Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 09h45 | 19 Set 2018 | Ibope revela que Bolsonaro e Haddad caminham para o segundo turno

Crédito da foto: Reprodução Jair Bolsonaro e Fernando Haddad caminham para o segundo turno

Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) caminham para o segundo turno das eleições presidenciais.

O capitão, consolidado na liderança.

O petista, em crescimento e já assumindo a segunda posição.

É o que mostra a nova pesquisa Ibope/Globo/Folha de S. Paulo, divulgada na noite desta terça-feira (18).

Veja:

Jair Bolsonaro (PSL) - 28%

Fernando Haddad (PT) - 19% .

Ciro Gomes (PDT) - 11%

Geraldo Alckmin (PSDB) - 7%

Marina Silva (Rede), 6%.

Alvaro Dias (Podemos), João Amoêdo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB) têm 2% das intenções de voto.

Cabo Daciolo (Patriota) registrou 1%.

Vera Lúcia (PSTU), Guilherme Boulos (PSOL), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram na pesquisa.

Conforme o Ibope, Fernando Haddad cresceu 11 pontos percentuais entre o levantamento de 11 de setembro e o divulgado ontem.

Jair Bolsonaro cresceu dois pontos percentuais. Ciro Gomes manteve-se com o mesmo percentual.

Geraldo Alckmin perdeu dois pontos percentuais; e Marina Silva caiu três pontos percentuais.

O Ibope ainda testou com os entrevistados cenários de segundo turno.

Fernando Haddad e Jair Bolsonaro aparecem empatados com 40% das intenções de voto cada um. Neste cenário, o número de votos em branco ou nulo totalizam 15% e 5% não souberam e nem quiseram responder.

Em caso de uma disputa entre Ciro Gomes e Jair Bolsonaro, o cenário é de empate técnico, de 40% e 39% das intenções de voto, respectivamente. Neste caso, o número de votos em branco ou nulo totalizam 15% e 6% não souberam e nem quiseram responder.

Uma eventual disputa no segundo turno entre Geraldo Alckmin e Jair Bolsonaro, ambos alcançariam 38% dos votos. Nessa possibilidade, o número de votos em branco ou nulo totalizam 18% e 6% não souberam e nem quiseram responder.

De acordo com o Ibope, em uma disputa com Marina Silva, Jair Bolsonaro teria vantagem de cinco pontos percentuais. O ex-capitão do Exército atingiria 41% dos votos e a ex-ministra 36%. Nessa hipótese, o número de votos em branco ou nulo totalizam 18% e 5% não souberam e nem quiseram responder.

O levantamento do Ibope, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (BR-09678/2018), ouviu 2.506 eleitores, em 177 municípios, entre domingo (16) e hoje (18). A pesquisa, contratada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, tem nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Tags:

Jair Bolsonaro
Fernando Haddad
pesquisa eleitoral
Ibope

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO