Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 09h15 | 28 Ago 2018 | Coluna César Santos - 28 de agosto

Crédito da foto: Reprodução Capa da edição 5.253 do JORNAL DE FATO, na data de aniversário de 18 anos

PARECE QUE FOI ONTEM

O que é jornalismo? A resposta está no Dicionário:

“É a atividade profissional que visa coletar, investigar, analisar e transmitir periodicamente ao grande público, ou a segmentos dele, informações da atualidade, utilizando veículos de comunicação (jornal, revista, rádio, televisão etc.) para difundi-las.”

O que é jornal?

“É um meio de comunicação impresso, um produto derivado do conjunto de atividades denominado jornalismo. O primeiro, e por muito tempo, o principal espaço de atividade profissional jornalístico.”

Partindo desses princípios, forma-se o entendimento de que o jornal, como meio de transmissão da produção jornalística, cumpra a sua missão de veicular notícias que interessam a determinada comunidade. Era assim nos primórdios da informação impressa. Foi na Roma Antiga, em 59 a.C. (antes de Cristo), na Europa, que surgiu o jornal para divulgar à população as conquistas e expansões realizadas pelo imperador Júlio César. Se chamava Acta Diurna, era feito em grandes tábuas de pedra e mostrado para o público em praças das grandes cidades integrantes do império.

O mero apresentador de notícias, com missão específica, como na Roma de César, deu vazão a uma missão muito além da informação. O jornal impresso se consolidou como veículo de notícias, mas também de opinião e crítica, além da enorme missão social.

Foi com essas características que nasceu o JORNAL DE FATO, projeto sonhado por uma geração de jornalistas formados na prática, na redação, mas com talento nato para as letras impressas. Chegou às mãos do leitor no dia 28 de agosto de 2000, com o carimbo do JORNALISMO DE VERDADE, mantido vivo nesses 18 anos de circulação diária.

O JORNAL DE FATO chega à maioridade consciente de sua missão, dever e responsabilidade. É o único que circula no Rio Grande do Norte com sede em cidade do interior e um dos dois em circulação no estado.

A maioridade também chega com novos desafios. As novas plataformas digitais profetizam um futuro provocador. O JORNAL DE FATO já vive esses desafios, a partir do portal defato.com, que faz circular o JORNALISMO DE VERDADE usando todas as mídias, sem abrir mão, porém, da sua função primordial consolidada no jornal impresso.

O JORNAL DE FATO não vai brigar com a evolução tecnológica, mas, sim, ser um aliado da universalização do conhecimento, sem abrir mão de suas convicções. Foi assim nesses 18 anos de vida, e será assim sempre.

 

FRASE

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade".

GEORGE ORWELL – Jornalista, escritor, ensaísta e político inglês.

 

SABATINAS

 Definida a ordem das sabatinas com os candidatos a governador, que a Frente Parlamentar e Popular em Defesa da Uern realizará em setembro. No dia 10, Breno Queiroga (Solidariedade); 11,  professor Carlos Alberto (Psol); dia 12, Carlos Eduardo (PDT); 13, Robinson Faria (PSD) e no dia 14, Fátima Bezerra (PT). As sabatinas acontecerão na Câmara de Mossoró, sempre às 19h.

 

INSEGURANÇA

 Divino, o mentor espiritual do Vale do Amanhecer, pede socorro às autoridades de segurança para livrar a instituição da ação de marginais. O Vale, que fica localizado na saída para Natal, foi alvo de arrastões em dois finais de semana seguidos. Levaram o carro de um médico, aparelhos celulares e outros bens pessoais. O Vale do Amanhecer espera que as autoridades adotem providências.

 

CAMALEÃO

 O médico Bernardo Amorim (Avante), candidato a deputado estadual, pediu votos para Robinson Faria (PSD) no sábado, em sua cidade Almino Afonso, e no domingo caminhou com o "adversário" Carlos Eduardo (PDT) em Baraúna. É o "camaleão" que troca de cor conforme o ambiente.

 

CAMALEÃO II

 O deputado Gustavo Carvalho (PSDB) fez o mesmo no fim de semana. Pediu votos para Robinson no Seridó, depois seguiu para "adesivaço" com os militantes da candidata Fátima Bezerra (PT), em Santa Cruz, na casa do ex-prefeito Péricles.

 

COMO TÁ A VIDA?

 Segundo o Ibope, 11% dos potiguares estão "muito satisfeitos" com a vida; 60% estão "satisfeitos"; 21% "insatisfeitos" e 7% "muito insatisfeitos". O mesmo Ibope atesta que 81% reprovam o governo Robinson Faria (PSD) e 59% não votariam nele de "jeito nenhum".

 

BARRIGA CHEIA

 Os seis ativistas recrutados pelo PT para fazer greve de fome por "Lula livre" voltaram a saborear uma boa buchada. A greve cumpriu a sua missão, justificaram. E Lula continua preso, sem passar fome, que ele não é besta.

 

 É NOTÍCIA

1 - A TV Mossoró entrou no ar nesta data, em 2005, como o primeiro sinal aberto da cidade, pelo canal 7 (VHF). A concessão da emissora educativa pertence à Fundação Vingt Rosado.

2 - Hoje, completa 41 anos da inauguração do Hospital da Polícia Militar em Mossoró, pelo governador Tarcísio Maia. A princípio, para prestar assistência aos policiais militares. Há dois anos, o governo Robinson Faria (PSD) fechou o hospital.

3 - O juiz federal Rodrigo Carriço, que atua na Subseção da JFRN em Pau dos Ferros, é o novo coordenador científico da Quinta Jurídica. Substitui o colega Eduardo Dantas, que está atuando no STF.

4 - O TRE-RN recebeu pedido de registros de 461 candidatos, sendo 322 para deputado estadual, 114 para a Câmara dos Deputados, 15 ao Senado da República e oito para o Governo do Estado.

5 -  Há 40 anos, caía o criminoso Ato Institucional 5, instrumento usado pelo governo militar para perseguir e castigar adversários. A revogação do AI-5 foi assinada pelo presidente Geisel.

Tags:

Coluna
César Santos
JORNAL DE FATO
eleições
jornalismo
pesquisa
insegurança

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO