Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 09h30 | 20 Set 2018 | Coluna César Santos - 20 de setembro

Crédito da foto: Reprodução Mais um corpo tombado no RN: a insegurança gera violência

RN DESCE A LADEIRA

O Rio Grande do Norte ocupa apenas a 19.ª posição no ranking de competitividade, segundo pesquisa do Centro de Liderança Pública (CLP). Essa média é o soma de um conjunto de indicadores que vão desde segurança até a eficiência da máquina pública. O resultado revela que o estado caiu quatro posições em relação ao ano passado, quando ocupada a 15.ª posição.

Os indicadores são bem negativos. A segurança pública, por exemplo, ficou na 24.ª posição entre os 26 estados e a capital do país. A solidez fiscal desceu para o 23.° lugar; o potencial de mercado caiu para 22.ª posição e a eficiência da máquina pública do Rio Grande do Norte ficou na posição de 21.°.

A segurança tem um desempenho bem negativo, resultado da falta de uma política capaz de restabelecer o quadro de normalidade. O Governo investe pouco e de forma errada. O resultado beneficia a criminalidade, que passou a agir sem ser incomodada. Por consequência, os índices de violência subiram degraus insuportáveis. Observe que todas as modalidades de crimes cresceram nos últimos três anos, com recorde em número de assassinatos, assaltos, explosão de agências bancárias, roubos, arrastões, rebeliões e fugas no sistema prisional.

Dois pontos marcantes comprovam a fragilidade da segurança pública:

1 – A rebelião na Penitenciária Alcaçuz, em janeiro de 2017, que resultou na morte de 26 detentos, a maioria deles degolados;

2 – A ocupação de ruas pelos criminosos no final de 2017, aproveitando a greve das forças de segurança em protesto ao atraso de salários. Em um só final de semana, foram mais de 60 assassinatos, mais de 800 arrastões, arrombamentos e assaltos, e o completo controle das quadrilhas. A situação foi controlada com a chegada da Força Nacional, que assumiu o comando na última semana de 2017.

Com a segurança pública rifada, outras áreas importantes sofreram por consequência. A economia é uma delas, uma vez que o clima de medo atingiu em cheio a atividade turística, o principal vetor da economia na capital do estado e região metropolitana. Sem segurança, o turista evita o Rio Grande do Norte. As pessoas não saem às ruas, não consomem, não interagem; logo, esvaziam setores importantes da economia.

Além disso, outro ponto chama a atenção no estudo do Centro de Liderança Pública: o custo do Legislativo, Judiciário e a eficiência, ou falta dela, do Executivo, de acordo com o PIB, coloca o Rio Grande do Norte na 21.ª posição entre os estados, com 58,4 pontos. A média nacional foi de 64,1%.

Esse é o quadro que desafiará o futuro governador do Rio Grande do Norte.

 

FRASE

"PT está no segundo turno; Bolsonaro, não."

GERALDO ALCKMIN – Candidato do PSDB, acreditando ser possível superar a liderança na corrida presidencial do candidato Jair Bolsonaro.

 

50 ANOS

 A Câmara Municipal de Mossoró realiza hoje, às 9h, sessão solene em homenagem aos 50 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Um momento de comemorar, mas também de refletir sobre o futuro da instituição do ensino superior. A iniciativa é do professor vereador Francisco Carlos (PP), presidente da Frente Parlamentar e Popular em Defesa da Uern.

 

PORCELLANATI

 A unidade de produção da Itagres reabre as suas portas hoje no Distrito Industrial de Mossoró, depois de alguns anos fechada. A nova fase vai empregar, de imediato, em torno de 200 funcionários, a maioria regressa do primeiro quadro de profissionais. A empresa catarinense prevê que em 14 de janeiro de 2019 fará o primeiro embarque de produção, para atender ao mercado interno brasileiro.

 

CANASTRA

 A chefe de Gabinete da presidência da Assembleia Legislativa, Ana Augusta, presa na operação Canastra Real, continua com o emprego, mesmo atrás das grades. O presidente da Casa, Ezequiel Ferreira (PSDB), patrão de Augusta, continua com a caneta no bolso.

 

ALÉM DO MAIS

 A Assembleia Legislativa ainda não se pronunciou sobre o desvio de dinheiro através de funcionários fantasmas, descortinado pela Canastra Real. Ezequiel Ferreira também faz voto de silêncio e o cidadão, que teve o dinheiro roubado, continua esperando explicação.

 

PARDAL

 O TRE-RN já recebeu 207 denúncias através do aplicativo na presente campanha eleitoral. Maior parte sobre propaganda eleitoral irregular. Depois, crimes eleitorais. A Justiça garante que está apurando todas as denúncias.

 

CONCURSO

 A Caern lançou concurso público para administrador, analista de sistema, contador, economista e técnico em segurança do trabalho. A inscrição está aberta e vai até o dia 21 de outubro. Confira o edital no site da companhia, com número de vagas, salários e taxa de inscrição.

 

 É NOTÍCIA

1 - Nesta data, em 2002, a prefeita Rosalba Ciarlini, em sua terceira gestão, inaugurava a Central de Abastecimento "Prefeito Raimundo Soares", a antiga Cobal, no centro comercial de Mossoró.

2 - Aberto o III Salão Dorian Gray de Arte Potiguar, na Galeria Joseph Boulier, no Memorial da Resistência, em Mossoró. São 100 artistas norte-rio-grandenses que apresentam cerca de 200 obras para contemplação e comercialização. Confira.

3 - O Governo do Estado promete pagar hoje o 13° salário de 2017 aos servidores que ganham entre 4 e 5 mil reais. O restante continuará aguardando a movimentação da receita.

4 - Mossoró chegou a 190 assassinatos no ano, superando a marca de 2017, em mais de 20 mortes no mesmo período. A previsão é que novo recorde – negativo – seja superado na cidade em 2018.

5 - A Band Natal divulga hoje pesquisa para governador e senador do RN. Números do instituto Opine, de Pernambuco. A pesquisa também revelará intenção de votos para presidente.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
insegurança
Rio Grande do Norte
competitividade
crise

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO