Terça-Feira, 23 de abril de 2024

Postado às 00h22 | 28 Out 2018 | Propostas de Carlos Eduardo para segurança, saúde, educação e servidor

Crédito da foto: Campanha do PDT Carlos Eduardo tem como vice Kadu Ciarlini

É a segunda vez que Carlos Eduardo, do PDT, disputa o cargo de governador do Rio Grande do Norte. A primeira foi em 2010, quando o eleitor escolheu Rosalba Ciarlini para governar o Estado. O seu candidato a vice-governador é Kadu Ciarlini, do Progressista.

Carlos Eduardo se elegeu deputado estadual pelo PMDB em 1986 e ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa por quatro legislaturas. Em 2000, ele foi eleito vice-prefeito de Natal na chapa encabeçada por Wilma de Faria e em 2002 assumiu a Prefeitura de Natal com a renúncia da titular para disputar e vencer o Governo do Estado.

Em 2004, foi reeleito prefeito. Em 2012, foi eleito prefeito novamente. E em 2016, reeleito com 63,42% dos votos válidos. Ele deixou a Prefeitura de Natal em abril deste ano para concorrer ao Governo do RN. Carlos Eduardo definiu o equilíbrio fiscal como uma das prioridades de governo.

Carlos Eduardo é advogado por formação e já ocupou a atividade de publicitário. Ele declarou bens no valor de R$ 3,522 milhões.

No primeiro turno, o candidato do PDT recebeu 525.933 votos (32,45%).

Veja as suas propostas para Segurança Pública, Educação, Saúde e Servidor Público:

SEGURANÇA

Nesta área, implementaremos uma verdadeira política de Estado no RN, com ações integradas voltadas à prevenção e à repressão ao crime, articulando o governo e a sociedade e utilizando o planejamento das Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs) como forma de atuação. Teremos um programa pautado na gestão estratégica e por resultados, a ser implementado de forma transversal e integrada, que será concretizado de forma pactuada com a sociedade, em articulação com o Ministério Público, os Poderes Legislativo e Judiciário, a União e os municípios.

O programa preverá um conjunto de ações de curto, médio e longo prazo, que interrompam o crescimento da violência e que sejam efetivas na sua redução, a fim de devolver o RN ao povo potiguar. Terá como foco políticas voltadas à prevenção ao crime, de forma articulada com as áreas da educação, da saúde, esporte e cultura.

Na segurança pública, especificamente, serão formuladas ações estruturantes e permanentes de prevenção e controle da criminalidade e da insegurança, prevendo-se ações organizadas em áreas estratégicas.

PROPOSTAS

Implantar gestão estratégica e por resultados - com metas e indicadores acompanhados pelo governador.

Promover a reestruturação das polícias e do Corpo de Bombeiros;

Recompor os recursos de custeio e de investimento das polícias e do Corpo de Bombeiros;

Recompor o quadro de pessoal;

Valorizar o profissional da Segurança: adquirir equipamentos, promover a qualificação, a promoção e colocar o salário em dia;

Investir em tecnologia e fortalecimento da investigação.

Criar os Cinturões de segurança - linhas planejadas para reforçar a atuação da Polícia Civil nas áreas de divisa.

Implantar os Grupos de Patrulhamento de Divisa da Polícia Militar para promover o combate à criminalidade na área urbana e rural do RN.

Prevenção e combate ao crime com ações integradas com as demais áreas (como saúde, educação, emprego e renda);

Construir Vilas Militares para fixação dos profissionais da segurança no interior do estado;

Resgatar a sensação de segurança do potiguar.

EDUCAÇÃO:

Na EDUCAÇÃO, como consta no nosso Programa de Governo, destacamos os princípios que pautam nosso compromisso com a educação básica pública, uma política de Estado, um direito humano a ser garantido.

A Educação Básica Pública, na nossa gestão será, efetivamente, uma política estratégica para o desenvolvimento do RN, que será planejada com competência técnica, cautela, apoios financeiros e logísticos a serem negociados com o governo federal e suas instituições de ensino, pesquisa e extensão (UFRN, UFERS, os Institutos Federais, além de instituições de grande envergadura como o Sistemas S, a FIERN entre outros).

A UERN e o Instituto Kennedy de Formação de Professores também terão papel central na implementação da nossa política pública de educação.

PROPOSTAS PARA A EDUCAÇÃO:

Universalizar a qualidade da educação básica estadual;

Tornar a escola um ambiente atrativo ao aluno – atividades complementares;

Aumentar o número de matrículas de educação profissional;

Oferecer cursos e formações com estrutura curricular inovadoras, focadas nas necessidades e interesses dos jovens;

Implementar políticas de acesso à inovação tecnológica e adotar metodologias digitais;

Valorizar o professor: garantia de condições de trabalho aos profissionais e salários em dia;

Implantar, paulatinamente, a educação em tempo integral;

Promover o desenvolvimento acadêmico, científico e tecnológico da UERN;

Implementar ações para o Instituto Kennedy retomar seu protagonismo como Centro e Referência na Formação de Professores.

SAÚDE:

Na SAÚDE, as nossas propostas estão pautadas na interiorização e na ampliação dos serviços públicos do SUS, estruturando os equipamentos que o estado já dispõe, valorizando os profissionais, humanizando o atendimento ao cidadão e garantindo a qualidades no serviço prestado pelo governo do estado.

Como fizemos em Natal, garantindo um serviço de qualidade para os natalenses e, inclusive, moradores região metropolitana e do interior, faremos também no Rio Grande do Norte.

PROPOSTAS PARA A SAÚDE:

Tornar a assistência à saúde mais próxima da residência do usuário;

Reequipar os hospitais regionais;

Apoio os municípios no fortalecimento das ações da atenção básica;

Implantar policlínicas regionais;

Realizar cirurgias eletivas itinerantes com o projeto “Mais saúde menos Fila”

Projeto Mãe Coruja: reduzir a mortalidade materno-infantil, implementando ações de assistência ao parto;

Ampliar o funcionamento dos leitos de UTI;

Implantar unidades coronarianas no interior do estado para otimizar o atendimento ao paciente com Infarto;

Construir o Hospital de Traumas do RN;

Criar política de interiorização dos profissionais de saúde, objetivando a fixação dos profissionais nos municípios distantes e de difícil acesso;

Gestão do trabalho: criar condições de trabalho na área da saúde, de acordo com as necessidades de cada região;

SERVIDOR PÚBLICO

No que se refere aos nossos SERVIDORES PÚBLICOS estaduais, responsáveis por fazer a engrenagem administrativa girar, implementaremos uma série de medidas visando garantir que o salário seja pago em dia, PRIORIDADE NÚMERO UM DO MEU GOVERNO, sem demissão de servidores ativos. O mesmo para os nossos aposentados, que, por muito tempo, deram tudo de si para servir ao povo potiguar.

PROPOSTAS

- Valorização do Servido

Pagar os salários de em dia;

Constituir a mesa de negociação permanente;

Formular e implementar programa de qualidade de vida do servidor;

Diversificar as atividades desenvolvidas pela Escola de Governo com programas de capacitação e qualificação profissional permanentes e de longa duração;

Implementar o Projeto Capacitar, voltado ao servidor público estadual que atua no interior do Rio Grande do Norte;

Qualificar o servidor estadual para o planejamento e a gestão de políticas participativas.

Recuperação da previdência dos servidores estaduais.

Tags:

Carlos Eduardo
saúde
servidor
segurança
educação
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO