Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 09h15 | 31 Out 2018 | Coluna César Santos - 31 de outubro

Crédito da foto: Reprodução Deputada eleita Isolda Dantas terá apoio de Fátima Bezerra para disputar prefeitura

2020 NÃO ESTÁ TÃO LONGE

Ainda é cedo para fazer conjectura sobre as eleições de 2020 em Mossoró. No entanto, é possível criar um cenário, de momento, que poderá ser – ou não – confirmado mais à frente. Vale ressaltar, por via de regra, que uma eleição puxa outra sem, contudo, antecipar o que será construído sob a forma político-eleitoral nos dois anos que separam o eleitor das urnas municipais.

Do resultado do pleito de 2018, fato concreto, é possível extrair três pontos importantes:

1 – O PT foi o maior vencedor em Mossoró. Elegeu a vereadora Isolda Dantas à Assembleia Legislativa e deu votação expressiva à governadora eleita Fátima Bezerra, que ganhou os dois turnos na cidade, superando a chapa que tinha o filho da prefeita Rosalba Ciarlini (PP), o jovem publicitário Kadu, como candidato a vice-governador.

O PT saiu grande. Logo, não abrirá mão de disputar a Prefeitura de Mossoró. Sabe que não será apenas coadjuvante, como aconteceu em todas as vezes em que teve candidatura própria. O partido ganhou musculatura e consolidou Isolda como a nova bandeira do PT mossoroense.

O partido passa a ser o condutor da oposição ao governo municipal, podendo atrair, para somar, o Solidariedade, que também saiu fortalecido das urnas com a eleição de Alysson Bezerra, uma novidade que emergiu de segmentos sociais. Soma-se aí a força do Governo Estadual, que será ocupado pelo PT a partir de 2018.

2 – O segmento empresarial que ensaiou entrar para a política com Tião da Prest (PR) e Jorge do Rosário (PR) foi mandado de volta para o seu lugar. Os eleitores disseram “não”. Tião, vice na chapa do governador Robinson Faria, recebeu menos de 9 mil votos em Mossoró, enquanto Jorge, apesar dos 12.017 votos na cidade, foi apenas o 29º colocado na disputa para deputado estadual.

A derrota de Tião/Jorge tira da dupla o comando da oposição municipal, que passa para as mãos do PT. Eles teriam que construir uma terceira via, algo improvável nesse momento.

3 – O grupo da prefeita Rosalba Ciarlini foi o maior derrotado nas eleições de 2018. Perdeu com os deputados Beto (PP) e Larissa Rosado (PSDB) e não conseguiu eleger Kadu vice-governador. No entanto, o rosalbismo tem ponto definido, que é o governo, e que a partir dele tentará se recuperar para chegar inteiro em 2020.

Pois bem.

Baseado nesses três pontos e trazendo para hoje a sucessão municipal de 2020, diria que o pleito seria disputado pela prefeita Rosalba e pela deputada Isolda.

 

FRASE

"Caso efetivado o convite, será objeto de ponderada discussão e reflexão."

SÉRGIO MORO – Sobre o desejo do presidente eleito Jair Bolsonaro em tê-lo no Ministério da Justiça.

 

"FANTASIA"

 A mãe que fantasiou um filho de escravo para festa de halloween em Natal será investigada pelo Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Civil. A prática do racismo é considerado um crime inafiançável e imprescritível. Se a investigação comprovar que houve crime, a mulher pagará na forma da lei. As fotos postadas nas redes sociais, pela própria mãe, provocaram indignação.

 

ELEIÇÃO NO TJRN

 O desembargador João Rebouças, como adiantou a coluna, será aclamado hoje presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Os desembargadores também confirmarão o colega Amaury Moura como corregedor. João Rebouças sucederá o desembargador Expedito Ferreira de Souza. A posse do novo presidente acontecerá no início de janeiro de 2019.

 

VOLTA JÁ

 A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) deve reassumir o cargo no início da próxima semana, após se recuperar de uma colecistectomia (cirurgia de vesícula). A prefeita interina, Nayara Gadelha (PP), já está despachando no Palácio da Resistência.

 

FUTURO LÍDER

 O deputado eleito Francisco do PT descarta a possibilidade de ser secretário de Educação do governo da companheira Fátima Bezerra (PT). Apressou-se para cortar as especulações. Francisco é o nome para liderar a bancada governista na Assembleia Legislativa.

 

OAB PRESENTE

 O advogado Aldo Medeiros faz campanha hoje em Mossoró pela presidência da OAB do RN. Ele encabeça a chapa "Atitude OAB". Nos contatos terá a companhia da advogada Bárbara Paloma, candidata a presidente da subseção local.

 

QUALIFICADO

 "Fico honrado com a lembrança", assim se posicionou o juiz federal Sérgio Moro sobre a menção do seu nome para compor o Ministério da Justiça do governo Jair Bolsonaro. Se houver o convite, afirmou o juiz da Lava Jato, "será objeto de ponderada discussão e reflexão".

 

É NOTÍCIA

1 - A taxa de desemprego ficou em 11,9% no terceiro trimestre deste ano, mesmo assim, os números ainda são absurdos: a população desocupada ficou em 12,5 milhões no país.

2 - Horários de missas no Dia de Finados, 2: Cemitério São Sebastião, às 5h30 e às 16h30; Capela de Santa Teresinha, às 6h e às 9h; Cemitério Novo, às 8h e às 17h. Missa na Imaculada Conceição às 19h. A Missa de Finados, às 16h30, com o bispo dom Mariano Manzana.

3 - O preço da gasolina fica mais barato 6,2% a partir desta quarta-feira, 31. No mês, a gasolina teve uma queda de preço acumulada de 15,96%. É aguardar a resposta — positiva — nas bombas.

4 - Outubro está terminando hoje e nenhum aceno do Governo do Estado quanto ao pagamento da folha salarial do mês. Muito menos sobre os meses de novembro, dezembro e o 13º salário.

5 - A Gondim & Garcia vai lançar o segundo lote de venda para a tradicional festa de 12 de dezembro, véspera do Dia de Santa Luzia. Neste ano, tem Marília Mendonça e Zé Neto e Cristiano.

Tags:

Mossoró
eleições
sucessão
Rosalba Ciarlini
Isolda Dantas
Tião da Prest
Jorge Rosário

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO