Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 08h00 | 30 Ago 2018 | Coluna César Santos - 30 de agosto

Crédito da foto: Cedida Ministro Moreira Franco recebeu comitiva potiguar em audiência em Brasília

SERÁ QUE O PETRÓLEO É NOSSO?

O ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, recebeu nesta quarta-feira, 29, uma comitiva de empresários do Rio Grande do Norte para discutir alternativas à retomada de investimentos da Petrobras no estado. O movimento organizado pela Federação das Indústrias (FIERN), que esteve presente na audiência com o seu vice-presidente Vilmar Pereira, sugere a revitalização das atividades de exploração e produção de petróleo a partir da venda e cessão de campos terrestres para empresas privadas.

A Bacia Potiguar conta 33 campos de petróleo terrestres (com parte no Ceará) que deverão ser vendidos pela Petrobras. São os chamados campos maduros que não interessam mais à estatal. Só que esse processo está muito lento, provocando uma queda brutal na atividade petrolífera potiguar. Por consequência, afetando a cadeia produtiva e a economia do estado.

A classe empresarial argumentou que a mediação do Ministério das Minas e Energia é importante e decisiva para dar celeridade à venda dos campos terrestres. Disse que a venda de ativos e campos, parte do programa de desinvestimentos da Petrobras, é uma oportunidade para que empresas independentes, que já atuam no setor, possam se organizar para assumir a exploração de poços maduros.

A comitiva também pediu a retomada do Programa de Revitalização das Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás em Áreas Terrestres (REATE). O programa busca impulsionar a produção onshore nacional dos atuais 90 mil barris/dia para 500 mil barris/dia.

A ideia é que as empresas possam voltar, a partir da venda dos campos, a operar nos poços do estado e com o Reate alavancar a produção do RN dos atuais 48 mil barris/dia, segundo dados da Redepetro, para o patamar de 110 mil barris/dia - média diária registrada antes do desinvestimento da estatal.

Nos últimos anos, a cadeia produtiva do petróleo no RN vem sofrendo com a desativação gradual dos poços e a retirada de investimentos e venda de ativos da Petrobras. Por gravidade, gerou um vazio na produção, porque o processo de vendas está estagnado com a retirada da Petrobras e sem que a outra empresa tenha assumido.

O setor de petróleo e gás responde por cerca de 40% do PIB industrial do Rio Grande do Norte. Esses números foram apresentados ao ministro Moreira Franco, que se comprometeu a acompanhar, junto à ANP, o processo de venda dos campos maduros. Um alento, claro, porém, não garante absolutamente nada. É lutar.

 

FRASE

"O ministro mostrou-se sensibilizado e se comprometeu com a luta."

VILMAR PEREIRA – Vice-presidente da Fiern, sobre a audiência com o ministro Moreira Franco.

 

ATRASADO

 O Governo do Estado, pelo 32º mês seguido, não pagará os salários dos servidores em dia. A folha de agosto só será concluída no dia 10 de setembro, conforme calendário divulgado pela equipe econômica. O pagamento começa nesta sexta-feira, 31, para a educação e repartições que têm orçamento próprio. O governo Robinson Faria paga com atraso desde janeiro de 2016.

 

PARALISAÇÃO

 Como no calendário de pagamento de agosto não consta a quitação do décimo terceiro de 2017, os servidores da saúde vão paralisar as atividades hoje em protesto. Os policiais militares cruzarão os braços no dia 7 de setembro. O governador Robinson Faria pede paciência aos servidores e diz que está acompanhando as receitas próprias para honrar com esse compromisso previsto em lei.

 

MAIA

 A deputada Zenaide Maia (PHS) se esforça para tirar o sobrenome de sua campanha ao Senado. Tem motivo. Seu irmão, João Maia (PR), que é candidato à Câmara Federal, foi abatido pela denúncia de corrupção no Denit-RN, que varreu milhões dos cofres públicos. Zenaide sabe que o escândalo respinga nela, porque tem o irmão como mentor político.

 

SEGUE

 Segundo a denúncia do MPRN, o dinheiro desviado do Denit-RN serviu para bancar campanhas eleitorais. Em 2014, Zenaide foi escolhida por Maia para substituí-lo na Câmara Federal, já que ele sairia candidato a vice-governador na chapa de Henrique Alves (MDB).

 

 Em nota, João Maia garante que é inocente, que não pegou em um centavo de real do dinheiro público e insinua que é vítima de armação em ano eleitoral. Também afirma que sairá livre porque acredita em Deus.

 

AGRICULTURA

 Jean Carlos Vieira é o novo secretário de Agricultura de Mossoró. Se junta aos novos secretários da prefeita Rosalba (PP): Pedro Almeida (Administração) e Fernanda Kaline (Desenvolvimento Social).

 

 É NOTÍCIA

1 - Giulio e Érica Lopes reservaram a data de 3 de setembro para a inauguração da Il'Giardino dela Pizza, na avenida Rio Branco. O novo empreendimento valoriza o Corredor Cultural de Mossoró.

2 - Hoje, completa 15 anos da morte do ator Cícero Batista Dias da Costa, o primeiro a interpretar Lampião no espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró. Cícero Dias saiu de Caraúbas, sua terra, para fazer sucesso a partir do Grupo de Teatro Arruaça.

3 - Natal reduziu em 29,8% o percentual de fumantes passivos no local de trabalho nos últimos nove anos. Números para comemorar na semana do Dia Nacional de Combate ao Fumo.

4 - Mossoró perdeu 1.543 habitantes em um ano, segundo o IBGE. Tinha 295.619 pessoas em 2017 e agora tem 294.076. O RN também diminuiu de 3.507.003 para 3.479.010 habitantes.

5 - Natal é a cidade mais populosa do Rio Grande do Norte, com 877.640 habitantes, segundo o IBGE. Já Viçosa, no Alto Oeste, é o município com menor número de moradores: 1.712.

Tags:

Coluna
César Santos
Moreira Franco
Fiern
petróleo
campos maduros

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO