Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 09h15 | 13 Set 2018 | Coluna César Santos - 13 de setembro

Crédito da foto: Reprodução Jair Bolsonaro ganha pontos mesmo no leito de hospital

BOLSONARO ESTÁ BEM NA FOTO

De logo, um aviso: pesquisa é fotografia do momento, como diz o jargão do mundo político. Mas, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) tem motivo para comemorar o resultado da pesquisa Ibope/Rede Globo, a primeira realizada após dois eventos importantes: 1 – facada no Bolsonaro; 2 – retirada de candidatura de Lula. Ele está bem na foto.

O cruzamento dos números, em leitura simples, aponta uma série de boas notícias ao candidato esfaqueado, com um ponto bem claro: ele está consolidado na liderança e fortalecido na disputa da vaga no segundo turno.

Segundo o Ibope, Bolsonaro cresceu de 22% para 26%, acima da margem de erro, e colocou 15 pontos à frente do segundo colocado, Ciro Gomes (PDT), que aparece com 11%, empatado tecnicamente com Marina Silva (Rede), 9%; Geraldo Alckmin (PSDB), 9%; e Fernando Haddad (PT), 8%.

Não é só isso.

O candidato do PSL cresceu na pesquisa espontânea, passando de 17% para 23%. Esse percentual tem peso decisivo porque revela o nome de Bolsonaro consolidado na cabeça do eleitor. Somam-se aí, conforme a pesquisa Ibope, os 54% dos seus eleitores que responderam que não pretendem mudar o voto, uma taxa de convicção mais alta que a de todos os concorrentes.

Outro ponto é que a rejeição também caiu, de 44% para 41%, embora seja grande entre as mulheres (50% dizem que não votam nele). Todavia, em alguns segmentos, a queda de rejeição foi expressiva, como entre os mais ricos, que caiu de 46% para 39%. Mesmo assim, a rejeição continua alta, sendo o problema maior do capitão.

Bolsonaro também melhorou a performance de eventual segundo turno. Antes, perdeu para Ciro Gomes, Geraldo Alckmin, Marina e Haddad; agora, segundo o Ibope, empata com Marina (38% x 38%) e ganha de Haddad (40% x 36%).

O candidato verde-oliva ainda melhorou a performance em todas as regiões, com destaque para o Sul, onde chegou a 37% das intenções de votos – um crescimento de 14 pontos percentuais. Aumentou ainda 5 pontos percentuais nas regiões Sudeste e Centro-Oeste/Norte, onde tem, respectivamente, 29% e 31% das intenções de voto.

A pesquisa pegou o momento da facada a Bolsonaro, podendo ter captado forte comoção do eleitor. O trabalho de campo foi realizado dois dias após a agressão. No entanto, os números do Ibope não devem ser desprezados.

E se pesquisa é retrato do momento, como de fato é, Bolsonaro está bem na foto.

 

FRASE

Se Bolsonaro ganhar (as eleições), eu saio da política.”

CIRO GOMES – Candidato do PDT, desafiando o "favoritismo" de Jair Bolsonaro.

 

SERVIÇO PÚBLICO

 O Governo vai criar banco de horas e normatizar a utilização do sobreaviso para servidores públicos federais em mais de 200 órgãos, estatais, autarquias, fundações e empresas de economia mista. A medida tem por objetivo aumentar a eficiência no serviço público. O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão vai publicar uma instrução normativa para estabelecer critérios.

 

ALERTA

 O Ministério da Saúde alerta que 50 municípios potiguares ainda não alcançaram a meta da vacinação contra pólio e sarampo. Lembra que a campanha será encerrada nesta sexta-feira, 14. A meta é imunizar mais de 94% de crianças com menos de cinco anos de idade. Mossoró, que já alcançou a meta, ainda tem vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na cidade e zona rural.

 

CASA DIVIDIDA

 O ministro Dias Toffoli assume hoje a presidência do Supremo Tribunal Federal com a missão de reunificar a Suprema Corte. Ele pegará uma Casa completamente dividida e com disputas internas expostas ao público. Toffoli receberá o bastão de Carmen Lúcia, que não teve pulso para acalmar os colegas raivosos.

 

CABO ELEITORAL

 Ciro Gomes (PDT), que ainda não havia falado besteira na presente campanha eleitoral, fez a sua estreia: "Se Bolsonaro ganhar, saio da política", disse, desafiando os eleitores do capitão. Se bem utilizado, Ciro vira "cabo eleitoral" de Bolsonaro.

 

VIROU BAGUNÇA

 O deputado Fábio Faria (PSD) anunciou que o Governo quitará o 13° salário de 2017 no dia 22 deste mês. O pai, governador Robinson Faria (PSD), não confirma. E o servidor público vai sofrendo sem dinheiro no bolso.

 

TALENTO DA TERRA

 A mossoroense Marta Noberto ganhou a etapa estadual do 11° Prêmio Professores do Brasil, categoria pré-escola. Dos quadros da Unidade de Educação Infantil Adalgiza Fernandes, ela venceu com o projeto "Onde Canta o Rouxinol, Tocam os Sabiás."

 

 É NOTÍCIA

1 - O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) completa hoje 52 anos. Foi criado em 1966, pelo governo militar, para atenuar o impacto do fim da estabilidade do emprego.

2 - A Câmara Municipal de Mossoró criou o troféu Milton Marques de Medeiros, para homenagear pessoas que se destacaram no meio acadêmico. A iniciativa é do vereador Petras Vinícius (DEM), aprovada por unanimidade do plenário.

3 - Pelo menos 45 Prefeituras do RN tiveram zerado o primeiro repasse de setembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Um baque para os prefeitos que estão catando votos.

4 - O Governo do Estado lança hoje a operação Natal Segurança, prometendo carros, motos e policiais nas ruas. Um espetáculo para amenizar o clima de insegurança na capital. E só.

5 - O Partage Shopping Mossoró recebe neste final de semana a 3.ª edição da Bem Casar, a maior feira de casamento do Oeste Potiguar. Coquetel de abertura hoje, às 19h, com expositores e jornalistas.

Tags:

Jair Bolsonaro
presidente
PSL
Ibope
pesquisa eleitoral

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO