Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 07h45 | 26 Ago 2018 | Coluna César Santos - 26 de agosto

Crédito da foto: Reprodução Cidadão de bem armado é um absurdo

MEU, VOCÊ PARECE QUE NÃO SEI

O que diz o ensinamento básico de todos os manuais da segurança: não reagir às tentativas de assalto. Justificativa simples: o bandido está sempre melhor preparado do que a vítima. A chance de quem reage é mínima, quase nenhuma. Fato comprovado no alto índice de mortes quando a vítima reage à ação marginal.

A orientação das autoridades em segurança pública corre o risco de receber forte resistência, a partir da irresponsabilidade do deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), que deseja eleger-se presidente da República. Em campanha no interior de São Paulo, Bolsonaro voltou a defender o cidadão armado e citou os seus filhos como “exemplo” bem sucedido, ao afirmar que os pimpolhos manuseiam suas pistolas desde os cinco anos.

Bolsonaro fez pior ao prometer, se eleito presidente, oferecer “retaguarda jurídica” e “condecoração” aos brasileiros que reagirem às tentativas de assalto e de homicídio.

Leia o que ele disse:

''Vamos buscar retaguarda jurídica não só para os nossos policiais civis e militares, mas para o cidadão de bem também poder reagir à tentativa de alguém surrupiar seu patrimônio ou atentar contra sua vida.” E mais: ''Ele poderá reagir e não será processado. Muito pelo contrário. Será condecorado por essa ação de bravura.''

A tese de cidadão armado para matar bandido não é apenas absurda, mas principalmente criminosa. Quem mata, comete crime. Ninguém tem direito a tirar a vida de ninguém, e nenhuma justificativa justifica. Se do outro lado mata, como de fato mata, é porque é bandido, e cidadão de bem é cidadão de bem. Ponto.

É claro que Bolsonaro faz bravata, enrola em discurso de fácil penetração no momento em que a sociedade se sente acuada e vulnerável pela completa falta do Estado. No desespero, qualquer coisa serve. Partindo desse princípio, o presidenciável, que se tornou especialista em falar coisas sem esclarecê-las, vai levando a sua campanha Brasil a fora. Uma espécie de seu Patropi, personagem da Escolinha do Professor Raimundo, interpretado pelo humorista Orival Pessini (1944/2016), que falava muito e não explicava nada, eternizado por frases como “Eu digo ei, ei, você parece que não sei...”.

Bolsonaro é o Patropi sem talento. Na promessa de “retaguarda jurídica”, não informou de onde virá o dinheiro e a mão de obra especializada para livrar de complicações os futuros condecorados por bravura de encarar os bandidos armados.

Entendeu?

 

FRASE

"Meu, do fundo do meu coração, você, pra mim, é problema seu."

PATROPI – Personagem do humorista Orival Pessini.

 

PRATA DE CASA

 O Auto da Liberdade terá a direção de Marcos Leonardo, talento da terra revelado no espetáculo "Chuva de Bala no País de Mossoró". Os quatro atos que contam a história de Mossoró serão encenados no palco do Teatro Municipal Dix-huit Rosado. O elenco será composto por 40 pessoas, entre atores e bailarinos de várias companhias da cidade. De 24 a 28 de setembro.

 

DINHEIRO NOVO

 A Previdência Social começa a pagar nesta segunda-feira, 27, os benefícios de agosto e a primeira parcela do décimo terceiro salário. Os valores que serão depositados para os 581.679 beneficiários do Rio Grande do Norte devem fazer circular na economia mais de R$ 850 milhões. Quem tem benefícios de até um salário mínimo, recebe nos 10 dias úteis a partir de amanhã.

 

VAI COMEÇAR

 A Band Natal foi escolhida como a TV geradora dos programas eleitorais. A suplente será a Inter TV Cabugi. A propaganda eleitoral será exibida de 31 de agosto a 4 de outubro. Robinson Faria (PSD) é o candidato ao Governo com maior tempo: 3,31 minutos; depois, Carlos Eduardo (PDT), com 2,35 minutos; e Fátima Bezerra (PT), com 1,30 minuto.

 

PESQUISAS

 A semana começa com novos números da corrida eleitoral no RN, garimpados pelos institutos Consult e Seta. As pesquisas serão divulgadas amanhã. Para governador, senador e presidente.

 

"É PRECISO"

 A dor pela perda do filho não impedirá o ex-prefeito de Lajes Benes Leocádio (PTC) continuar candidato a deputado federal. "É preciso", justifica, em comício na zona norte de Natal. Benes é da coligação "Trabalho e Superação", do governador Robinson Faria (PSD).

 

INTERDITADA

 A "Praça do Pax" sai de cena na campanha eleitoral deste ano. O principal "palco" de concentração política no centro de Mossoró está em obras de restauração. Os candidatos estão migrando para a "praça do mercado".

 

 É NOTÍCIA

1 - O juiz federal Eduardo Souza Dantas passa a atuar agora como magistrado auxiliar do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O juiz é potiguar, da turma 2009 da UFRN.

2 - O cantor Alan Jones vai apresentar "60 anos de Bossa Nova" no Fest Bossa e Jazz 2018. O festival acontece de 13 a 15 de setembro com shows, oficinas, workshops, Cine Sesc e Jam Session. Na Estação das Artes Elizeu Ventania, em Mossoró.

3 - Os policiais militares decidiram que vão mesmo paralisar as atividades no dia 7 de setembro, caso até lá o governador Robinson Faria não pague o 13° salário de 2017. O Governo vai punir.

4 - Nesta data, em 1983, tinha início o congresso de fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), com a presença de 5.087 delegados. Ao final, elegeu Jair Meneghelli primeiro presidente.

5 - Aviso: a campanha de vacinação contra pólio e sarampo termina na próxima sexta-feira, 31. No Rio Grande do Norte, 77 mil crianças menores de cinco anos ainda não foram imunizadas.

Tags:

Patropi
Jair Bolsonaro
arma
bandido
violência
eleições

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO