionais e individuais de petistas. Não é só isso. O PT já havia rejeitado o segundo maior colégio eleitoral do RN, Mossoró, quando não aceitou aliança com o PP da prefeita Rosalba Ciarlini. Fátima gostaria de ter Rosalba no seu palanque, mas foi voto vencido, porque o PP supostamente tiraria a possibilidade de eleição de Mineiro à Câmara Federal, com o deputado mossoroense Beto Rosado.

É irracional uma candidatura ao governo não ter palanque na segunda maior cidade do estado, que funciona como caixa de ressonância em toda a região Oeste, Salineira, Vale do Açu e Região Central. O PT não quis saber.

O sentimento que passa é que Fátima Bezerra está sem gana para vencer o pleito, sem interesse de governar o RN. A candidatura é apenas um mal necessário.

 

FRASE

"Foi uma grande surpresa. A nossa militância ficou desestimulada."

GUTEMBERG DIAS – Ex-candidato a prefeito, sobre a escolha de Antenor Roberto para vice de Fátima Bezerra.

 

NORDESTÃO

 Mossoró recebe neste fim de semana o Nordestão de Quadrilhas Juninas, o mais tradicional concurso do gênero do Norte e Nordeste. 11 grupos participarão do evento, representando os estados da região. As apresentações terão início hoje, às 20h, na Arena Deodete Dias, no Corredor Cultural (Av. Rio Branco). O Nordestão está inserido na edição 2018 do Mossoró Cidade Junina.

 

BARNABÉS

 O Governo do Estado conclui na terça-feira, 10, o pagamento da folha salarial do mês de junho. Mais de R$ 370 milhões injetados na economia potiguar. Com isso, fica faltando o 13º salário de 2017 para colocar a folha de pessoal em dia. O governo trabalha para cumprir o compromisso em agosto. O governador Robinson Faria (PSD) espera mudar o mau humor dos barnabés.

 

ABATIDO

 A escolha de Roberto Antenor, presidente estadual do PC do B, para vice-governador na chapa de Fátima Bezerra (PT) criou clima negativo no partido em Mossoró. Não por resistência a Antenor, mas da forma como foi feita, já que a escolha se daria na reunião deste domingo, 8, em Natal. Os camaradas estão abatidos.

 

SEGUE

 Gutemberg Dias, em contato com a coluna, afirmou que não discute mais a questão majoritária, por entender que a decisão de 'cima para baixo' é irreversível. Ele, que seria o nome para compor com Fátima, agora vai se dedicar à pré-candidatura a deputado estadual.

 

CAFEZINHO

 O vereador Alex Moacir (MDB) tomou o "Cafezinho com César Santos". Política na pauta. A entrevista será publicada no JORNAL DE FATO deste domingo (8) e no portal www.defato.com.

 

NO AR

 A Azul já registrou 781 embarques de passageiros e 790 desembarques desde que inaugurou o trecho comercial Mossoró/Recife, em 13 de junho. A média é de 70 passageiros por voo. Os números sugerem que a linha comercial está consolidada.

 

 É NOTÍCIA

1 - Há oito anos, a Casa de Saúde Dix-sept Rosado, em Mossoró, passava a ser o único hospital do interior do RN habilitado pelo SUS para cirurgias cardíacas e de alta complexidade.

2 - Hoje, completa 61 anos da estreia de Pelé na Seleção Brasileira. Tinha apenas 17 anos quando foi convocado pelo técnico Sílvio Pirilo para o amistoso contra a Argentina. O Brasil perdeu por 2 a 1, mas o gol foi de Pelé, no Maracanã.

3 - A exposição "O Mundo Jurássico" chama a atenção da praça de alimentação do Partage Shopping Mossoró. Réplicas de dinossauros em tamanho real fazem o maior sucesso. Confira, das 10h às 22h.

4 - O Carnapau 2018 segue hoje na cidade de Pau dos Ferros com o "gigante" com o cantor baiano Durval Lelys e amanhã tem Babado Novo. A capital do Alto Oeste potiguar está superlotada.

5 - Quase 5 mil estudantes de escolas públicas fazem prova do ProITEC neste domingo, 8. A prova acontecerá das 13h às 17h. Os locais de provas estão nos cartões dos candidatos. Fique atento.

Tags:

Coluna César Santos
Fátima Bezerra
PT
Antenor Roberto
PC do B
eleições
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO