Terça-Feira, 23 de abril de 2024

Postado às 07h00 | 15 Jul 2018 | Coluna César Santos - 15 de julho

Crédito da foto: Reprodução Jogo sucessório está definindo a composição de palanques

O QUE TEMOS DA SUCESSÃO

Daqui a cinco dias, será aberto o período das convenções partidárias para a escolha dos candidatos a presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal, deputado estadual ou distrital. As convenções poderão ser realizadas até o dia 5 de agosto.

Depois daí, os partidos e as coligações terão até o dia 15 de agosto para apresentar, junto à Justiça Eleitoral, o requerimento de registro de candidatos.

No Rio Grande do Norte, os times que pisarão no tapete da sucessão estadual estão praticamente definidos. Falta um ajuste aqui, outro acolá, muito por conta da faixa de disputa pela Câmara dos Deputados, que tem exigido prioridade. No entanto, quatro palanques têm suas composições desenhadas:

1 – O governador Robinson Faria será candidato à reeleição lastreado por coligação que une PSD, PSDB, Pros, PRB, Avante, provavelmente o PR e quase uma dezena de partidos inexpressivos. Robinson ainda tem um vice, e apenas um candidato ao Senado, que é o ex-governador e ex-senador Geraldo Melo, do PSDB.

2 – Ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo concorrerá ao Governo em uma das faixas de oposição, tendo no seu palanque o PDT, MDB, DEM, Podemos e, provavelmente, o PP da prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, que poderá indicar o seu vice. Os dois candidatos ao Senado estão escolhidos: senador Garibaldi Filho, do MDB, e o deputado Antônio Jácome, do Podemos. O PDT já emplacou o primeiro suplente de senador de Garibaldi: o empresário Marcelo Queiroz.

3 – Senadora Fátima Bezerra, que disputará o Governo com o PT, PC do B e PHS. O vice de sua chapa está definido: Antenor Roberto, do PC do B. Os dois candidatos ao Senado, também: a deputada Zenaide Maia, do PHS, e o médico Alexandre Mota, do PT.

4 – O ex-prefeito de Olho D’Água do Borges Breno Queiroga disputará o Governo pelo Solidariedade e mais alguns partidos “nanicos”. Ele ainda não tem o vice e definiu apenas um nome ao Senado, da ex-maratonista Magnólia Figueiredo. A sua chapa poderá ganhar força se o capitão Styvenson Valentim aceitar o convite para disputar o Senado pelo Solidariedade. O capitão aparece bem posicionado nas pesquisas.

O quinto candidato ao Governo seria o atual vice-governador Fábio Dantas (PSB), mas ele não se viabilizou.

Portanto, esse é o cenário. O tempo que falta para as convenções partidárias vai apenas esmerar coligações e palanques.

 

FRASE

"Os prejuízos para a indústria salineira são estratosféricos."

RENATO FERNANDES – Consultor da indústria salineira potiguar, sobre a interdição do terminal salineiro de Areia Branca, o Porto Ilha.

 

QUER MAIS?

 Membros de três facções criminosas do Amazonas foram transferidos para o presídio federal de Mossoró. Entre eles, um filho e um sobrinho do narcotraficante "Zé Roberto da Compensa", responsável pelo massacre no complexo prisional Anísio Jobim.  Mossoró já guarda Fernandinho Beira-Mar e o miliciano Curicica, acusado da morte da vereadora Marielle Franco.

 

PÍFIO

  O setor de serviços do Rio Grande do Norte registra a maior queda do país, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. O acumulado no ano é de -10%. Em âmbito nacional, o setor teve um recuo de 3,8% em maio ante abril. O desempenho pífio castiga o emprego e renda, tendo em vista que o setor é a base da economia potiguar.

 

ESTRELA

 O PT marcou para 27 de julho a sua convenção partidária, que vai confirmar as candidaturas da senadora Fátima Bezerra ao Governo e do médico Alexandre Mota ao Senado Federal. O evento terá a presença da presidente nacional da sigla, senadora Gleisi Hoffmann.

 

DEUS NA CAUSA

  O deputado Albert Dickson (Pros) vai levar o governador Robinson Faria (PSD) para a "Marcha para Jesus", evento que envolve diversas denominações evangélicas. Com mais de 80% de reprovação popular, uma oração renova a fé. Amém.

 

AGRIPINISMO

 Coube ao prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo (DEM), levar a voz do senador José Agripino (DEM) em favor da candidatura do deputado Antônio Jácome (Podemos) ao Senado. Principal nome do agripinismo interiorano, Léo abraçou Jácome e oficializou o apoio.

 

NA BANDEJA

 Até o final da semana que está começando, o PSB retirará a pré-candidatura a governador do vice-governador dissidente Fábio Dantas e oferecerá o nome de Dantas para chapa majoritária encabeçada por Carlos Eduardo (PDT). De bandeja.

 

 É NOTÍCIA

1 - Nesta segunda-feira (16), completa 14 anos que a Itagres colocava a pedra fundamental da sua fábrica Porcellanati no Distrito Industrial de Mossoró, hoje fechada.

2 - Há 12 anos, a Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte ganhava sede própria, ocupando o imóvel da antiga União Caixeiral. Nesse mesmo dia, a então prefeita Fafá Rosado inaugurava a estátua do jornalista Dorian Jorge Freire, de frente à biblioteca.

3 - O advogado Erick Pereira estará em Mossoró na sexta-feira (20), para lançar o livro "Reforma Política – Brasil República". A obra é uma homenagem ao ministro decano do STF Celso de Mello.

4 - O edital do concurso público da Polícia Militar do RN reserva apenas 6% das vagas para mulheres. São apenas 60 vagas para mil ofertadas. Vai haver movimento contra a distorção.

5 - O país de chuteira vive um domingo diferente, diante da superioridade do futebol europeu. Tomará a sua cervejinha assistindo França x Bélgica na final da Copa da Rússia, a partir das 12h.

Tags:

Coluna
César Santos
sucessão
estadual
RN
DEM
PDT
MDB
PSD
PSDB
PP
PR

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO