Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

Postado às 09h45 | 14 Jul 2018 | Coluna César Santos - 14 de julho

Crédito da foto: Cedida Palácio José Augusto - sede da Assembleia Legislativa do RN

SAINDO DO ENORME ARMÁRIO

Veja esta lista:

1 - Amaro de Souza Marinho Neto; 2 - Angelina Ângela de Oliveira Sales; 3 - Anselmo Costa Dias (irmão do prefeito Álvaro Dias); 4 - Antônio Jonas da Costa; 5 - Carlos José Pereira Mendes (ex-marido da deputada Márcia Maia); 6 - Cledionor Francisco de Mendonça; 7 - Débora Kátia Medeiros de Morais (secretária do governador Robinson Faria); 8 - Elisama Gomes da Silva; 9 - Elione Fernandes de Oliveira; 10 - Francisco Emerson Varela; 11 - Francisco Gilson de Moura (ex-deputado); 12 - José Dias de França; 13 - Lázaro Nunes Torquato; 14 - Leisia Maria Galvão de Araújo; 15 - Lúcia de Fátima Serejo Gomes (esposa do jornalista Vicente Serejo); 16 - Naide de Sá Dantas Tavares da Silva; 17 - Nélson Hermógenes de Medeiros Freire (ex-deputado e ex-presidente da Assembleia); 18 - Newton Coelho de Medeiros (dono da Construtora Coegen é acionista da Casa de Saúde São Lucas); 19 - Raimundo Marcos Rufino; 20 - Rejane Ferreira Oliveira; 21 - Sílvio de Freitas Diniz Neto; 22 - Tânia Maria Pinto Martins; 23 - Virgílio Otávio Pacheco Dantas Neto; 24 - João Maria Trajano Silva; 25 - Luzia de Souza e Silva Azevedo; 26 - Kécia Maria Soares Abdon; 27 - Gleire Belchior de Aguiar Bezerra; 28 - Maria das Graças Gurgel de Faria Diniz; 29 - Carlos Antônio Bezerra da Cunha.

E mais:

30 - Flávio Delano Dias do Rego; 31 - Hebert Costa Gomes; 32 - Maria Goretti de Paiva Andrade Neto; 33 - Sérgio Coelho de Melo Lima; 34 - Sérgio Eduardo da Costa Freire (atual procurador geral da Assembleia, ex-presidente da OAB, irmão do vereador e próximo presidente da Câmara Municipal Paulinho Freire); 35 - Ana Lydia Farias Monteiro Pereira Gomes; 36 - Geraldo Galvão Gordim Filho; 37 - José Eduardo Fassanaro do Monte; 38 - Kadya Rosely Varela da Fonseca; 39 - Valdir Medeiros da Nóbrega; 40 - Ana Izabel da Costa Ferreira; 41- Celina Maria Marinho Ramos (esposa do ex-prefeito de Natal e ex-deputado federal Marcos Formiga); 42 - Hermano José Ferreira de Souza; 43 - Jarbas Lula de Queiroz (irmão do deputado Nélter Queiroz); 44 - Jariane Câmara Costa Teodoro; 45 - Joaquim Evaristo Guimarães Neto; 46 - Jorge Célio da Costa Lima (Jorge Fuleira); 47 - José Geraldo de Araújo; 48 - Kelly Cristina Veras Dias; 49 - Lúcio de Medeiros Dantas Júnior; 50 - Luiz Gonzaga Freire; 51 - Maria de Fátima Benedito Fernandes; 52 - Maria das Graças Albuquerque Cavalcante; 53 - Nadja Cristina Diógenes; 54 - Nia Cristina Diógenes Torquato; 55 - Noya Maria Dias Florêncio Leite (prima do prefeito Álvaro Dias); 56 - Robertina Pinheiro de Macedo; 57 - Sebastião Batalha Filho; 58 - Silvana Fernandes Lacerda.

Se está pensando que é um listão de aprovados em concurso público, enganou-se. Trata-se da primeira leva de exoneração de detentores de cargos comissionados na Assembleia Legislativa. Todos entraram pelo critério QI – quem indica.

O TCE-RN recomendou a exoneração de 1.123 comissionados. Fique de olho.

 

FRASE

"Chega uma hora em que a luta fica quixotesca. Chega. Jogamos a toalha."

FLÁVIO ROCHA – Empresário, ao anunciar a retirada da pré-candidatura à Presidência do Brasil.

 

SEU BOLSO

 A gratuidade do pagamento da conta de luz para as famílias de baixa renda que consomem até 70 quilowatts-hora por mês, aprovada na Câmara dos Deputados, vai gerar um impacto de cerca de R$ 750 milhões por ano. As concessionárias, claro, vão repassar a conta ao consumidor. Prepare-se. O projeto ainda precisa ser aprovado no Senado e sancionado pelo presidente Temer.

 

DEU CERTO

 Mossoró se tornou a 107ª base de operação da Azul e o 99º aeroporto do país atendido pela empresa. O voo comercial Mossoró/Recife (PE) completou o primeiro mês nesta sexta-feira, 13, com 17 operações que transportaram mais de 1.300 passageiros. A linha da Azul, que alça voo do Aeroporto Dix-sept Rosado realiza conexões para vários destinos como Rio, Guarulhos, Campinas etc.

 

NÃO INVENTE

 O ex-ministro Henrique Alves está livre, mas não o coloque nas eleições de 2018. Como candidato, impossível, já que ele não tem filiação partidária desde que deixou o MDB. Como articulador, Alves não cogita. Seu desejo no momento é cuidar das empresas de comunicação da família.

 

JOGOU A TOALHA

 O empresário Flávio Rocha, do PRB, retirou a pré-candidatura à Presidência da República. Seu nome não avançou e se apresentou frágil em todas as pesquisas. Agora, Flávio e o PRB vão trabalhar para fortalecer o bloco do centrão em torno de Geraldo Alckmin (PSDB).

 

SE NADA MUDAR...

 A convenção do PSDB foi marcada para o dia 28 deste mês. Se nada acontecer até lá, os tucanos confirmarão a candidatura do ex-governador Geraldo Melo ao Senado, e a aliança com o PSD do governador Robinson Faria.

 

PREGO BATIDO

 O PR, de João Maia, vai para aliança com o PSD e o PSDB, costurada pelo governador Robinson Faria. Prego batido. Para virar a ponta, falta só o anúncio. E o PP, que já decidiu não dividir aliança com o PR, encaminha uma definição para logo, logo.

 

 É NOTÍCIA

1 - Nesta data, em 1992, "Anos Rebeldes" estreava na TV Globo e influenciava na mobilização estudantil em favor do impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello.

2 - A greve dos caminhoneiros derrubou em 3,8% o desempenho do setor de serviços, um dos mais importantes da economia do País. E vai dificultar a retomada do crescimento. Está achando pouco? Estufe o peito e grite: somos todos caminhoneiros!

3 - A Mega-Sena vai sortear neste sábado, 14, um prêmio de 34 milhões de reais. O valor é suficiente para comprar 42 apartamentos de alto padrão. Na poupança, renderá R$ 126 mil mensais.

4 - Marcelo Crivella, que votou pelo impeachment de Dilma Rousseff (PT), foi salvo do impeachment no Rio pelo voto amigo de sua bancada. A política brasileira do jeito que ela é.

5 - A nova unidade da rede de postos 30 de Setembro está pronta para ser inaugurada na Avenida Lauro Monte. O posto que pertencia ao grupo Líder foi adquirido pelo empresário Zé Mendes.

Tags:

Coluna
César Santos
Assembleia Legislativa
comissionados
exoneração
política
TCE-RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO