Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 07h15 | 21 Out 2018 | Coluna César Santos - 21 de outubro

Crédito da foto: Reprodução Nesta segunda-feira, 22, completa 22 anos da morte do prefeito Jerônimo Dix-huit Rosado Maia

NINGUÉM É DE NINGUÉM

A sete dias do voto, não é possível apontar um favorito na disputa ao Governo do Rio Grande do Norte. Fátima Bezerra, do PT, e Carlos Eduardo, do PDT, estão no mesmo patamar da corrida eleitoral, com pouca diferença de um para o outro, ou separados por poucos pontos registrados pelas pesquisas eleitorais divulgadas nos últimos dias.

O equilíbrio foi estabelecido porque Fátima Bezerra, que terminou o primeiro turno com 46%, não conseguiu ampliar essa vantagem, enquanto Carlos Eduardo, o segundo colocado com 33% dos votos, teve um crescimento vigoroso no segundo turno.

A pesquisa Ibope/InterTV Cabugi mostrou na estimulada uma diferença de 6 pontos (48 a 42) de Fátima sobre Carlos Eduardo, empatados no limite da margem de erro, segundo o instituto. Cenário idêntico apontado pela pesquisa Certus/Fiern, que também revelou 6 pontos de vantagem para Fátima, com empate dentro do limite da margem de erro.

Já a pesquisa Big Data, da Rede Record/TV Tropical, a última divulgada no RN, revelou que Fátima e Carlos Eduardo estão empatados, com apenas 2 pontos de diferença (47 x 45 na estimulada). A vantagem de Fátima cai, embora os números da Big Datas sejam diferentes do Ibope e Certus, porém deve-se observar que a Big Data realizou a pesquisa após Ibope e Certus e com metodologia diferente, por telefone.

A última pesquisa divorciada dos números dos três levantamentos é a da Seta/Blog do BG, divulgada na quarta-feira, 17. Segundo a Seta, a vantagem a favor de Fátima é de 8 pontos nos votos totais e de 12 nos votos válidos. Mesmo assim, o instituto apontou o crescimento de Carlos Eduardo bem acima em relação ao crescimento de Fátima no segundo turno, apontando para o equilíbrio da disputa na reta final.

O fato é que não há favorito. Neste momento, é impossível apontar se o eleitor optará por Fátima ou Carlos Eduardo. Ou seja, a decisão ficou para a última curva da corrida eleitoral. Nesse caso, é certo afirmar que ganhará as eleições quem errar menos. Daí, é bom observar quem tem tomado as melhores decisões ou quem tem construído um cenário mais favorável.

Nas últimas 48 horas, os dois candidatos produziram fatos novos. Fátima Bezerra recebeu no seu palanque o PSDB potiguar, representado pelo presidente Ezequiel Ferreira de Souza, reeleito deputado estadual mais votado no dia 7 de outubro. Também recebeu a base do governador Robinson Faria (PSD), representado pelo deputado Dison Lisboa (PSD), líder do governo na Assembleia Legislativa.

Já Carlos Eduardo recebeu o apoio da maioria dos prefeitos das cidades que representam os 20 maiores colégios eleitorais do estado e ganhou o reforço de Dr. Bernardo Amorim (Avante), eleito deputado estadual com a terceira maior votação (42.049 votos). Dr. Bernardo é líder político na região do Médio/Alto Oeste, exercendo forte influência no eleitor oestano a partir das cidades de Almino Afonso e Rafael Godeiro.

Esses apoios foram apresentados ao grande público pelos dois candidatos, com fotos e discursos. Evidentemente, isso provoca reação do eleitor – positiva ou negativa. As pesquisas que serão divulgadas a partir desta segunda-feira, 22, no total de seis até o dia do pleito, devem apontar quem fez a melhor escolha.

Outro ponto que poderá ter um peso decisivo, diante do quadro de equilíbrio, é o último debate na televisão, que será realizado pela InterTV, afiliada da Rede Globo, a quatro dias das eleições. A performance no debate certamente terá efeito direto no resultado das urnas, ou poderá ter.

Faça a sua aposta, sem se esquecer de que o eleito no próximo domingo, 28, terá a missão de reconstruir o Rio Grande do Norte. Quem está melhor preparado para o desafio? Você, eleitor, decide.

 

FRASE

"Um político pensa na próxima eleição; um estadista, na próxima geração."

JAMES FREEMAN CLARK – Pregador e escritor americano (1810–1888)

 

DIX-HUIT ROSADO

 Nesta segunda-feira, 22, completa 22 anos da morte do prefeito Dix-huit Rosado. Ele estava no exercício do terceiro mandato na Prefeitura de Mossoró, aos 84 anos, quando foi vencido por complicações cardíacas. O 18° filho do velho Jerônimo, além de ter governado Mossoró por três vezes, foi deputado estadual, deputado federal, senador da República e presidente do Inda.

 

E O TEATRO?

 O Teatro Estadual Lauro Monte Filho continua fechado, contrariando os que acreditam na promessa do governador Robinson Faria (PSD). Há três semanas, vésperas das eleições do 1° turno, o secretário Vagner Araújo veio à cidade para anunciar que o teatro funcionaria a partir do dia 16 de outubro. Não cumpriu a palavra e até aqui não apresentou qualquer explicação.

 

TRIBUNAL

 A posse do desembargador João Rebouças na presidência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte está confirmada para o dia 7 de janeiro de 2019. O magistrado sucederá o desembargador e amigo Expedito Ferreira de Souza.

 

TRABALHO

 O desembargador Bento Herculano presidirá o Tribunal Regional do Trabalho/21ª Região no biênio 2019/2020. Também será corregedor do TRT-RN. A desembargadora Maria do Perpétuo Wanderley assumirá a Vice-Presidência e a Ouvidoria-Geral da Corte.

 

NOVAS EMOÇÕES

O TSE julga nesta semana o recurso do candidato a deputado federal Kériclis Alves Ribeiro, "Kerinho" (PDT), contra o indeferimento de sua candidatura no TRE-RN. Se acatado, implicará mudança na bancada federal eleita, saindo Mineiro (PT) e entrando Beto Rosado (PP).

 

NOVAS EMOÇÕES II

Os 8.990 votos recebidos por Kerinho estão em "votos anulados". Se revertidos, vão para "votos válidos". Por consequência, a coligação de Mineiro ficará com um mandato (Natália Bovanides) e de Beto com dois mandatos (Walter Alves e ele).

 

 É NOTÍCIA

1 - Mais de 10 mil jovens deverão escalar a serra do Lima, em Patu, na tradicional romaria do Dia Nacional da Juventude neste domingo, 21. Saída às 5h para o santuário do Lima.

2 - Será aberta nesta segunda-feira, 22, a 30.ª Semana de Arte e Cultura Espírita de Mossoró, com o tema "Quem somos, de onde viemos e para onde vamos?" A programação seguirá até sábado, 27, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

3 - Os 5,5 milhões inscritos no Enem 2018 vão checar o seu local de provas a partir desta segunda-feira, 22. É a data que o Inep vai liberar o acesso ao cartão de confirmação do candidato.

4 - Hoje, nas áreas das piscinas do Thermas, tem João Neto com forró e sertanejo universitário. O Planeta Água oferece outras atrações para o público adulto e infantil, a partir das 11h.

5 - O escritor Clauder Arcanjo tomará posse na Academia de Letras do Brasil, em Brasília (DF), no dia 1° de novembro. Clauder ocupará a cadeira 31, cujo patrono é o escritor Marcos Rebelo.

Tags:

César Santos
coluna
JORNAL DE FATO
eleições
Dix-huit Rosado
teatro
Beto Rosado
TSE
Kerinho

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO