Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 09h00 | 11 Out 2018 | Coluna César Santos - 11 de outubro

Crédito da foto: Cedida Vereadora Isolda Dantas é nome para sucessão municipal 2020

LEITURA DAS URNAS III

As atenções estavam voltadas para a disputa entre os grupos da prefeita Rosalba Ciarlini (PP) e dos empresários Tião da Prest (PR) e Jorge do Rosário (PR). Seria a prorrogação das eleições de 2016, quando Rosalba suplantou nas urnas a chapa Tião-Jorge. A rivalidade permaneceu, por isso, entendia-se que a campanha eleitoral deste ano, em Mossoró, seria polarizada entre ambos.

De certa forma, a ideia foi alimentada porque os dois grupos lançaram candidatos em chapas majoritárias e proporcionais e motivaram a aposta de quem seria o mais votado: o candidato a vice-governador Kadu Ciarlini (PP), filho da prefeita, ou Tião da Prest, também candidato a vice-governador; a deputada Larissa Rosado (PSDB), apoiada por Rosalba, ou Jorge do Rosário, candidato a estadual de Tião.

O grupo de Rosalba ganhou fácil a disputa local. A chapa Carlos Eduardo/Kadu teve 28.447 votos a mais em relação à chapa Robinson Faria/Tião em Mossoró, passando para o segundo turno das eleições. E a deputada Larissa foi a mais votada na cidade, com 17.753 votos, enquanto Jorge foi terceiro colocado, com 12.017 votos.

O triunfo do rosalbismo, porém, não se revestiu de vitória. Pelo contrário. O grupo não conseguiu renovar os mandatos do deputado federal Beto Rosado (PP) e de Larissa, e ainda viu a chapa Carlos Eduardo/Kadu ficar atrás de Fátima Bezerra (PT)/Antenor (PC do B).

Daí, a surpresa que saiu das urnas do domingo, 7. A votação expressiva do PT de Mossoró, representada pela eleição da vereadora Isolda Dantas à Assembleia Legislativa, e vitória do jovem Alysson Bezerra (Solidariedade), eleito deputado estadual, com a segunda maior votação na cidade (13.095 votos), sugere que está em gestação um novo quadro político no segundo maior colégio eleitoral do estado.

Sai de cena Tião-Jorge, ou, no mínimo, descem para o papel de coadjuvantes, enquanto o PT de Isolda e o Solidariedade de Alysson assumem o protagonismo da oposição ao governo Rosalba Ciarlini. Essa leitura ficará ainda mais clara quando passar o segundo turno das eleições. Por consequência, apresentará os primeiros rabiscos do quadro sucessório municipal de 2020.

O Solidariedade já avisou que pretende disputar as prefeituras onde o partido foi bem votado. Natal e Mossoró na lista.

O PT deseja voltar a ter candidatura própria à Prefeitura de Mossoró, o que não ocorre desde as eleições de 2004.

E o nome, não deve ser outro: Isolda Dantas.

 

FRASE

"Uma boa cabeça e um bom coração formam sempre uma combinação formidável."

NELSON MANDELA – O mais importante líder da África Negra.

 

INSEGURANÇA

 O juízo da 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal determinou que não haja contingenciamento de verbas previstas para a segurança pública no orçamento de 2019. Atende pedido do Ministério Público Estadual. E justifica na ocorrência de um estado de coisas inconstitucionais na segurança. A decisão leva em conta o crescimento vertiginoso da criminalidade no Rio Grande do Norte.

 

FOI SÓ UM SUSTO

 Os passageiros que vinham para Mossoró no voo da Azul, na tarde desta quarta-feira, 10, se assustaram com os problemas técnicos apresentados pela aeronave. O avião teve que retornar para o aeroporto de origem, em Recife, quando já se aproximava do Aeroporto Dix-sept Rosado de Mossoró. O retorno foi necessário para conferir a segurança da operação e dos clientes a bordo.

 

PESQUISA

 Vem aí a primeira pesquisa Fiern/Certus no segundo turno das eleições do Rio Grande do Norte. O resultado será divulgado na próxima segunda-feira, 15. Fiern/Certus fará outra pesquisa na reta final da campanha, com divulgação na véspera das eleições, dia 28.

 

BICO DE LUZ

 O Ministério Público de Contas detectou superfaturamento de R$ 1 milhão em contratos de iluminação pública na Prefeitura de Ceará-Mirim. O TCE-RN acatou a representação com pedido de medida cautelar. É a operação Cidade Luz se espalhando por todo o RN.

 

SEGUE

 Foi o esquema de desvio de dinheiro, via sistema de iluminação pública, que levou para a cadeia o prefeito Batata Araújo, de Caicó. Também alcançou o presidente da Câmara de Natal, Raniere Barbosa. Todos investigados e assustados com o tilintar das pulseiras mecânicas.

 

EMENDAS

 Das 107 emendas ao projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA - 2019), sete foram da vereadora Sandra Rosado. Todas contemplando educação, saúde e infraestrutura. As emendas foram lidas nesta quarta-feira, 10.

 

 É NOTÍCIA

1 - Subiu para 2.044 o número de casos de sarampo no Brasil, com concentração no Amazonas, com 1.629; e Roraima, 330 casos. Também foram notificados casos em SP, RJ, RS, RO, PE, SE e DF.

2 - O Sesc abre hoje inscrição aos cursos de novembro. São 173 vagas em Natal, Mossoró, Caicó, São Paulo do Potengi e Nova Cruz. No Sesc-Mossoró. Em Mossoró, além de bolos natalinos, será oferecido curso sobre preparo de palhas italianas.

3 - O governador Robinson Faria (PSD) jura que até o fim deste mês quitará a folha do décimo terceiro salário dos servidores referente a 2017. Que os anjos da boca mole digam amém.

4 - Com 382.249 votos, o que não foi suficiente para se eleger senador, Geraldo Melo (PSDB) anuncia o fim da carreira política. Com dignidade, afirma o ex-senador e ex-governador do RN.

5 - A Band transferiu para o dia 19 o debate entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad. Seria amanhã, mas os médicos só liberam o capitão para fazer campanha no 2º turno a partir do dia 18.

Tags:

Coluna
César Santos
JORNAL DE FATO
eleições 2018
Isolda Dantas
vereadora
PT
deputada
Alysson Bezerra

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO