Terça-Feira, 23 de abril de 2024

Postado às 07h45 | 24 Ago 2018 | Coluna César Santos - 24 de agosto

Crédito da foto: Reprodução Antes de o TSE decidir sobre candidtura, Lula poderá aparecer em propaganda

LULA VAI APARECER NA TELINHA

Lula, cumprindo pena de 12 anos e 1 mês de prisão, poderá aparecer nos primeiros programas da televisão como o candidato do PT, embora a sua inelegibilidade é uma certeza.

Veja o que escreveu o jornalismo Josias de Souza:

Lula pode estrear no horário eleitoral como candidato do PT antes que o Tribunal Superior Eleitoral julgue as contestações ao pedido de registro de sua candidatura. A propaganda eleitoral no rádio e na TV começará em 31 de agosto. O primeiro programa dos candidatos à Presidência da República vai ao ar em 1° de setembro. O PT aproveitará vídeos gravados por Lula antes de ser preso, em 7 de abril.

Começou a contar nesta quinta-feira (23) o prazo de sete dias para que os advogados de Lula apresentem a sua defesa. O PT não cogita senão consumir o prazo em sua extensão máxima. Portanto, a defesa deve ser protocolada em 30 de agosto. O ministro Luís Roberto Barroso, relator do caso, estará liberado, então, para solicitar a inclusão do julgamento na pauta do TSE.

Barroso sinaliza internamente a intenção de levar o caso de Lula ao plenário do TSE, composto de sete ministros. O blog apurou que a primeira sessão da Corte máxima da Justiça Eleitoral depois do encerramento do prazo oferecido à defesa ocorrerá em 4 de setembro, uma terça-feira, três dias depois da estreia do horário eleitoral, no dia 1°, um sábado. O segundo programa dos candidatos ao Planalto vai ao ar no mesmo dia do provável julgamento.

Ou seja: mantido o calendário, Lula poderá apresentar-se ao eleitorado como candidato oficial do PT em pelo menos dois programas antes do seu provável enquadramento na Lei da Ficha Limpa: no sábado (1°) e na terça (4).

O próprio PT dá como fava contada o veto do TSE a Lula. Condenado na segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro, ele se tornou inelegível. Porém, o petismo se equipou para esticar ao máximo a sobrevida do seu candidato-fantasma.

Até aqui, os petistas celebram o êxito da estratégia. A superexposição proporcionada pela coreografia do registro da candidatura rendeu a Lula uma ascensão nas pesquisas. No mais recente levantamento do Datafolha, o preso amealhou 39% das intenções de voto. Lula e seus seguidores imaginam que a chance de êxito da transfusão de votos para o substituto Fernando Haddad aumenta na proporção direta da elevação do nível de comoção criado em torno da decisão do TSE. Daí, o esforço para empurrar o veredicto com a barriga até onde for possível.

 

FRASE

"A superexposição do registro da candidatura rendeu a Lula uma ascensão nas pesquisas."

JOSIAS DE SOUZA – Jornalista, sobre a condição eleitoral de Lula.

 

NEGÓCIOS

 O empresário Antônio Gentil veio a Mossoró inaugurar a primeira loja da cidade da marca "Quem disse, berenice", especialista em maquiagem. É mais uma iniciativa da Gentil Negócios na cidade, depois que o grupo adquiriu a franquia d'O Boticário. A Quem disse, berenice, instalada no Partage Shopping, faz parte do projeto de expansão da Gentil Negócios em toda a região Oeste.

 

EPISCOPAL

 Hoje, completa 50 anos do início da Conferência Episcopal de Medellín, ocorrida de 24 de agosto a 6 de setembro de 1968, na Colômbia. Um marco referencial para a caminhada eclesial na América Latina. Um videodocumentário da Conferência Episcopal será exibido hoje no Trimestral da Pastoral de Mossoró, com o bispo dom Mariano, o clero e representantes das paróquias.

 

FALTA

 Robinson Faria (PSD) foi o único candidato que não compareceu ao debate sobre segurança pública, sepultando de vez a fracassada promessa do "governador da segurança". E no dia do debate, Mossoró registrou o assassinato de número 170 no ano. Realmente, não tem como Robinson encarar um debate sobre segurança.

 

RUAS DO PT

 Fernando Haddad desembarca hoje em Mossoró para inaugurar um comitê de campanha da candidata ao Governo Fátima Bezerra. O substituto de Lula também caminhará no centro comercial da cidade. Às 10h.

 

TORNOZELEIRA

 O deputado Dison Lisboa vai coordenar a campanha do governador Robinson, carregando a tecnologia no tornozelo. Ele usa tornozeleira eletrônica, depois de condenado por improbidade administrativa. Dison jura que fará um trabalho honesto.

 

"GATO"

 O ex-prefeito Rodolfo dos Anjos, do município de Monte das Gameleiras, foi pego roubando energia elétrica. O "gato" funcionava no seu haras FM, em Macaíba. Ele foi enquadrado no artigo 155 do Código Penal e pode ser condenado a até 4 anos de prisão.

 

 É NOTÍCIA

1 - O padre Reginaldo Manzotti se encontra hoje com os fiéis em Mossoró para um momento de espiritualidade organizado pela Associação Evangelizar é Preciso. Às 19h30, na área de eventos do Partage.

2 - A Comunidade Católica Renascer realizará o Mutirão de Urologia no combate ao câncer de próstata neste sábado, 25, das 8h às 11h30, em sua sede no bairro Santo Antônio. Vai atender homens de 50 a 75 anos de idade, com exames gratuitos.

3 - Hoje, completa 13 anos da morte do jornalista Dorian Jorge Freire, que deixou sua marca nas redações do Última Hora, Brasil Urgente e nos jornais do Rio Grande do Norte.

4 - O vereador Alex Moacir (MDB) lançou a Frente Parlamentar de Trânsito e Mobilidade Urbana, para discutir soluções aos problemas do trânsito e mobilidade urbana em Mossoró. Boa ideia.

5 - No Rio Grande do Norte, 77 mil crianças precisam ser vacinadas contra a pólio e o sarampo. A campanha de vacinação se encerra na próxima sexta-feira, 31. Em Mossoró, nas UBSs.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Lula
TSE
eleição
presidente
Brasil

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO