UERN EM PRIMEIRO LUGAR
A Frente Parlamentar e Popular em Defesa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) vai sabatinar os oito candidatos a governador, que foram oficializados nas convenções municipais e que terão o registro de candidaturas deferido pela Justiça Eleitoral. As sabatinas serão realizadas a partir do dia 20 deste mês, no plenário da Câmara de Mossoró.
O eixo central será “Uern – educação e desenvolvimento”. Cada candidato responderá perguntas de representantes da Universidade e de entidades que compõem a Frente.
As sabatinas, que fogem completamente do modelo tradicional de debates, são uma forma de possibilitar que a população conheça as propostas e intenções dos candidatos. Ao mesmo tempo, dão maior possibilidade de os postulantes tratarem as suas propostas, sem os entraves que são vistos em debates.
A ideia da Frente em Defesa da Uern é oportuna e de relevância inquestionável, diante do momento que vive a instituição de ensino superior. Vai exigir, de forma ética, que os candidatos apresentem e discutam um projeto político para o futuro da Uern, inserindo, de forma concreta, o ensino superior na agenda das eleições de 2018.
É importante ressaltar que a Uern vem sofrendo ataques de toda a ordem de uma elite política que deseja se livrar da instituição, seja vendendo para a iniciativa privada ou mesmo fechando as suas portas. Esses ataques se intensificam na medida em que o Estado sofre com as suas finanças. Tornou-se corriqueiro, e absurdo, o governante do momento acusar a Uern de ser responsável pelos problemas de caixa.
Recentemente, o desembargador Cláudio Santos, na despedida da presidência do Tribunal de Justiça (TJRN) e percorrendo o Estado para se viabilizar candidato a governador (o que não aconteceu), falou abertamente que o governo não poderia continuar “bancando” a Uern, e que a instituição deveria ser privatizada ou fechada. A voz do magistrado ganhou eco no ambiente da política elitizada de Natal.
Foi daí que surgiu a Frente Parlamentar e Popular em Defesa da Uern, com o movimento organizado pelo vereador Francisco Carlos (PP), que é professor-doutor da instituição. A Frente ganhou força, fez alguns recuarem, porém, a Uern não está livre dos que querem o seu fim.
Daí, a importância da sabatina com os candidatos a governador. A sociedade precisa se fazer presente, exigir o compromisso do futuro governante com a Uern, sob pena de a instituição sofrer desmonte no futuro.
FRASE
"Afasto-me da disputa, não do processo democrático."
SANDRA ROSADO – Na carta em que comunicou a retirada de candidatura à Câmara, mas afirmando que estará presente na campanha eleitoral com seus candidatos.
VIOLÊNCIA
Mossoró viveu mais um fim de semana sangrento. De sexta-feira para domingo foram registrados cinco assassinatos, arrombamentos, assaltos e outros crimes. Um policial militar foi morto e outro sofreu um tiro na cabeça. Os números da violência são alarmantes, com 161 assassinatos no ano até o início desta segunda-feira, 13. A tendência é piorar devido a falência da segurança pública.
SÉTIMA ARTE
Há 60 anos, Mossoró recebia mais uma casa de cinema, o Cine Jandaia, na Avenida Alberto Maranhão - Bom Jardim. Investimento da Sociedade de Cinemas Ltda., de Paulo Gutemberg e sócios. A bênção foi dada por dom Eliseu Simões Mendes. Em seguida, foi exibido o filme "Dois Destinos se Encontram", protagonizado por Richard Widmark Trevor Hower e Jane Greer.
IBOPE
A InterTV Costa Branca, com sede em Mossoró, contratou pesquisa Ibope sobre a corrida eleitoral para governador, senador e presidente da República no RN. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral. Serão ouvidos 812 eleitores. Os números deverão ser divulgados na sexta-feira, 17.
IBOPE II
Na primeira pesquisa Ibope sobre a sucessão 2018, publicada em 18 de julho, mostrou Fátima Bezerra (PT) na liderança pelo governo, com 31%; Carlos Eduardo (PDT) em segundo, com 15%; e Robinson Faria (PSD) em terceiro, com 9%.
DOBRADINHA
O rosadismo, grupo liderado pela ex-deputada e atual vereadora Sandra Rosado (PSDB), deve anunciar apoio à chapa Carlos Eduardo (PDT)/Kadu Ciarlini (PP) nesta semana. Sandra desistiu de disputar as eleições para apoiar a dobradinha Beto (PP)/Larissa Rosado (PSDB) para a Câmara e Assembleia Legislativa.
CASAL
O PSD registrou as candidaturas de Ivan Júnior e Vanessa Lopes para deputado estadual e federal, respectivamente. São ex-prefeito e ex-primeira-dama de Assú.
É NOTÍCIA
1 - Os trabalhadores que tiverem direito a cotas dos fundos do PIS/Pasep podem sacar a partir de hoje nas agências da Caixa Econômica. O prazo ficará aberto até o dia 28 de setembro.
2 - Está aberta a inscrição aos cursos técnicos do IFRN. Os interessados devem acessar o endereço www.processoseletivo.ifrn.edu.br até o dia 3 de dezembro. No campus de Mossoró, são 144 vagas em Edificações, Eletrotécnica, Informática e Mecânica.
3 - A ministra Rosa Weber toma posse na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ficará no cargo até maio de 2020. Weber ditará o ritmo da Justiça Eleitoral nas eleições gerais de 2018.
4 - Sucesso a primeira edição da Jornada Cultural de Mossoró. A área em torno do Teatro Dix-huit Rosado recebeu todas as expressões culturais da cidade. Já está no calendário anual.
5 - A energia elétrica para o consumidor brasileiro subiu 13,79% no ano, quatro vezes mais do que a inflação do período: 2,94%. A seca e os subsídios são as justificativas da Aneel.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.