Sábado, 20 de abril de 2024

Postado às 10h15 | 24 Out 2018 | Operação Candeeiro: STF acata denúncia contra Ricardo Motta

Crédito da foto: Defato.com Deputado Ricardo Motta foi alcançado pela Operação Candeeiro

O deputado estadual Ricardo Motta (PSB) vai responder processo por crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A denúncia feita pelo Ministério Público (MPRN) foi recebida pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Decisão unânime.

O colegiado acompanhou o voto do relator, ministro Luiz Fux, que considerou a “verossimilhança da versão de colaboradores por meio de evidências contidas em provas documentais e testemunhais.”

O processo deveria ser conduzido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte (TJRN), porém, mais da metade dos desembargadores se declarou suspeito, transferindo a responsabilidade para o STF, que recebeu como Ação Originária (AO 2275).

A denúncia aponta que Ricardo Motta teria se beneficiado do esquema criminoso que desviou mais de R$ 19 milhões do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte (IDEMA/RN). O desvio teria ocorrido através de utilização de ofícios que autorizaram pagamentos com conteúdo fraudulento.

O esquema foi desbaratado em 2015 pela Operação Candeeiro. Ricardo Motta foi denunciado pelo ex-diretor do Idema, Gutson Reinaldo, apontado como chefe do esquema. Em delação premiada, Gutson disse que Motta teria recebido pelo menos R$ 11 milhões.

O delator afirmou, também, que os recursos teriam sido usados para bancar campanhas eleitorais de Ricardo Motta.

Nas eleições de 2014, quando presidia a Assembleia Legislativa do RN, Motta foi reeleito com 80.249 votos e elegeu o filho Rafael Motta (PSB) à Câmara dos Deputados, como o segundo mais votado estado.

Nas eleições 2018, envolvido numa série de escândalos, inclusive chegando a ser afastado do mandato em 2017, Ricardo Motta fracassou nas urnas. Ele recebeu apenas 18.036 votos, ficando na 58ª posição. Mas o seu filho Rafael conseguiu renovar o mandato de deputado federal.

Agora no segundo turno, Ricardo Motta se engajou na campanha da candidata ao governo Fátima Bezerra, do PT.

Tags:

Ricardo Motta
deputado
STF
Operação Candeeiro
RN
Idema-RN
Gutson Reinaldo

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO