Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 11h00 | 16 Set 2018 | Coluna César Santos - 16 de setembro

Crédito da foto: Reprodução Fátima Bezerra, Carlos Eduardo e Robinson Faria disputam o Governo do RN

A LUTA PELO 2º TURNO

A três semanas do dia do voto – 7 de outubro –, o quadro eleitoral no Rio Grande do Norte permanece inalterado. A candidata Fátima Bezerra (PT) mantém a dianteira, com Carlos Eduardo (PDT) em segundo e Robinson Faria (PSD) em terceiro. Os outros cinco postulantes ao Governo são apenas figurantes, cumprindo papel de menor importância no processo sucessório.

Se as eleições fossem hoje, conforme as pesquisas eleitorais realizadas, registradas e divulgadas até aqui, Fátima Bezerra venceria em primeiro turno, uma vez que a soma da intenção de votos dos concorrentes não supera o seu percentual de votos. No entanto, a diferença é pequena e está no limite da margem de erro. Logo, a possibilidade de ter segundo turno é real.

E quem iria para o segundo turno com Fátima?

Carlos Eduardo mantém dianteira em relação Robinson Faria e vem conseguindo segurar a vantagem, o que sugere certo favoritismo ao pedetista. Pesa a favor de Carlos o alto índice de rejeição do adversário. Segundo a última pesquisa Ibope, 59% dos entrevistados responderam que não votariam em Robinson de jeito nenhum. Já a pesquisa Consult aponta que 37% dos potiguares não desejam votar no atual governador.

Outro peso que Robinson carrega nas costas é o elevado índice de desaprovação do seu governo. Segundo o Ibope, 81% da população desaprova a sua gestão. Já a Consult aponta que são 78% dos potiguares que desaprovam o governo. Esses números, bem negativos, são consequência do caos em que se encontra o Rio Grande do Norte, principalmente em setores importantes como saúde e segurança.

O cruzamento desses números (aprovação x desaprovação – intenção de votos x rejeição) explica a performance sofrível de Robinson nas pesquisas eleitorais. É pouco provável que ele consiga livrar-se dessas amarras para triunfar nas urnas. Improvável, mas não é impossível, que se diga.

A esperança de Robinson é que Carlos Eduardo continua com dificuldade de crescer dentro do processo sucessório. É essa dificuldade do pedetista que ainda mantém alguma esperança na campanha do atual governador.

Para o Senado Federal, o quadro parece bem desenhado. O capitão Styvenson Valentim (REDE) caminha a passos largos para ficar com a primeira vaga, enquanto Garibaldi Filho (MDB) e Zenaide Maia (PHS) brigam pela segunda cadeira. O tucano Geraldo Melo, ainda vivo, tenta sobreviver na disputa acirrada.

 

FRASE

"Só os ingênuos acreditam que 2018 estaria livre do caixa dois."

JOSIAS DE SOUZA – Jornalista, afirmando que o caixa 2 continua aberto nas eleições gerais de 2018.

 

SAÚDE

 A Justiça determinou que o Governo do Estado abasteça toda a rede hospitalar estadual com medicamentos, insumos e produtos médico-cirúrgicos e hospitalares. A Justiça acata ação judicial do Ministério Público (MPRN). Conforme a decisão, o Governo terá de abastecer as 23 unidades em todo o estado, sob pena de bloqueio imediato do valor necessário para aquisição dos produtos.

 

FORÇA DOS VENTOS

 O Rio Grande do Norte se mantém como maior produtor de energia eólica no Brasil, com 1.244,8 MW médios de energia entregues entre janeiro e julho deste ano. Na sequência, aparecem a Bahia, com 1.094,8 MW médios produzidos, e o Piauí, com 576,9 MW médios. No Brasil, a geração de energia eólica cresceu no período 17,8%, com 4.470 megawatts (MW) médios.

 

LEITURA ATUAL

 A pesquisa Datafolha diz que Jair Bolsonaro (PSL) está consolidado para o segundo turno, com 26%; e que a outra vaga é disputada por Ciro Gomes (PDT) e Fernando Haddad (PT), ambos com 13%. O tucano Geraldo Alckmin, com 9%, patina. E Marina Silva (Rede), com 8%, está fora do jogo.

 

DÉCIMO

 Os servidores estaduais que ganham entre R$ 4 mil e R$ 5 mil vão receber o décimo terceiro salário do ano passado no dia 22 deste mês. E quem ganha acima desses valores, continuará esperando. O governador Robinson (PSD) não tem previsão.

 

ORÇAMENTO

 A Câmara Municipal de Mossoró realiza audiência pública nesta segunda-feira, 17, para discutir com a sociedade o projeto de orçamento para o exercício de 2019. A discussão faz parte do calendário de apreciação da LOA. Audiência às 17h.

 

CALENDÁRIO ELEITORAL

 Nesta segunda-feira, 17, termina o prazo para pedido de substituição de candidatos para cargos majoritários e proporcionais. Também é o último para que todos os pedidos de registros de candidaturas sejam julgados pela Justiça Eleitoral.

 

 É NOTÍCIA

1 - A Câmara Municipal de Mossoró vai realizar sessão solene em homenagem aos 50 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) na quinta-feira, 20, a partir das 9h.

2 - A Semana Nacional do Trânsito 2018 em Mossoró será aberta amanhã, com palestra do tenente Luís Carlos Paulino, da Polícia Militar do Ceará. Durante a semana, serão desenvolvidas atividades nas escolas e nas ruas para melhorar a educação no trânsito.

3 - A 138.ª Pesquisa CNT/MDA será divulgada amanhã, com novos números da corrida presidencial. A pesquisa registrada no TSE (BR-04362/2018) ouviu 2.002 pessoas em 137 municípios.

4 - O ex-presidente e atual senador Fernando Collor de Mello retirou a candidatura ao Governo do Estado de Alagoas. Uma limpeza, mas não resolve. Renanzinho Calheiros será eleito por lá.  

5 - A Gondim & Garcia começa a vender as senhas para o Grande Encontro de Elba Ramalho e Geraldo Azevedo. O show está agendado para o feriado de 3 de outubro, na Arena Partage.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
eleições 2018
governador RN
décimo terceiro
salário
servidores

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO