Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 21h00 | 03 Ago 2018 | Sem outra alternativa, Benes aceita ser o vice na chapa de Robinson

Crédito da foto: Portal no Ar Ex-prefeito de Lajes Benes Leocádio aceitou ser o vice de Robinson

O ex-prefeito de Lajes e ex-presidente da Federação dos Municípios do RN, Benes Leocádio (PTC), aceitou ser o candidato a vice-governador na chapa do governador e candidato à reeleição Robinson Faria (PSD).

O anunciou foi feito no início da noite desta sexta-feira (3).

Benes resistiu, não queria ser o vice. Ele havia encaminhado a sua candidatura à Câmara dos Deputados.

Porém, como Robinson conseguiu encontrar nenhum interessado para ocupar a vaga de vice, fez pressão para ter Benes Leocádio.

O PTC também não queria liberar Benes, uma vez que a chapa à Câmara dos Deputados, formado por partido de pequeno porte, sofre desfalque e perde a chance de lutar por uma cadeira de deputado.

A busca por uma vice foi grande. Primeiro, o governador tentou um nome de Mossoró para fazer frente ao publicitário Kadu Ciarlini, oficializado pelo PP como candidato a vice-governador na chapa de Carlos Eduardo (PDT).

Foi convite aos empresários Jorge do Rosário e Tião da Prest, ambos do PR. A resposta foi não. Jorge segue candidato a deputado estadual com apoio de Tião.

Depois, houve pressão em cima do PSDB para convencer o grupo da deputada Larissa Rosado e da vereadora Sandra Rosado para indicar o vice e comando o palanque de Mossoró. A resposta também foi não.

Sem sucesso em Mossoró, Robinson buscou o vice do Pros, presidido no Estado pelo deputado estadual Albert Dickson. O governador queria a indicação da vereador Carla Dickson, esposa de Albert, mas o Pros não se sentiu atraído e confirmou que Carla será candidata a deputada federal.

Por último, Robinson fez articulação para o vice sair da Câmara Municipal de Natal, também sem sucesso.

A saída foi convencer Benes Leocádio, o que acabou acontecendo a menos de 48 horas da convenção do PSD, marcado para este domingo (5).

Se Benes tivesse resistido, o candidato a vice seria o ex-secretário de Turismo, Ruy Gaspar, que vem cumprindo a função de articular de apoios.

O governador Robinson Faria, que tem o governo reprovado por mais de 80% da população, segundo as pesquisas Ibope e Certus, também sofre para ter o apoio do eleitor.

Pesquisa divulgado hoje, do Instituto Consult, mostra o governador com menos de 10% de intenção de votos, em terceiro lugar na corrida eleitoral (VEJA OS NÚMEROS DA PESQUISA NA COLUNA CÉSAR SANTOS, EDIÇÃO DESTE SÁBADO, 4, DO JORNAL DE FATO).

Tags:

Benes Leocádio
Robinson Faria
PSD
PTC
vice-governador
governador
RN
eleições 2018

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO