Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 10h00 | 07 Set 2018 | Coluna César Santos - 7 de setembro

Crédito da foto: Ilustração Cidadão potiguar está na mira por falta de segurança pública

GOVERNADOR FOGE DA SEGURANÇA

O governador e candidato à reeleição Robinson Faria (PSD) não compareceu ao debate sobre segurança pública do Rio Grande do Norte realizado na noite de quarta-feira pela Band Natal. Ele já havia se negado a participar de debate anterior, também sobre segurança, organizado pelas entidades que representam os policiais do Estado.

A fuga, no popular, tem explicação no caos em que o atual Governo colocou o sistema de segurança pública, beneficiando o avanço do crime organizado, em detrimento do cidadão de bem. Nas mãos de Robinson, o RN tornou-se o estado mais violento do país, chegando - em 2017 - a uma taxa de 68 mortes por cada grupo de 100 mil pessoas, superando, de forma negativa, estados como Rio de Janeiro, São Paulo e o vizinho Ceará, onde a violência se apresenta de forma bem acentuada.

Os assassinatos cresceram assustadoramente no atual governo. Fazendo levantamento do período de janeiro a agosto dos três anos de Robinson no poder, o aumento de mortes violentas foi absurdo. Em 2015, 881 assassinatos; 2016, 1.110; em 2017, 1.374. Agora em 2018, foram contados entre janeiro e agosto 1.071 assassinatos.

Não é só, infelizmente. Nos últimos três anos, aumentaram todos os índices de criminalidade no RN, como assaltos, arrastões, arrombamentos, explosão de agências bancárias, agências dos Correios, entre outros.

Esses números refletem na vida das pessoas de forma mais cruel possível, porque elas são marcadas com vermelho de sangue. E não cabe a justificativa que estão morrendo “apenas” os elementos fora da lei. Isso não é verdade. As pessoas de bem estão tombando diariamente, e cada vez na mira dos bandidos.

A insegurança, que abrevia a vida, também muda o hábito das pessoas desprotegidas. Pergunte ao seu vizinho se ele tem coragem de sentar na calçada de casa em qualquer hora do dia ou se tem coragem de atender o celular no meio da rua. Pergunte se ele se sente seguro no local do trabalho, na escola ou na lanchonete.

Pois bem.

Robinson não foi aos debates sobre segurança porque ele não tem o que dizer. Não há como argumentar diante de números tão negativos. Ou pode ter sido por vergonha de ter fracasso na promessa feita nas eleições de 2014, em discursos fáceis e de ocasião, que entraria para a história como o “governador da segurança”.

Dessa forma, e sem qualquer outra saída, Robinson fez a opção de falar sobre segurança nos vídeos bem produzidos para o programa eleitoral de televisão. Coisa de filme mesmo.

 

FRASE

"Dinheiro tem suficiente. É somente questão de força de vontade, de gestão."

ROBINSON FARIA – Na campanha eleitoral de 2014, sobre a segurança pública do Rio Grande do Norte.

 

FINECAP

 Começa hoje a Finecap em Pau dos Ferros, a maior feira de negócios e cultura do interior do Rio Grande do Norte. Com estrutura na Praça de Eventos, a feira deve receber público de todo o Alto Oeste e de outras regiões do RN, Ceará e Paraíba. Hoje, tem show com Zé Cantor, Avini Vini e Ítalo e Renno; amanhã, Márcia Felipe e os Nonatos; e domingo, Xand Aviões sobe ao palco.

 

FORÇA DOS VENTOS

 O Rio Grande do Norte vai receber mais R$ 3,5 bilhões de investimentos das eólicas. O estado se destacou no 28° leilão de Energia-Nova A-6, realizado pela Aneel, e teve 27 projetos arrematados dos 48 inscritos. Os projetos totalizam 743 MW de capacidade instalada, com investimentos previstos para os próximos seis anos. O RN já tem 138 parques em operação comercial.

 

SINAL AMARELO

 Lula não foi testado na pesquisa estimulada do Ibope divulgada pela Globo/Folha, mas na espontânea caiu de 28% para 22%. Os números fizeram acelerar os preparativos de retirada de Lula para o lançamento de Fernando Haddad. Não sabe, porém, se há tempo para a migração de votos.

 

TROPA

 O TSE acatou o pedido do Tribunal Regional e aprovou o envio da Forças Federais para 97 municípios do RN, inclusive Mossoró. Para garantir a tranquilidade das eleições de 7 de outubro.

 

DOIS PALANQUES

 O grupo do prefeito de Assú, Gustavo Soares (PR), se dividiu na disputa pelo Governo do Estado. Ele apoia a candidatura de Fátima Bezerra (PT), junto com o irmão deputado George Soares (PR), enquanto a vice-prefeita Sandra Alves (MDB) apoia Carlos Eduardo (PDT).

 

SUSTO

 O ex-vereador Renato Fernandes (PSC) saiu ileso de acidente na BR-304 entre Assú e Mossoró, quando retornava de Natal, onde fez campanha para deputado federal. A assessora Denise Santos e o motorista Claudemir sofreram escoriações, apesar do forte impacto.

 

 É NOTÍCIA

1 - Hoje, completa 196 anos da independência do Brasil. Nesta data, em 1822, o príncipe regente, futuro Pedro I, era saudado em São Paulo como o primeiro rei do Brasil.

2 - Neste sábado, 8, completa sete anos da morte do artista popular Neném do Baião (Edmundo Maria do Nascimento). Ele tinha 70 anos. Seu talento ficou marcado no Mossoró Cidade Junina e na Orquestra Sanfônica de Mossoró.

3 - Nesta data, em 1923, entrava no ar a primeira emissora de rádio do Brasil, a Sociedade do RJ, de Roquete Pinto. A primeira transmissão radiofônica acontece um ano antes, por Epitácio Pessoa.

4 - Os supermercados de Mossoró funcionam no feriado de hoje, das 7h às 20h. O comércio de rua fecha. As lojas do shopping abrem das 14h às 20h e a área de alimentação das 11h às 22h.

5 - Mais de 200 ruas de Mossoró já estão iluminadas com led, dentro do projeto "Cidade Iluminada". A Prefeitura vai investir para trocar todo o sistema de iluminação pública em três anos.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
debate
Robinson Faria
governador
RN
insegurança

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO