Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 10h30 | 11 Set 2018 | Coluna César Santos - 11 de setembro

Crédito da foto: Ilustração Reforma trabalhista

O QUE É VERDADE OU MENTIRA

A reforma trabalhista não deveria, como de fato não deve, ser usada como instrumento eleitoral de forma destrutiva. Quem o faz, não tem qualquer compromisso com o cidadão, principalmente com aqueles menos esclarecidos e que, de tanto sofridos, compram a versão, quase sempre – ou sempre – deturpada.

Infelizmente, uma porção descompromissada com a verdade e com o bem comum vem propagando mentiras para induzir o eleitor a excomungar políticos que votaram a favor e apoiaram a reforma trabalhista.

Alguns pontos, explorados de forma mentirosa, precisam e devem esclarecidos, sob pena de o uso eleitoreiro se sobrepor à verdade. A coluna vai citar cinco pontos que julga importante fazer o devido esclarecimento.

1 - A primeira versão absurda é que a reforma trabalhista retira os direitos dos trabalhadores, e isso é falso. A verdade é que todos os direitos do trabalhador estão garantidos. FGTS, 13° salário, férias, auxílio-maternidade, entre outros. A flexibilização nas relações de trabalho, proposta pela reforma, na verdade, amplia as oportunidades de emprego.

2 – A reforma trabalhista, diferente do que estão contando por aí, permite o saque ao FGTS, mesmo que o empregado peça demissão. Antes da reforma trabalhista, o cidadão que pedisse demissão do seu emprego não teria o FGTS liberado. Com a reforma, você tem direito a 80% do seu FGTS. Nada mais justo para o trabalhador de que tanto necessita.

3 – O horário flexível também deve ser esclarecido. É direito do trabalhador determinar o horário de almoço em comum acordo com o patrão. Ou seja, se o empregado tem uma hora de almoço por dia mas só utiliza 30 minutos, ele pode sair 30 minutos mais cedo do que o horário estabelecido. Além disso, é permitido que a pessoa trabalhe mais horas por dia para conseguir uma folga extra na sexta-feira, por exemplo. Combina com o patrão que vai trabalhar mais horas diárias e precisará de folga na sexta para viajar com a família.

4 – A reforma reconhece nova modalidade de trabalho, conhecida como “home office”, ou trabalho em casa. Passou a ser permitida por lei.

5 – O quinto ponto, que alguns exploram com interesse exclusivamente eleitoreiro, é sobre o imposto sindical. Antes da reforma, todos os trabalhadores eram obrigados a contribuir para os sindicatos. Hoje, é um direito de o trabalhador escolher contribuir, sem ser obrigatório. Ou seja, a contribuição sindical continua, mas é o trabalho que decide.

Qualquer outra versão, não acredite. Não se deixe enganar.

 

FRASE

"Com um pacto federativo sério, nós teremos municípios melhores."

RIVELINO CÂMARA – Prefeito e presidente da Associação dos Municípios do Oeste Potiguar (AMORN).

 

MAIS UM

 O prefeito de Coronel Ezequiel, "Boba" (MDB), está velando um filho de 20 anos, morto com um tiro na cabeça. A mesma dor de Benes Leocádio (PTC), ex-prefeito de Lajes, que também perdeu o filho para os criminosos. O estouro do revólver deixa claro que o alvo pode ser qualquer um: rico, pobre, bandido ou não. Devidamente respaldado pela completa falta de segurança no RN.

 

PARQUE

 A Prefeitura de Mossoró está investindo cerca de R$ 900 mil na reestrutura do Parque Municipal Maurício de Oliveira. Os recursos são oriundos do Fundo Municipal do Meio Ambiente. Entre as obras, está a retomada do centro de convivência, que contará com setor administrativo, sala verde, cozinha e banheiros. O novo parque da cidade estará pronto no prazo de seis meses.

 

REFIMOSAL

 A empresária Ceiça Praxedes levou o deputado Beto Rosado (PP) para apresentar aos funcionários da Refimosal. O parlamentar falou de sua luta em defesa da indústria salineira, ressaltando a importância de o segmento ter um representante legítimo em Brasília.

 

UERN

 O professor Carlos Alberto (Psol) é o segundo candidato a governador a ser sabatinado pela Frente Parlamentar e Popular em Defesa da Uern. Hoje, no plenário da Câmara Municipal de Mossoró, a partir das 19h.

 

NADA MUDOU

 A nova pesquisa Consult/Blog do BG mostra que a corrida ao Governo do RN continua sem alteração: Fátima Bezerra (PT), 32%; Carlos Eduardo (PDT), 17,65%; e Robinson Faria (PSD), 10,54%; Breno Queiroga (SDD), 1,18%. Já 37,53% ainda não têm candidato.

 

ISOLADO

 Para o Senado, o capitão Styvenson (Rede) se isolou na liderança, com 27,29%, e mantendo a tendência, a segunda vaga do Senado será disputada por Garibaldi Filho (MDB), que tem 20,94%; Zenaide Maia (PHS), com 17,29%. Geraldo Melo (PSDB) vem depois: 14,42%.

 

 É NOTÍCIA

1 - A revista Veja está completando hoje 50 anos de circulação. O impresso semanal, da editora Abril, é uma das principais publicações do Brasil e da América Latina.

2 - A projeção da inflação caiu de 4,16% para 4,05% neste ano, segundo o Banco Central. Para 2019, a projeção para o IPCA permanece em 4,11%. Para 2020, a estimativa segue em 4% e para 2021 passou de 3,92% para 3,87%. Todos abaixo da meta do BC.

3 - Mais de 100 presos fugiram de presídio de João Pessoa (PB), em ação ousada da bandidagem. Mais um tormento para o cidadão potiguar, principalmente em cidades vizinhas à Paraíba.

4 - Ricardo Lopes prepara uma noite especial no seu Armazém Chaplin, com o Clube da Voz cantando Djavan. Participação de músicos de Mossoró e do RN. Agende: quinta-feira, 13, às 19h.

5 - O candidato Jair Bolsonaro (PSL) vai passar por mais uma cirurgia, a fim de reconstruir o trânsito intestinal e retirar a bolsa de colostomia. Ele não voltará às ruas no primeiro turno das eleições.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
eleições
reforma trabalhista
Uern
sabatina

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO