Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 10h00 | 09 Jul 2018 | 'Apoiarei quem se comprometer com Mossoró e região', diz Alex

Crédito da foto: Câmara Municipal de Mossoró Vereador Alex Moacir é líder da bancada governista

O vereador Alex Moacir (MDB) solicitou ao governador Robinson Faria (PSD) a suspensão da cobrança do ICMS da indústria salineira por 90 dias. No seu entendimento, período em que o setor terá a possibilidade de se refazer dos transtornos econômicos provocados pela recente greve dos caminhoneiros.

O emedebista reconhece a força da indústria salineira como uma das atividades econômicas mais importantes de Mossoró e do Rio Grande do Norte, por isso, levanta a bandeira de luta na Câmara Municipal.

O líder da bancada governista, cumprindo o segundo mandato, tomou o Cafezinho com César Santos, quando falou sobre a luta da indústria salineira e de outros setores vitais da economia local e estadual. Também falou política, afirmando que, antes de definir seus candidatos nas eleições deste ano, vai ouvir os correligionários, amigos e a prefeita Rosalba Ciarlini (PP).

 

A GREVE dos caminhoneiros agravou a crise na indústria salineira potiguar em razão do frete, o que tem impedido o escoamento natural da produção. O senhor sugeriu ao Governo do Estado a suspensão temporária do ICMS às empresas produtoras, reforçando pleito dos moageiros. Há a possibilidade de isenção?

SOLICITEI ao governador Robinson Faria a suspensão da cobrança do ICMS da indústria salineira por 90 dias em razão dos transtornos ocasionados pela greve dos caminhoneiros. Após esse prazo, o valor apurado seria parcelado em seis meses. Essa é a reivindicação da indústria salineira, que a Câmara Municipal está apoiando através do nosso mandato.

 

A INDÚSTRIA salineira gera emprego e renda e é uma das atividades econômicas mais antigas de Mossoró e região. Mesmo com essa importância, o setor é pouco beneficiado por políticas de governo. Por que isso acontece e o que fazer para mudar esse cenário?

A INDÚSTRIA salineira é a força motriz da economia de Mossoró e região. Essa importante atividade econômica sofre há tantas décadas com perseguição dos órgãos ambientais, da falta de estrutura rodoviária e marítima para escoar o sal produzido, entre outros. Isso acontece pela total falta de apoio da classe política do nosso estado. Para mudar esse cenário, temos de eleger para a Câmara Federal, Assembleia Legislativa e Governo do Estado pessoas comprometidas com a indústria salineira e com os empregos por ela gerados. Como se diz aqui na nossa cidade, "quando o sal vai bem, Mossoró vai bem", por isso a nossa preocupação em preservar e defender essa importante atividade econômica do nosso estado.

 

A CÂMARA Municipal tem sido atuante em defesa não apenas da indústria salineira, mas dos setores vitais da economia local? De que forma?

OS TRÊS pilares que movem a nossa economia são: sal, petróleo e fruticultura. Com a redução de investimentos por parte da Petrobras, a nossa economia foi bastante afetada na redução das vagas de trabalho e geração de renda. Para se ter uma ideia, o setor salineiro é responsável por gerar 15 mil empregos diretos, chegando até 50 mil indiretos, contribui com 3,5% do produto interno bruto (PIB) da economia do Rio Grande do Norte, embarca 350 carretas de sal diariamente, representa aproximadamente 370 mil toneladas por mês. Para se ter ideia da importância apenas de um desses pilares econômicos. A Câmara Municipal tem sido palco de debates em busca de soluções para defender e fortalecer os pilares da nossa economia. Obviamente que precisamos que outros atores, como: associações de classe, clubes de serviço, nossa bancada estadual e federal, se unam em defesa desses pilares da nossa economia.

 

É DE sua autoria o projeto de lei que estabelece que artistas mossoroenses sejam contratados para as festas de abertura e encerramento do Mossoró Cidade Junina. Esse incentivo aos artistas locais já refletiu na edição do MCJ de 2018?

A LEI está em vigor desde 2016 e vem sendo executada desde então, com artistas locais se apresentando por forca dessa lei nos principais eventos culturais promovidos pela Municipalidade, valorizando e reconhecendo os talentos mossoroenses. Percebendo que muitos cantores e bandas mossoroenses não tinham espaço para apresentar sua arte, encampei essa luta em prol dos nossos artistas.

 

OUTRO projeto de valorização da cultura local é o que visa à divulgação da biografia das personalidades que denominam as escolas municipais. O resgate e a valorização da história de Mossoró têm sido levados a termo?

O QUE me motivou a apresentar esse projeto foi que, visitando algumas escolas públicas, percebi que muitos alunos e funcionários não sabiam por que a escola tinha como patrono determinada pessoa. O intuito do projeto é fazer que a comunidade escolar conheça a biografia do patrono da instituição e se inspire com sua história de vida e seus exemplos. Tem sido executado pelo nosso mandato resgatando a história desses valorosos mossoroenses, em parceria com o Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP).

 

O SENHOR cumpre o segundo mandato na Câmara, e já foi eleito o vereador mais atuante. Essa performance não o incentivou para ser candidato a cargo eletivo em âmbito estadual?

RECEBI alguns convites que me deixaram bastante lisonjeado, mas entendo que este ainda não é o momento para um alçar um voo mais alto.

 

COMO líder da bancada governista na Câmara Municipal, é possível pontuar erros ou ineficiências no governo municipal ou a gestão Rosalba Ciarlini tem cumprido o seu dever?

PARA mim, é uma honra ser líder de um governo sério, ético e honesto como o da prefeita Rosalba. A prefeita tem se esforçado bastante para, num cenário de muitas adversidades, resgatar a saúde financeira da Prefeitura e a credibilidade junto a fornecedores e servidores e tem conseguido com o pagamento dos funcionários em dia e com a ampliação e melhoria dos serviços básicos. Até agora, o governo da prefeita Rosalba tem cumprido com o que foi apresentado em praça pública. É preciso avançar nas obras e serviços sim, e isso está sendo feito dentro de um planejamento, respeitando o orçamento municipal.

 

O SENHOR já decidiu a sua posição nas eleições deste ano?

NESTE ano, apoiarei quem se comprometer com a nossa cidade e região, com nossos pilares econômicos e apresentar um projeto exequível para o nosso município. Vou conversar com amigos e colaboradores e, obviamente, também ouvirei a prefeita Rosalba antes de tomar qualquer decisão.

Tags:

Alex Moacir
vereador
MDB
eleições
indústria salineira
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO