Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 15h15 | 11 Set 2018 | Lula retira candidatura e PT confirma nome de Fernando Haddad

Crédito da foto: Cedida Fernando Haddad fez campanha em Mossoró ao lado de Fátima Bezerra há duas semanas

O PT confirmou nesta terça-feira (11) a retirada da candidatura do ex-presidente Lula, que está preso na Polícia Federal de Curitiba (PR), e o nome do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, como candidato a presidente.

Haddad foi referendado após reunião da Executiva Nacional do PT, em um hotel em Curitiba, com aval de Lula.

Como se sabe, Lula está inelegível pela Lei da Ficha Limpa. A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo placar de 6 a 1, enterrou as pretensões eleitorais do ex-presidente.

Lula cumpre pena de 12 anos e um mês de prisão, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do triplex de Guarujá.

Na reunião, foi lida uma carta de Lula endereçada à direção do partido, em que ele sugeria que a sigla aceitasse o nome de Haddad como seu substituto. O pedido foi aprovado por unanimidade.

O advogado Luiz Fernando Pereira, responsável pela área eleitoral do PT, afirmou que o partido tem até às 19h desta terça-feira para protocolar a mudança na cabeça de chapa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Haddad não precisa acompanhar o procedimento:

- Registro é lá em Brasília. É só protocolar lá até 19h.

Lula escreveu mais duas cartas, uma para o povo brasileira, outra para o próprio Haddad, até então candidato a vice na chapa.

 Com essa mudança, Manuela D´Ávila, do PCdoB, é confirmada como vice de Haddad.

Tags:

Fernando Haddad
Lula
candidatura
presidente
PT
inelegível

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO