Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 09h00 | 12 Jul 2018 | Coluna César Santos - 12 de julho

Crédito da foto: Arquivo Prédio da Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

RESPEITE A NOSSA UERN

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte se instala hoje em Mossoró para comemorar os 50 anos de fundação da Universidade do Estado (UERN). A sessão solene no auditório do Campus Central, a partir das 10h, vai homenagear personalidades que tiveram papel importante na criação e consolidação da instituição, dentre eles o padre educador Sátiro Cavalcanti Dantas.

A iniciativa da deputada Márcia Maia (PSDB) é louvável e merece o aplauso. E a sociedade tem por dever se fazer presente na sessão solene, e mostrar que a instituição de ensino superior representa não apenas o futuro de jovens estudantes, mas em especial a história de luta de um povo que fez nascer e crescer uma Universidade de larga importância social.

É o momento ideal para a sociedade mossoroense, oestana e norte-rio-grandense afirmar aos parlamentares e à classe política, que certamente se fará presente, que não aceita qualquer movimento que venha a colocar sob ameaça a universidade pública. A sociedade deve exigir o compromisso de todos, e num grito só ordenar que deixem a Uern em paz.

É agressivo o movimento de destruição da Universidade de Mossoró e do RN orquestrado por parte da elite política que não conhece a história e não reconhece a importância da Uern. É agressivo ouvir, e não se revoltar, quando alguma autoridade levanta a tese de que a instituição é cara para o Estado, sugerindo que ela é responsável pela irresponsabilidade de gestores públicos com a saúde fiscal do Rio Grande do Norte.

Não, a sociedade não deve aceitar isso. A sociedade deve exigir mais respeito, mais compromisso, mais investimentos para fazer crescer ainda mais a nossa Universidade que hoje conta com dez faculdades distribuídas no Campus Central e em seis campi avançados e que todos os anos oferecem ao mercado de trabalho jovens preparados para áreas vitais.

A sociedade precisa dizer aos deputados e aos políticos que estarão hoje na fila de frente, que a Uern, com o seu curso de Direito, alcançou índice de aprovação de 65,38%, sendo a instituição estadual com o melhor desempenho no Nordeste.

Então, chega de agredir a Uern; chega de tramar contra a Uern; chega de desrespeitar a Uern; chega de culpar a Uern pela falta de gestão com as contas públicas. Basta! Respeitem a nossa única instituição pública estadual de ensino superior.

E que a homenagem aos 50 anos não se resuma a discursos e aplausos ocasionais.

 

FRASE

"Se eu for preso, o meu medo é perder Marcela."

MICHEL TEMER – Presidente da República, enrascado em casos de corrupção, temendo ficar longe da bela recatada do lar.

 

MAIS UM

 Os bandidos mataram o sargento da PM Jailson Cipriano da Silva. Ele tinha 56 anos. O policial reagiu a um assalto na cidade de Extremoz, quando foi abatido à bala. O RN conta 18 policiais assassinados no ano. Também ontem os bandidos assaltaram o caminhão dos Correios na BR-304. Levaram tudo. A polícia, até aqui, não tem nem rastro. É a insegurança castigando o RN.

 

ODONTOLOGIA

  O Instituto de Ensino e Pesquisa Oral Clínica, de Mossoró, realiza nesta quinta-feira, 12, um curso de atualização em Implantes Dentários. O curso é destinado aos profissionais que atuam na área da implantodontia, ministrado pelo professor doutor Gustavo Grego, um dos mais renomados do Brasil na área. Uma cirurgia de implante será transmitida ao vivo. Das 14h às 20h.

 

CORRENTE DO BEM

 O deputado Beto Rosado (PP) usa as redes sociais para uma corrente do bem. Lançou em seu Instagram a campanha de doação à Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer, com detalhe: a cada R$ 50 doados, o parlamentar doa o mesmo valor. A campanha seguirá até alcançar R$ 10 mil. Acesse: @beto.rosado.

 

VIROU BAGUNÇA

 Depois da lambança intencional do desembargador Rogério Favreto, que produziu o vaivém da prisão de Lula, 143 pedidos de liberdade do ex-presidente desembarcaram na mesa da ministra Laurita Vaz, presidente do STJ. Ela negou todos.

 

VEJA SÓ

 Dos 700 mil presos no Brasil, 40% sequer têm direito a uma audiência de custódia. Os números foram destacados pela pré-candidata à presidência do Brasil Vera Lúcia, do PSTU, para questionar quem acha que o ex-presidente Lula está injustiçado. Ela lembra que o petista é defendido pelos mais caros juristas do País.

 

EM TEMPO

 Os advogados de defesa de Lula já fustigaram a Justiça com mais de uma centena de recursos, fora a iniciativa de correligionários.

 

 É NOTÍCIA

1 - O Restaurante Popular, do Governo do RN, chegou a Mossoró nesta data, em 2002, pelas mãos do então governador Fernando Freire, hoje preso, com o nome de "Barriga Cheia".

2 - Hoje, faz 40 anos da morte de Sebastião Maltez Fernandes, médico e político respeitado em toda a região Oeste. Foi prefeito em Caraúbas e exerceu a medicina em Mossoró, onde ajudou a fundar a Casa de Saúde e Maternidade Santa Luzia.

3 - Pelé se tornava o "Rei do Futebol" nesta data, em 1980, quando o jornal francês Paris Match o elegeu o Atleta do Século. Escolha feita por jornalistas de 19 países. Rende até hoje.

4 - A Croácia, de Modric, e a França, do craque Mbappé, chegam à final da Copa do Mundo da Rússia com méritos. Foram as melhores seleções. Agora é esperar o domingo de emoções.

5 - Os hotéis e pousadas de Martins não têm mais reservas para o Festival Gastronômico, que acontecerá entre os dias 20 e 22 deste mês. Os turistas vão subir a serra mais aconchegante do RN.

Tags:

Coluna
César Santos
Uern
50 anos
Universidade
Mossoró
Assembleia Legislativa
Beto Rosado

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO