Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

Postado às 07h30 | 08 Jul 2018 | Coluna César Santos - 8 de julho

Crédito da foto: Reprodução "campo de cruzes" representa a violência que tomou conta do RN

RIO GRANDE DE MORTE

O músico e empresário Leandro Pereira Holanda tinha apenas 37 anos de idade. Cheio de saúde, cheio de planos, cheio de vida. Quem o conhecia, não tinha outro conceito: era gente boa demais. O seu talento era conhecido nos shows da banda mossoroense Inala.

Na noite de sexta-feira, 6, ele foi surpreendido por assaltantes. Atingindo por três tiros, não suportou a crueldade do gatilho e morreu antes de ter chegado à Unidade de Pronto-Atendimento do Alto de São Manoel (zona leste de Mossoró).

Familiares, amigos e fãs da banda Inala choram a sua morte e Mossoró derrama lágrimas diante de uma terra coberta de sangue.

Leandro Pereira foi a oitava vítima de latrocínio (assalto seguido de morte) em 2018 e a 132ª morte violenta no ano. Esse número subiu para 133 até o fechamento da edição, por volta das 11h deste sábado (7).

Segundo levantamento feito pelo site especializado em notícias policiais “O Câmera”, Mossoró já vive o ano mais violento de sua história. São 133 assassinados entre 1° de janeiro e 7 de julho. Essa marca foi alcançada no ano passado somente no dia 17 de julho, que já havia batido todos os recordes negativos.

A continuar os bandidos levando vantagem sobre o aparelho de segurança pública, tendo o cidadão como alvo, certamente Mossoró fechará o ano com recorde em mortes violentas. A projeção de especialistas, com base nos números atuais e na média de assassinados por dia, aponta para mais de 260 mortes violentas até 31 de dezembro de 2018. No ano passado, foram contados 249 assassinatos.

O cenário também é grave em todo o estado do Rio Grande do Norte. Neste ano, já foram registradas cerca de 1.040 mortes, devendo essa soma ser superada no fim de semana. É provável que 2018 supere os 2.405 assassinatos de 2017.  

Os recordes batidos são como um tapa na cara do governador Robinson Faria (PSD), que prometeu em campanha, e quando assumiu o cargo em 1° de janeiro de 2015, de ser o “governador da segurança”. Disse que havia estudado e se preparado para a missão; viajou a Bogotá para importar o projeto de segurança colombiano, com direito a entrevistas, releases e fotos distribuídas nas redações. Só moganga.

Não resolveu nada porque não sabia nada. Nas mãos de Robinson, o RN vive o caos na segurança pública, acumulando recordes de assassinatos, roubos, assaltos, arrombamentos e arrastões.

Completo fracasso.

 

FRASE

"Eu me preparei para ser o governador da segurança do Rio Grande do Norte."

ROBINSON FARIA – Na campanha eleitoral de 2014.

 

CELINA GUIMARÃES

 Nesta segunda-feira, 9, completa 46 anos da morte da primeira mulher eleitora do Brasil e da América do Sul. Celina Guimarães, que exerceu o voto em Mossoró,  faleceu em Belo Horizonte (MG). Ela também foi a primeira mulher a possuir conta bancária e apitar um jogo de futebol. Era natalense, mas adotou Mossoró como a sua terra, cidade que lhe rende todas as homenagens.

 

MERCADO PÚBLICO

  O Mercado Público Central "Manoel Teobaldo dos Santos" passará por obras de reforma. A Prefeitura de Mossoró lançou o edital de concorrência. Trata-se de uma necessidade antiga, uma vez que o espaço comercial encontra-se bastante avariado. O mercado do Bom Jardim também será reformado, assim como o mercado do Alto da Conceição já se encontra em obras.

 

APTO

 O capitão Styverson Valentim se afastou de suas funções profissionais para cumprir prazos do calendário eleitoral. Por consequência, mantém acesa a chama de uma possível candidatura ao Senado Federal. Decidirá em 15 dias, segundo ele.

 

BEM NA FITA

 Styverson apareceu com 11,24% da intenção de votos na pesquisa Consult. Colado com o líder senador Garibaldi Filho (MDB) e a deputada Zenaide Maia (PHS), que têm 14,12% e 12,88%, respectivamente. Os números, porém, são vistos com reserva. O capitão caminha para vestir camisa do Solidariedade.

 

CHAPA FECHADA

 O PT vai indicar o médico infectologista Alexandre Motta ao Senado. Assim, a chapa PT/PC do B/PHS fica praticamente completa: Fátima Bezerra ao Governo; Antenor Roberto para vice-governador; Alexandre e Zenaide Maia ao Senado.

 

IMPACTO

 Quando passar as eleições, o Congresso Nacional vai aprovar a medida provisória 827/2018, que estabelece piso salarial de R$ 1.550,00 para agentes de saúde, escalonado em quatro vezes. Para valer em 2019. Os prefeitos já estão apavorados.

 

 É NOTÍCIA

1 - Parte do Alto da Conceição e a Rua Coronel Gurgel amanhecem a segunda-feira, 9, sem energia elétrica. A Cosern desligará a rede para realizar trabalho de melhoria. Das 8h às 13h.

2 - Se vivo estivesse, o médico e empresário Milton Marques de Medeiros completaria 78 anos nesta segunda-feira, 9. Ele faleceu em 22 de abril de 2017. Milton foi fundador do São Camilo, reitor da Uern e fundador-presidente do sistema de comunicação TCM/95.

3 - De um "trabalhador" após a eliminação do Brasil: "Terça-feira, eu não quero saber. Trabalho até 12h e, depois, churrasco e cerveja. Eu não vou me prejudicar pelo erro dos outros." Genial.

4 - A paralisação do poço 27 deixará sem água os moradores do Rincão, Vingt Rosado, Alto da Pelonha, Parque Universitário, Costa e Silva e Pintos. Semana seca. Mas, a conta chegará.

5 - O Nordestão de Quadrilhas Juninas terá a final na noite deste domingo, 8, na Arena Deodete Dias, no Corredor Cultural de Mossoró. Onze grupos do Norte e Nordeste na disputa..

Tags:

Coluna
César Santos
insegurança
violência
Rio Grande do Norte
Capitão Styvenson Valentim
Robinson Faria
Celina Guimarães
mercado público
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO