Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

Postado às 10h30 | 30 Out 2018 | Coluna César Santos - 30 de outubro

Crédito da foto: Carlos Costa/PMM Prefeita Rosalba Ciarlini

URNAS DERAM RECADO

O grupo político da prefeita Rosalba Ciarlini (PP) saiu menor das urnas. Perdeu nos primeiro e segundo turnos. Não conseguiu renovar o mandato dos deputados Beto Rosado (federal) e Larissa Rosado (estadual) e viu o publicitário Kadu Ciarlini, filho da prefeita, fracassar com Carlos Eduardo (PDT) na disputa pelo Governo do Rio Grande do Norte.

A governadora eleita Fátima Bezerra (PT) ganhou no “canteiro da Rosa” nos dois turnos, com maioria de 9.361 votos e 10.568 votos, respectivamente. A petista sequer se esforçou para sair vitoriosa em Mossoró, tendo visitado a cidade duas ou três vezes em toda a campanha eleitoral. A maioria do eleitor – com o voto – mandou recado para o rosalbismo, deixando claro que não está satisfeita com a atual gestão municipal.

O rosalbismo deve aceitar a voz das urnas e entender o recado dado pelos mossoroenses. Por consequência, iniciar o trabalho de recomposição de sua força política. Para isso, existe um único caminho: enxergar as áreas que não estão funcionando na gestão municipal.

A prefeita Rosalba Ciarlini não precisa de lupa para encontrar a origem da baixa avaliação que o seu governo amarga no momento. As reclamações são intensas e profundas em dois setores vitais: saúde e educação.

A Secretaria de Saúde não tem dado as respostas que o cidadão exige. As demandas estão represadas apesar de um grande volume de recursos que são investidos na área. Basta observar as queixas por falta de bom atendimento nas Unidades Básicas (UBSs) e nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs).

Na Educação o problema é ainda mais grave. O comando da pasta não consegue dialogar com os diretores de escolas e de unidades de ensino. O rótulo de arrogância foi colado na pasta. A própria prefeita detectou o alto grau de descontentamento quando fez visita recente na localidade da Maisa. Rosalba teve que recuar a caminhada diante de cobranças incisivas dos moradores que se sentem desamparados.

A prefeita deve fazer mudanças nessas pastas, de forma profunda, se possível. Deve renovar comandados, modificar peças que ditam o ritmo da máquina administrativa e, principalmente, criar nova mentalidade associada ao novo tempo, se pretende revitalizar o "canteiro da rosa".

O tempo é agora, é já, se quiser se refazer para chegar em 2020 com as condições de disputar as eleições municipais.

O recado das urnas foi duro e direto. Resta assimilar e agir. E entender os novos tempos.

 

FRASE

"Eu decidi ficar com o amor. O ódio é um fardo muito grande para suportar."

MARTIN LUTHER KING – Mais importante líder do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos.

 

Do lado certo

 O deputado Carlos Augusto Maia (PC do B), que ficou na primeira suplência da coligação "Do Lado Certo", aposta que vai continuar na Assembleia Legislativa. Ele conta como certa a convocação do deputado eleito Francisco do PT para a pasta da Educação do governo Fátima Bezerra. Se não for possível, Carlos Augusto espera ser convocado para o primeiro escalão do governo.

 

Confiança

 A Petrobras lançou nesta segunda-feira, 29, uma campanha para divulgar ações anticorrupção. É uma forma de mostrar aos brasileiros que a empresa não admite mais a frouxidão que permitiu o roubo de bilhões de reais. Os filmes foram produzidos no primeiro semestre deste ano, mas a Petrobras precisou esperar o fim do período eleitoral. O título de campanha é "Confiança".

 

Companheiro

 A vitória de Fátima Bezerra (PT) no domingo, 28, reforça o favoritismo de Ezequiel Ferreira (PSDB) ser reeleito presidente da Assembleia Legislativa. A governadora eleita tem compromisso de apoiar o companheiro do 2º turno.

 

Tabu

 Mossoró continua sem eleger um vice-governador. A tentativa de Kadu Ciarlini (PP) nas eleições deste ano, foi antecedida de outros dois fracassos: em 2002, com Carlos Augusto, pai de Kadu, e Laíre Rosado, candidatos a vice de Fernando Bezerra e Fernando Freire. Naquele ano venceu a chapa Wilma de Faria/Antônio Jácome.

 

"Azarão"

 O deputado Tomba Faria (PSDB) faz trabalho de formiguinha em busca da presidência da Assembleia Legislativa. Ele virou "azarão" com a eleição de Fátima Bezerra, que prefere Ezequiel.

 

Mapa do voto

 O presidente eleitor Jair Bolsonaro (PSL) venceu em 15 estados e no Distrito Federal. O oponente Fernando Haddad (PT) venceu nos 9 estados nordestino e mais no Pará e no Tocantins. A maior vitória de Bolsonaro foi no Acre (77,22%) e de Haddad no Piauí (77,05%).

 

 É NOTÍCIA

1 - A Arte da Terra completa hoje 14 anos. Foi inaugurada no último ano da terceira gestão da prefeita Rosalba Ciarlini, para valorizar os artesãos e artistas de Mossoró. Ponto turístico da cidade.

2 - Dos mais de 147 milhões de eleitores brasileiros, 31,3 milhões não foram votar no pleito de domingo, 28. Isso significa que um a cada cinco brasileiros deixou de votar. A abstenção de 21% é recorde desde as eleições diretas - pós redemocratização.

3 - No Rio Grande do Norte, 430.383 eleitores deixaram de votar para governador e presidente da República. A abstenção foi de 18,14%. O Estado tem mais de 2,3 milhões de eleitores.

4 - Começa hoje a 14ª edição da Feira do Livro de Mossoró, em área do Partage Shopping. Escritores e expositores do RN e de outros estados estarão na feira que se estenderá até sexta-feira, 2.

5 - Véspera de abertura da Feira do Livro de Mossoró, uma notícia desalentadora: a Livraria Saraiva encerrou suas atividades na cidade, sufocada por grave crise financeira.

Tags:

César Santos
JORNAL DE FATO
Rosalba Ciarlini
prefeita
Mossoró
eleições

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO