Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 09h00 | 12 Set 2018 | Coluna César Santos - 12 de setembro

Crédito da foto: Reprodução Ciro Gomes, do PDT, disputará espaços e votos da esquerda com Fernando Haddad, do PT

ESQUERDA ENTRE CIRO E O "POSTE"

Encerrada a primeira etapa da estratégia de levar o PT de volta ao Poder Central. Saiu Lula; entra Fernando Haddad. O primeiro como suporte para carregar o “poste”, como é conhecido o substituto. Até aqui, o plano seguiu como planejado e, mesmo tendo ocorrido alguns percalços, o candidato 13 segue firme na linha de cima da disputa.

Segundo pesquisa Datafolha/Globo/Folha de S. Paulo, Fernando Haddad, antes mesmo de ser oficializado candidato a presidente, disputa a passagem para um eventual segundo turno das eleições com Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede) e Geraldo Alckmin, com empate entre os quatro dentro da margem de erro. Jair Bolsonaro, o candidato hospitalizado, estaria hoje com o passaporte carimbado para o turno final, conforme a pesquisa.

O PT acredita que direto da carceragem da Polícia Federal de Curitiba, onde cumpre pena de 12 anos e 1 mês por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, Lula é capaz de eleger o “poste”. Não há dúvida que o ex-presidente é forte cabo eleitoral; já mostrou isso em 2010 e 2014, quando elegeu e reelegeu Dilma Rousseff, outro “porte” petista. Mas, as circunstâncias não são as mesmas.

Em 2016, ainda solto, Lula não conseguiu ajudar o próprio Fernando Haddad, então prefeito de São Paulo, renovar o mandato e viu o seu “poste” perder até para votos brancos e nulos. Agora, acredita o cacique petista, o milagre será feito porque o povo está com ele.

Para o candidato Ciro Gomes (PDT), que é amigo de Haddad, a jornada lula-petista esbarra no poste. Ele lembrou, momento antes de o PT oficializar o novo candidato, o fracasso de 2016:

“Há menos de dois anos, Lula e eu apoiamos Fernando Haddad na Prefeitura de São Paulo, buscando sua reeleição. Tivemos uma decepção profunda, porque Haddad não só perdeu para João Dória, que é um grande farsante, mas perdeu para os votos nulos e brancos.”

Ciro insinuou que está mais aparelhado do que o preferido de Lula para enfrentar o que batizou de ''ameaça protofascista'', referindo-se ao líder das pesquisas, Jair Bolsonaro. Ele acha que Haddad não terá “contundência, clareza e coesão” para derrotar o capitão.

Não há como cravar que o pedetista está certo nem como afirmar que a estratégia de Lula alcançará êxito. Porém, tem como apontar que a saída de Lula fez crescer o nome de Ciro e também puxou Haddad no mesmo ritmo.

E os dois, Ciro e Haddad, disputam a vaga da esquerda no segundo turno das eleições.

 

FRASE

"Eu, pelos discursos da pessoa referida, me sinto ameaçado literalmente."

ADÉLIO BISPO DE OLIVEIRA – Agressor de Bolsonaro, dando a sua explicação para a tentativa de assassinato.

 

SAÚDE

 A Prefeitura de Mossoró licita hoje a construção de cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Vai contemplar os moradores do Liberdade II, Aeroporto I, Vingt Rosado, Santo Antônio, Pereiros, Santa Delmira, Belo Horizonte, Walfredo Gurgel, Inocoop, Bom Jardim e a localidade da Maisa. Os recursos são oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Beto Rosado (PP).

 

FRIO

 O elemento Adélio Bispo de Oliveira disse que deu a facada em Jair Bolsonaro por se sentir ameaçado pelo discurso do candidato do PSL. Ele chamou a tentativa de assassinato de "incidente". E mostrou-se bem tranquilo e politicamente equilibrado no depoimento que deu à polícia. Fontes da Polícia Federal afirmam que Adélio agiu só, sem qualquer ajuda ou incentivo.

 

SABATINA

 O candidato a governador Carlos Eduardo (PDT), da coligação "100% RN", será sabatinado hoje pela Frente Parlamentar e Popular em Defesa da Uern. Vai apresentar o que pensa e o que quer para a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Às 19h, na Câmara Municipal de Mossoró.

 

NA JUSTIÇA

 Servidores estaduais estão cobrando na Justiça o décimo terceiro salário de 2017. As demandas chegam ao Judiciário aos montes. Para evitar o movimento, legítimo, reconheça, o Governo promete quitar a conta no dia 17 deste mês, com 10 meses de atraso. É aguardar.

 

RENDIDO

 O Ministério Público alerta para atuação de facções criminosas nas eleições em 33 cidades do RN. Os bandos proíbem campanhas de determinados candidatos, e o Estado mostra-se incapaz.

 

DEBATE

 A InterTV, afiliada da Globo no RN, confirmou para 2 de outubro o debate entre os candidatos a governador. Participarão Fátima Bezerra (PT), Carlos Eduardo (PDT), Robinson Faria (PSD), Breno Queiroga (SDD) e Carlos Alberto (Psol). Os outros três candidatos ficarão de fora.

 

 É NOTÍCIA

1 - Será lançado hoje o selo comemorativo dos 50 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Solenidade no pátio da Reitoria, centro de Mossoró, às 16h.

2 - A filha do famigerado Eduardo Cunha, condenado e preso por corrupção, lidera as doações do MDB com R$ 2 milhões na sua campanha à Câmara dos Deputados. A jovem Danielle Dytz Cunha lidera a disputa pelos recursos públicos.

3 - A 35.ª edição da Feira da Cultura de Patu, no Alto Oeste potiguar, segue hoje com ampla programação. A banda Saia Rodada fará show em praça pública, a partir das 22h.

4 - O relatório do estudo "Eu decido a segurança no RN" foi entregue aos candidatos a governador pela Associação dos Delegados de Polícia Civil. Todos assumiram compromisso. Quem acredita?

5 - Os investidores não reagiram bem ao avanço de candidatos de esquerda na disputa presidencial revelado pela Datafolha. O dólar disparou e bateu os R$ 4,18 nesta terça-feira, 11.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
eleições
Ciro Gomes
Fernando Haddad
presidente

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO