Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 11h00 | 15 Set 2018 | Coluna César Santos - 15 de setembro

Crédito da foto: Reprodução Corredor Cultural de Mossoró implantado na Avenida Rio Branco

CORREDOR CULTURAL CONDENADO

O Corredor Cultural de Mossoró foi pensado, planejado e iniciado na segunda gestão da prefeita Rosalba Ciarlini (PP), entre os anos 1997/2000, e avançou na terceira gestão, entre 2001/2004. Nesse período, o projeto se materializou com a criação da Estação das Artes Elizeu Ventania, palco das manifestações culturais da cidade, e a construção do Teatro Municipal Dix-huit Rosado, o templo da cultura mossoroense.

Nos anos seguintes, gestão da ex-prefeita Fafá Rosado (PSB), entre 2005 e 2012, o Corredor Cultural ganhou equipamentos importantes como o Centro de Convivência, Memorial da Resistência, praças de Esportes e Eventos e iluminação na extensão que dá acesso ao conjunto Santa Delmira – um dos extremos da Avenida Rio Branco, onde está implantado o corredor.

A terceira etapa do Corredor Cultural, que consolidaria o desenvolvimento da Rio Branco, seria implantada a partir da Praça de Esportes até os bairros da zona sul (Lagoa do Mato/Alto do Xerém), com praças, ciclovias e outros equipamentos de esportes, lazer e convivência.

Só que houve uma interrupção absurda – e ilegal – que condenou a última etapa do Corredor Cultural. A empresa A Construtora fincou alicerces na Rio Branco, construiu depósito e impediu que o projeto fosse realizado. Alegou ser dona da avenida, por onde passavam os trilhos da antiga RFFSA, embora fosse via pública, patrimônio do Município.

A invasão teve a participação direta da ex-prefeita Cláudia Regina (DEM) e do ex-prefeito Silveira Júnior. Foram eles que deram essa área da Rio Branco à Construtora, usando instrumentos suspeitos, mas que encontraram respaldo à luz da Justiça. É missão do gestor defender o patrimônio público, nunca o contrário, mas, infelizmente, Cláudia e Silveira decidiram pegar outra via, por questões que alheias aos interesses do Município.

Agora, outra empresa começa a fincar a sua estrutura no Corredor Cultural, identificada como “Montana”, de Natal. Montou o canteiro de obras vizinho ao galpão da Construtora. Ela apresentou alvará de construção e licença ambiental concedidos no final da gestão de Silveira Júnior, sem critérios justos.

Com documentação em mãos, legalizada pela gestão passada, a Montana se posiciona de tal forma que não tem como o Município recuperar o seu patrimônio. Ou, a única saída seria uma ação de iniciativa popular pedindo de volta os terrenos que pertencem ao Município.

Do contrário, estará vetado o desenvolvimento do Corredor Cultural de Mossoró.

 

FRASE

As pessoas estão enganadas. Quando acordar, poderá ser tarde demais."

ANITA PRESTES - Filha de Luiz Carlos Prestes/Olga Benário, sobre o momento político brasileiro.

 

BOSSA E JAZZ

A programação do Fest Bossa & Jazz será aberta hoje com Workshop de Guitarra Blues com o aclamado guitarrista paulistano Igor Prado, às 14h, no Deart da Uern. Depois, às 19h, tem o Cine Tropicália, no auditório da Estação das Artes. Em seguida no palco, shows de Monxoró Brass; Sérgio Groove e Lu D'Sosa; Igor Prado e Just Groove. Encerrando, Jam Session no Meu Quintal Bristô.

 

CÂNCER

Em Natal, o candidato a presidente Geraldo Alckmin (PSDB) prometeu criar uma rede nacional de combate ao câncer. O tucano visitou a Liga Norte-rio-grandense de Combate ao Câncer. Essa é uma área que Alckmin sempre priorizou nos governos em São Paulo. Geraldo Alckmin é o quarto colocado na corrida presidencial, com 10% de intenção de votos, segundo o Ibope.

 

KADU

Coube ao candidato a vice-governador Kadu Ciarlini (PP) apresentar o plano de governo do candidato Carlos Eduardo (PDT) ao Crea-RN, em Natal. Isso mostra o nível de confiança da coligação "100% RN" na capacidade de Kadu. Ele falou por mais de uma hora, explicando cada ponto do plano de governo para o segmento.

 

FICA PRESO

Maioria do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou o recurso do ex-presidente Lula (PT) contra a prisão após condenação em segunda instância. Dessa forma, Lula continuará preso, pagando pena de 12 anos e 1 mês pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

 

NOVA PESQUISA

O Instituto Opine registrou pesquisa sobre a disputa eleitoral no RN, tendo como contratante a Band Natal. O trabalho de campo está sendo feito e divulgação prevista para terça-feira, 18.

 

CONTERRÂNEO

Dona Maria Elisa, mãe do candidato a presidente João Amoêdo, desembarcou em Mossoró, terra natal do seu avô, Dionísio Filgueira Barreto. Veio em missão política, com trabalho em prol do filho candidato, que tem origem na Terra de Poti.

 

É NOTÍCIA

1 - O abrigo de idosos Amantino Câmara está necessitando, mais uma vez, da doação de gêneros alimentícios e itens de higiene. Mais de 60 internos dependem da solidariedade humana.

2 - Hoje, completa oito anos da morte da professora e vereadora Niná Ribeiro de Macêdo Rebouças. Assuense adotada por Mossoró, que fez carreira na educação e na política, deixou viúvo o economista Elviro Rebouças, presidente da Previ-Mossoró.

3 - A Paróquia Menino Jesus, no conjunto Santa Delmira, completa hoje sete anos da implantação. Criada pelo bispo dom Mariano Manzana, tendo como primeiro pároco o padre João Alfredo.

4 - O Brasil estacionou na 79.ª posição do ranking do desenvolvimento IDH, segundo a ONU. Também segundo a ONU, o país caiu 17 posições no indicador da desigualdade, pior da América Latina.

5 - A Arena Partage de Mossoró recebe hoje o "Baú do Forró", com Mastruz com Leite, Limão com Mel, Lagosta Bronzeada e Cavalo de Pau. A festa tem assinatura da Gondim & Garcia Produções.

Tags:

Corredor Cultural
Mossoró
JORNAL DE FATO
Coluna César Santos
invasão
A Construtora
eleições 2018

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO