Sábado, 20 de abril de 2024

Postado às 07h45 | 28 Out 2018 | Coluna César Santos - 28 de outubro

Crédito da foto: Reprodução O eleitor vai à urna neste domingo de eleição

O FUTURO NAS SUAS MÃOS

Um corpo no chão, na porteira da fazenda São João, distante 5 quilômetros do perímetro urbano de Mossoró. Eram 5 horas da madrugada deste sábado (27). A vítima foi identificada como Agnaldo Pereira de Carvalho, aproximadamente 50 anos. Os assassinos, ninguém sabe, ninguém viu.

A máquina que registra os crimes violentos contra a vida no Rio Grande do Norte acusa: Agnaldo é a 213.ª vítima em Mossoró neste ano. Se o gatilho continua disparando com tal velocidade, muito provavelmente 2018 baterá todos os recordes negativos na segunda maior cidade potiguar.

Não é só isso: as ações criminosas cresceram de forma absurda, com registro, a todo momento, de assaltos, roubos, arrombamentos, explosão de caixas eletrônicos, entre outras modalidades.

A insegurança é assustadora.

E o governador da segurança, o sr. Robinson Faria (PSD), fracassou. Ou, para os mais indignados, enganou a boa-fé dos potiguares que acreditam na sua promessa de entrar para a história como o “governador da segurança”.

O fracasso da segurança tem explicação que vai além da bala que sai do revólver marginal. O desequilíbrio fiscal castigou todas as áreas, inclusive a segurança pública. Sem dinheiro para honrar compromissos básicos, como os salários dos servidores, a atual gestão não teve condições de investir nos setores vitais.

Sem dinheiro, é impossível cumprir as obrigações de uma gestão pública. Por consequência, as demandas ficam represadas, como acontece agora no Rio Grande do Norte. Caos na saúde, na educação, na infraestrutura, na segurança...

Para se ter ideia, o atual governo deixará para o sucessor um "rombo" de R$ 1,3 bilhão/ano com a previdência estadual e, muito provavelmente, jogará para 2019 o pagamento de pelo menos duas folhas salariais de 2018.

O rombo nas contas públicas é consequência da incapacidade do atual governo de enfrentar a crise ou da coragem de promover o ajuste fiscal com medidas amargas. O "corte na carne", para repetir a modinha dos gestores públicos, não passou do faz-de-conta do corte de linhas telefônicas e da redução da conta de energia elétrica, como se isso resolvesse o grave problema.

Não resolveu. O RN vive um dos piores momentos de sua história, senão o pior.

Daí, um alerta ao cidadão potiguar que segue hoje às urnas para escolher quem vai assumir a difícil missão de tirar o estado do buraco: é preciso levar em conta requisitos para fazer a opção certa ou atenuar o máximo o risco de errar. Experiência, competência, capacidade política e equilíbrio são referências que ajudam a fazer a melhor escolha.

No primeiro turno das eleições, o eleitor eliminou seis dos oito postulantes, inclusive o atual governador, e classificou a senadora Fátima Bezerra, do PT, e o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo, do PDT, para a decisão final que será tomada hoje.

Fátima apresenta um currículo de dois mandatos de deputada estadual, três de deputada federal e cumpre o de senadora da República.

Carlos Eduardo foi secretário de estado, deputado estadual por quatro mandatos e foi prefeito de Natal por quatro vezes.

Os dois garantem que estão preparados para salvar o Rio Grande do Norte, embora pouco ou quase nada apresentaram durante a campanha como solução para áreas vitais, resumindo suas falas no velho "eu prometo".

Agora é com você, eleitor(a). O seu voto decide o futuro do estado. É com ele que o futuro governador assumirá o desafio de devolver aos cidadãos a segurança pública, a assistência à saúde e o ensino público de qualidade.

Vá às urnas. Vote com consciência. Vote certo.

Boa sorte, e que Deus nos proteja.

 

"Um político pensa na próxima eleição; um estadista, na próxima geração."

JAMES FREEMAN CLARK – Pregador e escritor americano (1810-1888).

 

SALÁRIOS

 Daqui a três dias, termina outubro, e o governador Robinson Faria (PSD) ainda não se pronunciou sobre o pagamento salarial do mês nem sobre a quitação do 13° salário do ano passado, que está atrasado há 10 meses. O governador também não acenou se pagará os salários de novembro, dezembro e o 13° de 2018. São quatro folhas para o Governo pagar menos de 70 dias.

 

SALÁRIOS II

 Os servidores celetistas da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Estado (FUNDASE) têm situação ainda mais preocupante. A categoria não recebe os salários há quatro meses. O Governo não tem previsão de quando pagará o atrasado e muito menos um calendário de pagamento dos meses que restam para concluir o ano. A Secretaria do Planejamento não tem previsão.

 

ELEITORES

 O Rio Grande do Norte tem 2.373.619 eleitores aptos a votar nas eleições deste domingo (28). No primeiro turno, compareceram às urnas 1.967.735 (82,89%), com abstenção de 406.222 eleitores (17,11%). Foram 44.605 (2,27%) votos brancos e 130.877 (6,65%) votos nulos.

 

MAPA DA "MINA"

 Natal e 14 municípios da região metropolitana têm 986.677 eleitores, o que corresponde a 41% do eleitorado potiguar. Natal é maior colégio, com 557.109 eleitores, seguido de Mossoró (região Oeste), com 174.189, e Parnamirim, com 119.014.

 

VAI SER RÁPIDO

 O presidente do TRE-RN, desembargador Glauber Rêgo, acredita que a apuração dos votos no RN será concluída antes das 20 horas. No 1° turno, os trabalhos foram encerrados às 23h56. O TRE ampliou de 176 para 204 pontos de transmissão de dados, para agilizar.

 

ANTES DA URNA

 As três últimas pesquisas ao Governo do RN: Ibope/InterTV - Fátima Bezerra, 55%; Carlos Eduardo, 45%; Fiern/Certus - Fátima, 52,5%; Carlos Eduardo, 46,5%; Consult/98 FM - Fátima, 52,7%; Carlos, 47,3%.

 

É NOTÍCIA

1 - O JORNAL DE FATO vai circular nesta segunda-feira (29) com edição especial sobre as eleições deste domingo (28), e a cobertura em tempo real, no Rio Grande do Norte e no Brasil, pode ser acompanhada no endereço eletrônico www.defato.com.

2 - O eleitor que não votou no primeiro turno pode votar nas eleições deste domingo (28), desde que esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral. Quem não comparecer, é obrigado a justificar sua ausência.

3 - A força federal estará presente em 73 municípios do Rio Grande do Norte nas eleições deste domingo (28). O reforço se junta aos agentes de segurança pública do estado para garantir a tranquilidade do pleito.

4 - A empresa Cidade do Sol ampliou o horário do transporte coletivo urbano neste domingo de eleição no município de Mossoró. As linhas dos Abolições, Nova Vida e Vingt Rosado funcionarão até às 17h20, saindo do centro da cidade.

Tags:

Eleições
Brasil
Rio Grande do Norte
JORNAL DE FATO

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO