Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

Postado às 09h15 | 25 Ago 2018 | Coluna César Santos - 25 de agosto

Crédito da foto: Ilustração Chega de palhaçada

ENSINO COM VON RICHTHOFEN

Suzane von Richthofen é candidata? Os santinhos eleitorais da assassina dos próprios pais circulam na internet. Ela aparece nas imagens, que já tiveram mais de 100 mil compartilhamentos, como candidata a deputada federal pelo PT e/ou PSDB, usando os números 13666 e/ou 45666, e slogan: “Em defesa da família, Suzane Von Richthofen”.

Richthofen tornou-se conhecida em 2002 quando matou os pais com a ajuda dos irmãos Cravinhos. Ela foi condenada a 39 anos de cadeia e perdeu os direitos de herança, que era o seu único objetivo quando deu cabo aos pais.

É claro que Suzane von Richthofen não é candidata. Ela não tem filiação partidária, não é elegível (condenação em colegiado, Lei da Ficha Limpa) e sequer tem o nome inscrito na Justiça Eleitoral.

Portanto, trata-se de informação falsa. Nesse caso, pouco importa no processo que vai escolher os futuros representantes do povo brasileiro. Não ultrapassará os limites da brincadeira idiota nas redes sociais. Ponto.

Agora, os santinhos da assassina confessa, como uma candidata em “defesa da família”, são o retrato do que pode acontecer nas eleições deste ano, a partir da atuação dos batalhões que fabricarão as notícias falsas para atingir adversários.

No Rio Grande do Norte, os “fakes news” são uma realidade. Nos últimos dias têm circulado inverdades para atingir, principalmente, os candidatos que estão na disputa de forma mais efetiva. Funciona como se o vencedor fosse aquele que conseguisse lambuzar mais o adversário, jogando lama através da grande rede da internet.

Não é só. Os propagadores de notícias falsas também se apresentam com cara limpa e firma reconhecida, através de blogs patrocinados por candidatos, partidos ou grupos políticos. Basta observar o grande volume de “notícias” com o termos “fulano de tal teria”, “cicrano seria” ou “segundo uma fonte (?)”. Esses blogs, devidamente assinados, talvez, e provavelmente, sejam mais letais para o processo democrático do que mesmo os “fakes news”. Não resolvem campanha, é fato, mas ajuda a transformar o ambiente para pior.

As instituições estão atentas para esse tipo de crime. Prometem fiscalização rígida, investigação profunda, e alcançar os criminosos e seus financiadores.

A sociedade, que é a principal vítima, pode e deve reagir. O passo mais importante é buscar informações em veículos de credibilidade, marcas consolidadas no impresso, rádio, televisão e internet. É a melhor forma de evitar o lixo - assinado ou não.

 

FRASE

"Pretendemos revogar o teto de gastos. Ele inviabiliza a gestão pública."

FERNANDO HADDAD – Futuro candidato a presidente pelo PT.

 

HORA DE LUTA - 394

 O avião que trouxe o candidato a presidente Fernando Haddad (PT) teve dificuldade de pousar no aeroporto Dix-sept Rosado, em Mossoró. Chegou depois das 18h45, fora do horário permitido para operações noturnas. Foi preciso bom senso. O problema com Haddad é o retrato da ineficiência do aeroporto, que foi rebaixado à categoria de aeródromo devido a suas limitações.

 

HORA DE LUTA - 395

 O velho "campo de aviação" de Mossoró não é compatível com a necessidade e cenário de desenvolvimento local e regional. Há problemas graves, deficiências insuperáveis. Houve a liberação para linha comercial, explorada pela Azul, mas restrito a aeronave de pequeno porte, com até 72 passageiros. Mossoró precisa, sim, de um novo aeroporto. Essa é a luta que deve ser de todos.

 

APOIO DO SUPLENTE

 O ex-prefeito Anax Vale, de Governador Dix-sept Rosado, vai apoiar o senador e candidato à reeleição Garibaldi Filho (MDB). Levado pelo cardiologista Bernardo Rosado (PP), candidato a suplente de senador de Garibaldi. O anúncio oficial será feito na quarta-feira, 29, na residência de Anax.

 

CARREATA

A chapa Carlos Eduardo/Kadu Ciarlini, da coligação "100% RN", realiza hoje a primeira carreata da campanha em Mossoró. Às 17h, com saída do Largo da Cobal. Antes, a Caravana 12 caminhará no centro da cidade, a partir das 9h.

 

FAFÁ

 A ex-prefeita Fafá Rosado (PSB) entrou de vez na campanha de Robinson Faria (PSD) em Mossoró. Acredita no sucesso eleitoral do seu candidato. Fafá também está empenhada em fazer Jorge do Rosário (PR) o deputado mais votado em Mossoró.

 

LUTO

 Morreu o industrial João Alves de Lima, 94, fundador do Moinho Santa Clara, hoje Grupo 3 Corações, uma das maiores marcas do País. João Alves deixa a marca de empreendedor. O sepultamento acontece hoje em sua terra natal, São Miguel, no Alto Oeste.

 

 É NOTÍCIA

1 - Segundo estudo da Universidade de Washington, a bebida alcoólica foi responsável pela morte de 3 milhões de pessoas no mundo em 2016. Doenças cardiovasculares e cirrose avançaram.

2 - O Museu do Folclore Raimundo Soares de Brito completa hoje 18 anos. Foi criado por alunos, professores e funcionários da Escola Municipal Antônio Fagundes, no bairro Aeroporto. Um espaço para enriquecer os conhecimentos culturais dos alunos.

3 - Até o momento, 4,1 milhões de crianças em todo o país ainda não receberam a vacina contra pólio e sarampo. Longe da meta do Ministério da Saúde de vacinar 11,2 milhões de crianças.

4 - O McDia Feliz acontece hoje no Partage Shopping Mossoró. A cada Big Mac, o consumidor estará ajudando a Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região.

5 - No Rio Grande do Norte, 77 mil crianças precisam ser vacinadas contra a pólio e o sarampo. A campanha de vacinação se encerra na próxima sexta-feira, 31 de agosto. Em Mossoró, nas UBSs.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
mentira
fake news
campanha eleitoral

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO