Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 00h23 | 28 Out 2018 | Propostas de Fátima para segurança, saúde, educação e servidor

Crédito da foto: Campanha do PT Fátima Bezerra tem como vice Antenor Roberto

Fátima Bezerra, senadora da República, ainda no primeiro mandato, tenta fazer história nas eleições deste ano. Se for eleita, pela primeira vez o PT assumirá o cargo de governador do Rio Grande do Norte. Ela tem como vice o servidor público Antenor Roberto, do PC do B.

Fátima é professora e pedagoga de formação.

Na política, faz carreira sustentada pelos movimentos sindicais, com base no Sindicato dos trabalhadores em educação do RN (SINTE). ElA ocupa mandato eletivo desde as eleições de 1994, tendo sito deputada estadual (eleita em 1994 e 1998), deputada federal (eleita em 2002, 2006 e 2010) e senadora (eleita em 2014).

Fátima Bezerra declarou bens no valor de R$ 807.668 mil.

No primeiro turno, a candidata do PT recebeu 748.150 votos (46,7%)

Veja as propostas de Fátima Bezerra para a Segurança Pública, Saúde, Educação e Servidor Público

SEGURANÇA

Segundo o levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança, o Rio Grande do Norte é hoje o Estado mais violento do país. Para baixar os índices de criminalidade, nosso governo vai agir em cinco frentes:

1. Mais policiamento, com concursos regulares para recompor o quadro de policiais, valorização dos profissionais da segurança, colocando em dia o pagamento das diárias operacionais, implantando plano de metas e bonificação, fazendo a entrega regular de armas, coletes, munição e fardamento completo e oferecendo seguro de vida;

2. Investimento em Inteligência e produção de dados e estatísticas, para identificação das manchas criminais, planejamento estratégico no policiamento e na investigação e avaliação permanente das ações;

3. Investigação eficiente, fortalecendo a Polícia Civil e recuperando o ITEP (Instituto Técnico-Científico de Perícia), modernizando a produção de provas e investindo em tecnologia para aumentar a solução de crimes;

4. Retomada do controle do sistema prisional, com valorização e capacitação permanente dos agentes penitenciários, trabalho e educação para os presos, ampliação das penas e medidas alternativas e programa para os egressos; 

5. Investimento em prevenção, reforçando a polícia de proximidade, colocando para funcionar a Patrulha Maria da Penha para proteção das mulheres ameaçadas; integrando o videomonitoramento a câmeras privadas, realizando bloqueios em pontos estratégicos e implantando programas de empreendedorismo jovem, além de 50% de escolas em tempo integral e ampliação do acesso à cultura e ao lazer.

EDUCAÇÃO

Vamos oferecer uma educação de qualidade e inclusiva e melhorar os índices de aprendizagem dos estudantes do Rio Grande do Norte, que tem a terceira pior nota do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em todo o Brasil. Com a Consolidação do Sistema e do Plano Nacional de Educação, vamos assegurar acesso, permanência e formação em todas as dimensões, níveis e modalidades, para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos do RN.

Vamos trabalhar junto ao presidente Haddad para garantir mais recursos para os estados e municípios com o novo Fundeb, do qual a candidata Fátima Bezerra foi relatora. O Fundeb é a política de financiamento para que a União coloque mais recursos na Educação. Nós teremos um Fundeb forte e permanente.

Ampliaremos para 50% o número de escolas estaduais em tempo integral e faremos parcerias com as prefeituras com o objetivo de ampliar o número de creches, para que pais e mães possam trabalhar e e/ou estudar tranquilos, deixando seus filhos em segurança e em atividades voltadas a seu desenvolvimento.

Fortaleceremos o ensino médio com caráter profissionalizante, apoiando a formação dos jovens para sua entrada no mercado de trabalho. Vamos reduzir o analfabetismo e garantir que as escolas tenham a infraestrutura física e pedagógica necessária para acolher crianças e adolescentes com deficiência para que tenham acesso e condições de aprendizagem.

Vamos expandir e fortalecer a UERN (Universidade Estadual do Rio Grande do Norte), para que seja parceira do desenvolvimento de Mossoró e de todo o Rio Grande do Norte.

SAÚDE

O caos vivido na saúde do Rio Grande do Norte tem a ver com má gestão, desperdício de dinheiro e falta de compromisso com a qualidade dos serviços. Vamos mudar isso, reconstruir o SUS e ofecer atendimento digno na saúde, com uma gestão profissionalizada, para evitar desperdício de dinheiro e melhorar o atendimento nos hospitais.

Não vamos aceitar interferências políticas e faremos uma gestão técnica e com valorização dos profissionais da saúde. Isso vai permitir enfrentar com agilidade e eficiência as dificuldades. Vamos fazer a reforma dos hospitais, ampliar onde for preciso e o orçamento permitir, consertar instalações, modernizar e adquirir novos equipamentos de diagnóstico, criar condições dignas de trabalho.

Para desafogar os hospitais, vamos fazer como o governo do Ceará, criando uma rede de policlínicas, com especialidades como ortopedia, cardiologia e saúde da mulher. Uma rede conectada a maternidades, Unidades de Pronto-Atendimento e centros de atenção psicossocial.

Também vamos apoiar a atenção primária, para resolver as doenças quando estão começando. Então, vamos ampliar as equipes de saúde da família, com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e dentistas. E estruturar um plano para zerar as filas de cirurgia, que hoje duram meses.

Finalmente, vamos adotar um sistema de compra de remédios em parceria com os municípios, para baratear o custo para o governo estadual e as prefeituras, além de garantir a entrega rápida do medicamento à população. Ampliar as equipes de saúde da família, com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e dentistas.

SERVIDOR PÚBLICO

O servidor público tem sido muito mal tratado pelas administrações do Rio Grande do Norte, e o Estado não funciona sem o importante trabalho dos servidores públicos. Até pela minha trajetória política de compromisso com os trabalhadores, quero deixar claro que vou fazer um governo que tenha a valorização do serviço público como premissa. Então, o primeiro passo é definir um calendário de regularização dos pagamentos dos salários dos servidores.

O segundo passo é investir na qualificação e capacitação, para que o resultado seja um serviço público de qualidade, eficiente e capaz de oferecer o melhor para a população do nosso Rio Grande do Norte. Nas três áreas de maior preocupação da cidadania, vamos investir na formação inicial e continuada dos servidores da educação, cumprir o piso salarial e o plano de carreira. Também vamos valorizar os profissionais da segurança, com estruturação das carreiras, programa de metas e bonificação e fornecimento regular dos equipamentos de trabalho.

Além disso, a situação a médio prazo indica que podem haver problemas na Previdência e com as aposentadorias, então, vamos precisar agir para realizar uma reforma da Previdência negociada com os trabalhadores e que tenha conexão com a reforma da Previdência em âmbito nacional.

Não abrimos mão de que essa reforma seja resultado do diálogo com os servidores, afinal, serão eles os primeiros afetados. Enfim, vamos fazer uma gestão que valorize o servidor público e tenha a cara da nossa campanha: a representação da mudança e da ampla participação da sociedade.

Tags:

Fátima Bezerra
PT
segurança
saúde
servidor
educação

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO