Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 09h45 | 18 Set 2018 | Coluna César Santos - 18 de setembro

Crédito da foto: Ilustração Eleitor vai ficar entre a esquerda e a direita no segundo turno

DIREITA VERSUS ESQUERDA

O candidato Jair Bolsonaro (PSL) vai para o segundo turno das eleições presidenciais. Essa posição mostra-se consolidada e muito dificilmente será alterada. Também está se configurando a passagem de Fernando Haddad (PT) para o segundo turno. O cenário foi revelado em mais duas pesquisas divulgadas nesta segunda-feira, 17.

A pesquisa encomendada pelo Banco BTG Pactual, realizada pelo FSB Pesquisa, mostra que Bolsonaro cresceu em relação à sondagem anterior, saindo de 31% para 33%. Já a pesquisa da Confederação Nacional do Trabalho (CNT)/MDA confirma a liderança do candidato do PSL com 28,2%.

A situação de Bolsonaro torna-se ainda mais confortável porque candidatos que concorrem na sua faixa do eleitorado mostram-se incapazes de crescer dentro do processo sucessório. Geraldo Alckmin (PSDB) caiu 2 pontos percentuais na pesquisa BTG Pactual/FSB, descendo de 8% para 6%, e estacionou em 6,1% na CNT/MDA. Já Marina Silva (Rede) definhou de vez, descendo de 8% para 5% na BTG Pactual/FBS e aparecendo com 4,1% na pesquisa CNT/MDA.

A performance de Bolsonaro sugere que ele ganhou pontos (sem trocadilho) com a facada que sofreu no dia 6 de setembro. De lá para cá, o capitão empinou ainda mais a intenção de votos, saindo da faixa entre 18% e 22% para 28% a 33%, o que significa que o seu nome está consolidado faltando menos de três semanas para o dia do voto.

Na segunda posição, Fernando Haddad ultrapassou o seu concorrente direto pela vaga no segundo turno, no caso o candidato Ciro Gomes (PDT). O petista aumentou 8 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, saindo de 8% para 16% na pesquisa BTG Pactual/FSB. E na pesquisa CNT/MDA, Haddad praticamente repete a intenção de votos, com 17,6%.

Enquanto isso, Ciro Gomes não consegue obter a mesma performance, embora tenha crescido na pesquisa BTG/FSB, saindo de 10% para 14%, e aparecido com 10,8% na sondagem CNT/MDA. Só que ele não acompanha o ritmo de Haddad, seu concorrente na faixa do eleitorado de esquerda. Para mudar a curva nessa reta final de campanha, Ciro terá de desafiar o concorrente petista na terra rachada do Nordeste, o que historicamente pende para o lado do lulismo.

Portanto, está se configurando um segundo turno entre Bolsonaro x Fernando Haddad. A direita X esquerda. E isso ocorrendo, não há como fazer qualquer previsão de como terminará a peleja pelo Poder Central.

 

FRASE

"Ele sempre (Jair Bolsonaro) foi eleito pela urna eletrônica."

DIAS TOFFOLI – Presidente do STF, rebatendo críticas do candidato do PSL às urnas eletrônicas.

 

E os graúdos?

 A Operação Canastra Real levou para a cadeia a chefe de gabinete da presidência da AL-RN Ana Augusta (veja reportagem na página 3). É acusada de comandar esquema de desvio de dinheiro público através de funcionários fantasmas. Mas, ela tinha autonomia de contratar e pagar altos salários aos "fantasmas"? Com a palavra, o Ministério Público Estadual (MPRN).

 

Insegurança

 Os criminosos parecem sem limites no RN. Na cidade de Extremoz, região metropolitana de Natal, eles arrombaram uma residência e levaram até o enxoval de uma bebê prestes a nascer. Também levaram outros objetos de valor, instrumentos musicais e eletroeletrônicos. De sorte, a grávida de nove meses não estava em casa. E a polícia, onde estava? Bom, deixe pra lá...

 

Novas pesquisas

 Duas pesquisas registradas sobre a disputa eleitoral no RN. A primeira, do Instituto Opine, será divulgada nesta quinta-feira, 20, pela Band Natal. A segunda, do Ibope, contratada pela InterTV Costa Branca, com divulgação na sexta-feira, 21. Ambas registradas no TSE.

 

É candidato

 A candidatura de Geraldo Melo (PSDB) foi deferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN). Havia a recomendação contrária da Procuradoria Regional Eleitoral, devido o nome de Geraldo aparecer na lista de contas reprovadas pelo TCU. A Corte Eleitoral entendeu que a situação estava saneada.

 

Vacina

 O RN não atingiu a meta da campanha de vacinação contra a pólio e o sarampo. A cobertura ficou, em média, 93% do público-alvo. Por isso, a campanha segue nos postos de saúde até dia 29.

 

Fica preso

 O prefeito afastado de Caicó, Robson Batata (PSDB), vai continuar preso. Ele teve pedido de habeas corpus arquivado pelo ministro Celso de Mello, do STF. Batata foi apanhado pela Operação Tubérculo, que investigou desvio de recursos através da iluminação pública.

 

 É NOTÍCIA

1 - A Justiça Federal bloqueou mais de R$ 2 milhões da Prefeitura de Mossoró para repassar à Casa de Saúde Dix-sept Rosado/Maternidade Almeida Castro (Apamim). Recursos do SUS.

2 - A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) usou as redes sociais para denunciar que é vítima de fake news. Setores da oposição espalharam notícias falsas. A mentira é que a prefeita teria acusado o PT de ser responsável pelo ataque a Bolsonaro.

3 - Há 68 anos, nesta data, era inaugurado o primeiro canal de televisão da América Latina, no Brasil. A TV Tupi, com sede em São Paulo, entrava no ar com transmissões das 18h às 23h.

4 - A 69.ª Prova Ciclística Governador Dix-sept Rosado, em Mossoró, será realizada no próximo final de semana. O Corredor Cultural será fechado às 13h do sábado, 22, e às 7h do domingo, 23.

5 - Alguém é capaz de enfrentar a cartelização no mercado de combustíveis no RN? Enquanto isso, o consumidor vai pagando caro pelo litro da gasolina com preços iguaizinhos nos postos.

Tags:

Coluna
César Santos
JORNAL DE FATO
eleições
presidente
Jair Bolsonaro
Fernando HADDAD
Ciro Gomes

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO